As semioses do trailer da publicidade à experiência estética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164871 |
Resumo: | O artigo As semioses do trailer da publicidade à experiência estética objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade, para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo – em relação ao filme que enuncia. |
id |
UFRGS-2_bf2b755adecdb792de7fa7d11310171d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164871 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Alexandre Rocha daIuva, Patrícia de Oliveira2017-08-05T02:44:58Z20131415-0549http://hdl.handle.net/10183/164871000912812O artigo As semioses do trailer da publicidade à experiência estética objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade, para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo – em relação ao filme que enuncia.The article Trailer semiosis from advertising to aesthetic experience seeks to deconstruct the usual interpretations that attach trailer to advertising in order to also show the agencies which characterize trailer as a text that reveals contemporary proclivities in the audiovisual experience. In light of deconstruction (Derrida) trailer’s aesthetic and narrative dimensions often left aside before advertising assume central position. Methodologically are analyzed considering the visible and sayable regimes proposed by Michel Foucault. The archive from which such problematization has been constructed contains trailers of Citizen Kane, by Orson Welles, Psycho, by Alfred Hitchcock and A clockwork orange, by Stanley Kubrick. The analysis of this archive allowed to recognize a certain aesthetic autonomy of trailer regarding advertising, but also, and above all, regarding to the film which it enunciates.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2013); p. 310-336PublicidadeTrailer cinematográficoTrailerSemiosisTracesAs semioses do trailer da publicidade à experiência estéticaTrailer semiosis from advertising to aesthetic experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912812.pdf000912812.pdfTexto completoapplication/pdf486160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/1/000912812.pdf5f82b130980df1e12fdf567839993558MD51TEXT000912812.pdf.txt000912812.pdf.txtExtracted Texttext/plain58108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/2/000912812.pdf.txt3339d2039ad6870f0a98983ec21bbb7fMD52THUMBNAIL000912812.pdf.jpg000912812.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/3/000912812.pdf.jpgc984e7b6399cc26418ad6cfac4fbe50aMD5310183/1648712018-10-19 10:22:49.168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:22:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Trailer semiosis from advertising to aesthetic experience |
title |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
spellingShingle |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética Silva, Alexandre Rocha da Publicidade Trailer cinematográfico Trailer Semiosis Traces |
title_short |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
title_full |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
title_fullStr |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
title_full_unstemmed |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
title_sort |
As semioses do trailer da publicidade à experiência estética |
author |
Silva, Alexandre Rocha da |
author_facet |
Silva, Alexandre Rocha da Iuva, Patrícia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Iuva, Patrícia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Rocha da Iuva, Patrícia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Trailer cinematográfico |
topic |
Publicidade Trailer cinematográfico Trailer Semiosis Traces |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trailer Semiosis Traces |
description |
O artigo As semioses do trailer da publicidade à experiência estética objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade, para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo – em relação ao filme que enuncia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-05T02:44:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164871 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-0549 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912812 |
identifier_str_mv |
1415-0549 000912812 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2013); p. 310-336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/1/000912812.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/2/000912812.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164871/3/000912812.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f82b130980df1e12fdf567839993558 3339d2039ad6870f0a98983ec21bbb7f c984e7b6399cc26418ad6cfac4fbe50a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224924800483328 |