Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140080 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES. |
id |
UFRGS-2_be4e9998c0e9675f91f4c49ee5b57770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140080 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vidor, GabrielFogliatto, Flavio SansonTen Caten, Carla Schwengber2016-05-04T02:06:53Z20131414-4077http://hdl.handle.net/10183/140080000921432Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.This paper presents a method to evaluate graduate programs in Higher Education Institutions (HEIs). The method aims at identifying criteria that inhibit and promote the quality of graduate programs. Significant criteria in both cases are indentified through a Factor Analysis. In a second step such criteria are converted into actions addressing the demands identified. The method is illustrated through a case study. We eventually conclude for the efficiency of Factor Analysis as technique to support the decision making processes in HEIs.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 1 (mar. 2013), p. 181-199Ensino superiorGestão da educaçãoInstituições de ensino superiorAvaliação da educaçãoPós-GraduaçãoQualidade do ensinoAnálise fatorialHigher education managementEvaluation instrumentsFactor analysisConstrução de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921432.pdf000921432.pdfTexto completoapplication/pdf2581565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/1/000921432.pdfc9b69a5a645c703594f2bf64b8db9c66MD51TEXT000921432.pdf.txt000921432.pdf.txtExtracted Texttext/plain40920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/2/000921432.pdf.txtf233e3f4ac47c6c565b6ee09519b532bMD52THUMBNAIL000921432.pdf.jpg000921432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/3/000921432.pdf.jpg15edaa6ece8f71b3150090427b333838MD5310183/1400802023-04-12 03:24:07.940609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-12T06:24:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
title |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
spellingShingle |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação Vidor, Gabriel Ensino superior Gestão da educação Instituições de ensino superior Avaliação da educação Pós-Graduação Qualidade do ensino Análise fatorial Higher education management Evaluation instruments Factor analysis |
title_short |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
title_full |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
title_fullStr |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
title_sort |
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação |
author |
Vidor, Gabriel |
author_facet |
Vidor, Gabriel Fogliatto, Flavio Sanson Ten Caten, Carla Schwengber |
author_role |
author |
author2 |
Fogliatto, Flavio Sanson Ten Caten, Carla Schwengber |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidor, Gabriel Fogliatto, Flavio Sanson Ten Caten, Carla Schwengber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Gestão da educação Instituições de ensino superior Avaliação da educação Pós-Graduação Qualidade do ensino Análise fatorial |
topic |
Ensino superior Gestão da educação Instituições de ensino superior Avaliação da educação Pós-Graduação Qualidade do ensino Análise fatorial Higher education management Evaluation instruments Factor analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education management Evaluation instruments Factor analysis |
description |
Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:06:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140080 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-4077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921432 |
identifier_str_mv |
1414-4077 000921432 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 1 (mar. 2013), p. 181-199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/1/000921432.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/2/000921432.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140080/3/000921432.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9b69a5a645c703594f2bf64b8db9c66 f233e3f4ac47c6c565b6ee09519b532b 15edaa6ece8f71b3150090427b333838 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224896851738624 |