Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Dorvalino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103318
Resumo: Este trabalho trata da organização social do povo indígena Coroados/RS (kanhgág), sua história, sua educação, a escola indígena, a proposta pedagógica diferenciada, os profissionais, o bilinguismo, a inclusão e a interculturalidade. Tem como objetivos discutir a educação oral indígena para um bom equilíbrio no ciclo de sua vida e a ligação desta com a educação escolar, para um registro das práticas de oralidade e a relação com a escrita na língua originária. O estudo é feito a partir da vivência na comunidade e da experiência como professor e liderança kanhgág, bem como da trajetória de estudante até à universidade. Também foram ouvidas pessoas mais velhas (Ti Si Ag) e os pajés (Kujá), valorizando seus conhecimentos e suas sabedorias. O estudo conclui que no início a escola prejudicou o povo kanhgág como, por exemplo, ao impor a língua nacional. Mas aos poucos o povo está se apropriando da política e começa a usar a escola para seu benefício: alfabetizando na língua materna, valorizando e praticando a oralidade bem como seu registro escrito, professores atuando com protagonismo, escolas sendo legalizadas e mudando seus nomes para outros com significado indígena. Complementa o trabalho escrito um CD, contendo o depoimento do autor, que relata sua trajetória de estudante e de professor, descreve a escola indígena diferenciada e aponta possibilidades para a educação indígena. Esta é uma forma de valorizar a oralidade na produção e transmissão de conhecimentos como expressão kanhgág.
id UFRGS-2_bef6694068ccb3e029deb1bb865fc66f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, DorvalinoBergamaschi, Maria Aparecida2014-09-17T02:11:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/103318000936694Este trabalho trata da organização social do povo indígena Coroados/RS (kanhgág), sua história, sua educação, a escola indígena, a proposta pedagógica diferenciada, os profissionais, o bilinguismo, a inclusão e a interculturalidade. Tem como objetivos discutir a educação oral indígena para um bom equilíbrio no ciclo de sua vida e a ligação desta com a educação escolar, para um registro das práticas de oralidade e a relação com a escrita na língua originária. O estudo é feito a partir da vivência na comunidade e da experiência como professor e liderança kanhgág, bem como da trajetória de estudante até à universidade. Também foram ouvidas pessoas mais velhas (Ti Si Ag) e os pajés (Kujá), valorizando seus conhecimentos e suas sabedorias. O estudo conclui que no início a escola prejudicou o povo kanhgág como, por exemplo, ao impor a língua nacional. Mas aos poucos o povo está se apropriando da política e começa a usar a escola para seu benefício: alfabetizando na língua materna, valorizando e praticando a oralidade bem como seu registro escrito, professores atuando com protagonismo, escolas sendo legalizadas e mudando seus nomes para outros com significado indígena. Complementa o trabalho escrito um CD, contendo o depoimento do autor, que relata sua trajetória de estudante e de professor, descreve a escola indígena diferenciada e aponta possibilidades para a educação indígena. Esta é uma forma de valorizar a oralidade na produção e transmissão de conhecimentos como expressão kanhgág.application/pdfporLinguagem oralEducação indígenaEducação bilíngueAprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgáginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936694.pdf000936694.pdfTexto completoapplication/pdf1586685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/1/000936694.pdf3ac483eb14a6d34a0a1dc8e81652822cMD51TEXT000936694.pdf.txt000936694.pdf.txtExtracted Texttext/plain52462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/2/000936694.pdf.txteddcbd1a630ba22bc478f1243be18715MD52THUMBNAIL000936694.pdf.jpg000936694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/3/000936694.pdf.jpg15753a4f4d57f3612df6008ae9d6780eMD5310183/1033182022-09-18 04:48:24.693036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
title Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
spellingShingle Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
Cardoso, Dorvalino
Linguagem oral
Educação indígena
Educação bilíngue
title_short Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
title_full Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
title_fullStr Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
title_full_unstemmed Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
title_sort Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág
author Cardoso, Dorvalino
author_facet Cardoso, Dorvalino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Dorvalino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
contributor_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
Educação indígena
Educação bilíngue
topic Linguagem oral
Educação indígena
Educação bilíngue
description Este trabalho trata da organização social do povo indígena Coroados/RS (kanhgág), sua história, sua educação, a escola indígena, a proposta pedagógica diferenciada, os profissionais, o bilinguismo, a inclusão e a interculturalidade. Tem como objetivos discutir a educação oral indígena para um bom equilíbrio no ciclo de sua vida e a ligação desta com a educação escolar, para um registro das práticas de oralidade e a relação com a escrita na língua originária. O estudo é feito a partir da vivência na comunidade e da experiência como professor e liderança kanhgág, bem como da trajetória de estudante até à universidade. Também foram ouvidas pessoas mais velhas (Ti Si Ag) e os pajés (Kujá), valorizando seus conhecimentos e suas sabedorias. O estudo conclui que no início a escola prejudicou o povo kanhgág como, por exemplo, ao impor a língua nacional. Mas aos poucos o povo está se apropriando da política e começa a usar a escola para seu benefício: alfabetizando na língua materna, valorizando e praticando a oralidade bem como seu registro escrito, professores atuando com protagonismo, escolas sendo legalizadas e mudando seus nomes para outros com significado indígena. Complementa o trabalho escrito um CD, contendo o depoimento do autor, que relata sua trajetória de estudante e de professor, descreve a escola indígena diferenciada e aponta possibilidades para a educação indígena. Esta é uma forma de valorizar a oralidade na produção e transmissão de conhecimentos como expressão kanhgág.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103318
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936694
url http://hdl.handle.net/10183/103318
identifier_str_mv 000936694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/1/000936694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/2/000936694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103318/3/000936694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ac483eb14a6d34a0a1dc8e81652822c
eddcbd1a630ba22bc478f1243be18715
15753a4f4d57f3612df6008ae9d6780e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472592646144