Pedagogias culturais e produção de subjetividades docentes no Concurso “Orgulho de ser professor”, da Revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252078 |
Resumo: | Sob o prisma das Pedagogias Culturais, que parte do pressuposto de que somos educados não somente pelos espaços formais de ensino, mas também pela cultura, o recorte deste trabalho é composto pelas imagens veiculadas em 12 capas da revista Nova Escola, edições publicadas no ano de 2011. Buscou-se realizar conexões com a Pedagogia do Feminino a partir do seguinte questionamento: Como é representada a docência nas narrativas sobre o Concurso Orgulho de Ser Professora, na Revista Nova Escola? Realizo a leitura crítica de imagens e faço análise sobre a naturalização da docência como algo intrínseco ao feminino. Os resultados mostraram que esse artefato atua como pedagogia cultural na medida em que, através da representação das imagens dos docentes, mostra sua influência pelos ideais de mulher. Este propaga normas sociais sobre o que é ser um professor orgulhoso de sua profissão, as mesmas que são exaltadas pela sociedade. Entretanto, surgem rupturas ao instituído, à verdade, à naturalidade, através das poucas capas da Revista Nova Escola em que aparecem professores homens. Pensar diferente e construir novos significados foi um dos convites feitos neste estudo, no qual busquei indicar que não existem compreensões definitivas sobre um tema como este. |
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Myron, Sara SantosMutz, Andresa Silva da Costa2022-12-01T04:51:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/252078001154148Sob o prisma das Pedagogias Culturais, que parte do pressuposto de que somos educados não somente pelos espaços formais de ensino, mas também pela cultura, o recorte deste trabalho é composto pelas imagens veiculadas em 12 capas da revista Nova Escola, edições publicadas no ano de 2011. Buscou-se realizar conexões com a Pedagogia do Feminino a partir do seguinte questionamento: Como é representada a docência nas narrativas sobre o Concurso Orgulho de Ser Professora, na Revista Nova Escola? Realizo a leitura crítica de imagens e faço análise sobre a naturalização da docência como algo intrínseco ao feminino. Os resultados mostraram que esse artefato atua como pedagogia cultural na medida em que, através da representação das imagens dos docentes, mostra sua influência pelos ideais de mulher. Este propaga normas sociais sobre o que é ser um professor orgulhoso de sua profissão, as mesmas que são exaltadas pela sociedade. Entretanto, surgem rupturas ao instituído, à verdade, à naturalidade, através das poucas capas da Revista Nova Escola em que aparecem professores homens. Pensar diferente e construir novos significados foi um dos convites feitos neste estudo, no qual busquei indicar que não existem compreensões definitivas sobre um tema como este.From the Cultural Pedagogies’ perspective, it’s understood that we are educated not only by formal education spaces, but also by culture. Formed by the analysis of 12 Nova Escola magazine’s cover published in 2011, this paper aimed to connect it with the feminine pedagogy by questioning how decency is represented in narratives about Revista Nova Escola’s “Orgulho de Ser Professora” contest. With a critical view, it’s analyzed the naturalization of teaching as an intrinsic feminine subject. The results show that is artifact act as cultural pedagogy in which educator’s image are influenced by women’s expectations and propagations social norms about being a proud teacher. Although there are some breaking with the established, this research indicates that there are no definitive conclusions about a theme like this one.application/pdfporNova Escola (Revista)Pedagogia culturalProfessorCultural pedagogiesNova Escola MagazineFeminine pedagogyPedagogias culturais e produção de subjetividades docentes no Concurso “Orgulho de ser professor”, da Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154148.pdf.txt001154148.pdf.txtExtracted Texttext/plain85643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252078/2/001154148.pdf.txt759a64e753ebdbc4e709f969c4a0400dMD52ORIGINAL001154148.pdfTexto completoapplication/pdf1503141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252078/1/001154148.pdf85ccade748f099416743d9e4f9d0811eMD5110183/2520782022-12-02 05:52:43.124703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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