Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidor, Gabriel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fogliatto, Flavio Sanson, Ten Caten, Carla Schwengber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140080
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.
id UFRGS-2_be4e9998c0e9675f91f4c49ee5b57770
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140080
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vidor, GabrielFogliatto, Flavio SansonTen Caten, Carla Schwengber2016-05-04T02:06:53Z20131414-4077http://hdl.handle.net/10183/140080000921432Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.This paper presents a method to evaluate graduate programs in Higher Education Institutions (HEIs). The method aims at identifying criteria that inhibit and promote the quality of graduate programs. Significant criteria in both cases are indentified through a Factor Analysis. In a second step such criteria are converted into actions addressing the demands identified. The method is illustrated through a case study. We eventually conclude for the efficiency of Factor Analysis as technique to support the decision making processes in HEIs.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 1 (mar. 2013), p. 181-199Ensino superiorGestão da educaçãoInstituições de ensino superiorAvaliação da educaçãoPós-GraduaçãoQualidade do ensinoAnálise fatorialHigher education managementEvaluation instrumentsFactor analysisConstrução de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921432.pdf000921432.pdfTexto completoapplication/pdf2581565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/1/000921432.pdfc9b69a5a645c703594f2bf64b8db9c66MD51TEXT000921432.pdf.txt000921432.pdf.txtExtracted Texttext/plain40920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/2/000921432.pdf.txtf233e3f4ac47c6c565b6ee09519b532bMD52THUMBNAIL000921432.pdf.jpg000921432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/3/000921432.pdf.jpg15edaa6ece8f71b3150090427b333838MD5310183/1400802023-04-12 03:24:07.940609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-12T06:24:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
title Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
spellingShingle Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
Vidor, Gabriel
Ensino superior
Gestão da educação
Instituições de ensino superior
Avaliação da educação
Pós-Graduação
Qualidade do ensino
Análise fatorial
Higher education management
Evaluation instruments
Factor analysis
title_short Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
title_full Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
title_fullStr Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
title_full_unstemmed Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
title_sort Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
author Vidor, Gabriel
author_facet Vidor, Gabriel
Fogliatto, Flavio Sanson
Ten Caten, Carla Schwengber
author_role author
author2 Fogliatto, Flavio Sanson
Ten Caten, Carla Schwengber
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidor, Gabriel
Fogliatto, Flavio Sanson
Ten Caten, Carla Schwengber
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Gestão da educação
Instituições de ensino superior
Avaliação da educação
Pós-Graduação
Qualidade do ensino
Análise fatorial
topic Ensino superior
Gestão da educação
Instituições de ensino superior
Avaliação da educação
Pós-Graduação
Qualidade do ensino
Análise fatorial
Higher education management
Evaluation instruments
Factor analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education management
Evaluation instruments
Factor analysis
description Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:06:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140080
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921432
identifier_str_mv 1414-4077
000921432
url http://hdl.handle.net/10183/140080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 1 (mar. 2013), p. 181-199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/1/000921432.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/2/000921432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/3/000921432.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9b69a5a645c703594f2bf64b8db9c66
f233e3f4ac47c6c565b6ee09519b532b
15edaa6ece8f71b3150090427b333838
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224896851738624