A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morsch, Martina Pilau
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67638
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar como se dá a construção da representação do argentino na publicidade brasileira a partir do estudo da interação entre as nações do Brasil e da Argentina. Para entender esta questão, é necessário discorrer sobre os conceitos que permitem perceber os discursos que permeiam a relação entre os dois países, tais como cultura, identidade nacional, mito, alteridade e etnocentrismo. Para complementar a pesquisa, há a análise do filme publicitário ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas, cuja desconstrução é imaginada segundo a finalidade de melhor identificar a rivalidade. Por esta, razão as perspectivas abordadas são: a estratégia utilizada pelo filme, o conflito apresentado, a construção das personagens, o diálogo travado, e o produto como um componente dramático. Desta forma, pode-se perceber como o produto é promovido a partir da representação do antagônico argentino.
id UFRGS-2_be74b76f1839ca4be82252df157c2754
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67638
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morsch, Martina PilauKowarick, Adriana Coelho Borges2013-03-14T01:39:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/67638000871701O objetivo deste trabalho é identificar como se dá a construção da representação do argentino na publicidade brasileira a partir do estudo da interação entre as nações do Brasil e da Argentina. Para entender esta questão, é necessário discorrer sobre os conceitos que permitem perceber os discursos que permeiam a relação entre os dois países, tais como cultura, identidade nacional, mito, alteridade e etnocentrismo. Para complementar a pesquisa, há a análise do filme publicitário ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas, cuja desconstrução é imaginada segundo a finalidade de melhor identificar a rivalidade. Por esta, razão as perspectivas abordadas são: a estratégia utilizada pelo filme, o conflito apresentado, a construção das personagens, o diálogo travado, e o produto como um componente dramático. Desta forma, pode-se perceber como o produto é promovido a partir da representação do antagônico argentino.application/pdfporIdentidade nacionalBrasilArgentinaArgentino Engraçado (Filme publicitário)A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871701.pdf000871701.pdfTexto completoapplication/pdf1151706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/1/000871701.pdf2363b115399ea273f4e8285f45191457MD51TEXT000871701.pdf.txt000871701.pdf.txtExtracted Texttext/plain168537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/2/000871701.pdf.txt2bce2bb8e8a826b1328d3a2f61d7b646MD52THUMBNAIL000871701.pdf.jpg000871701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/3/000871701.pdf.jpge824a2252a69d145848177a203b7eb34MD5310183/676382018-10-05 08:05:13.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67638Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:05:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
title A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
spellingShingle A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
Morsch, Martina Pilau
Identidade nacional
Brasil
Argentina
Argentino Engraçado (Filme publicitário)
title_short A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
title_full A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
title_fullStr A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
title_full_unstemmed A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
title_sort A representação do argentino na publicidade brasileira : análise do filme ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas
author Morsch, Martina Pilau
author_facet Morsch, Martina Pilau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morsch, Martina Pilau
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade nacional
Brasil
Argentina
Argentino Engraçado (Filme publicitário)
topic Identidade nacional
Brasil
Argentina
Argentino Engraçado (Filme publicitário)
description O objetivo deste trabalho é identificar como se dá a construção da representação do argentino na publicidade brasileira a partir do estudo da interação entre as nações do Brasil e da Argentina. Para entender esta questão, é necessário discorrer sobre os conceitos que permitem perceber os discursos que permeiam a relação entre os dois países, tais como cultura, identidade nacional, mito, alteridade e etnocentrismo. Para complementar a pesquisa, há a análise do filme publicitário ‘Argentino Engraçado’ da marca Havaianas, cuja desconstrução é imaginada segundo a finalidade de melhor identificar a rivalidade. Por esta, razão as perspectivas abordadas são: a estratégia utilizada pelo filme, o conflito apresentado, a construção das personagens, o diálogo travado, e o produto como um componente dramático. Desta forma, pode-se perceber como o produto é promovido a partir da representação do antagônico argentino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-14T01:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67638
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871701
url http://hdl.handle.net/10183/67638
identifier_str_mv 000871701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/1/000871701.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/2/000871701.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67638/3/000871701.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2363b115399ea273f4e8285f45191457
2bce2bb8e8a826b1328d3a2f61d7b646
e824a2252a69d145848177a203b7eb34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224440633098240