Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Viviana Bettanin dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253656
Resumo: Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aprofundar as narrativas sobre dificuldades de aprendizagem na Revista Nova Escola, partindo do pressuposto de que as pessoas são educadas em instituições formais de ensino, mas também por meio da cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais lições sobre como agir com alunos com dificuldades de aprendizagem a Revista Nova Escola ensina aos leitores? Trata-se de uma série de reportagens caracterizadas por ensinar os professores e leitores da revista a lidar com situações do aprendizado de cada aluno perante suas dificuldades. Foram selecionadas dez reportagens sobre dificuldades de aprendizagem para serem analisadas no site da Revista Nova Escola. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados indicam o protagonismo do professor diante de casos nos quais estudantes apresentam dificuldades para aprender. A Nova Escola atua como uma Pedagogia Cultural e ensina a seus leitores essa importante lição. Amparada em Viviane Castro Camozzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte de Andrade e Dóris Anita Freire Costa, evidenciam-se os efeitos das lições aprendidas culturalmente sobre as relações de ensino e de aprendizagem, uma vez que elas minimizam ou silenciam os demais envolvidos no processo e igualmente responsáveis pelo sucesso dos estudantes como o Estado, por exemplo, que deveria garantir condições de inclusão para tais estudantes e recursos para os docentes qualificarem a mediação que realizam em sala de aula.
id UFRGS-2_56abe2b9336391dc56d4b4e1b9bee328
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253656
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Viviana Bettanin dosMutz, Andresa Silva da Costa2023-01-13T05:04:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/253656001159787Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aprofundar as narrativas sobre dificuldades de aprendizagem na Revista Nova Escola, partindo do pressuposto de que as pessoas são educadas em instituições formais de ensino, mas também por meio da cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais lições sobre como agir com alunos com dificuldades de aprendizagem a Revista Nova Escola ensina aos leitores? Trata-se de uma série de reportagens caracterizadas por ensinar os professores e leitores da revista a lidar com situações do aprendizado de cada aluno perante suas dificuldades. Foram selecionadas dez reportagens sobre dificuldades de aprendizagem para serem analisadas no site da Revista Nova Escola. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados indicam o protagonismo do professor diante de casos nos quais estudantes apresentam dificuldades para aprender. A Nova Escola atua como uma Pedagogia Cultural e ensina a seus leitores essa importante lição. Amparada em Viviane Castro Camozzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte de Andrade e Dóris Anita Freire Costa, evidenciam-se os efeitos das lições aprendidas culturalmente sobre as relações de ensino e de aprendizagem, uma vez que elas minimizam ou silenciam os demais envolvidos no processo e igualmente responsáveis pelo sucesso dos estudantes como o Estado, por exemplo, que deveria garantir condições de inclusão para tais estudantes e recursos para os docentes qualificarem a mediação que realizam em sala de aula.This research stems from the construction of the Pedagogy Course Completion Work, whose intention was to deepen the narratives about learning difficulties in Nova Escola Magazine, based on the assumption that people are educated in formal educational institutions, but also through culture. Because of this reason, the research problem is: what lessons about how to act with the disabled students are taught to the readers by the Nova Escola Magazine? It is about a series of reports characterized by teaching the teacher and the magazine’s reading how to deal with learning situations of each student, according to their own difficulties It was selected ten reports about difficulties in learning so as to be analyzed in the magazine’s website. The research is characterized as an exploratory and quantitative one. The mapped results point out the teachers’ protagonism in case students show difficulty to learn. The magazine acts like a Cultural Pedagogy and teaches its readers this important lesson. Supported in Viviane Castro Camizzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte e André e Doris Anita Ferreira Costa, it’s evident the effects learned by the culture learning relations, once they minimize or silence the other engaged in the process and also are responsible for the students success as the State, for example, which should guarantee inclusion conditions to the students who need it and all sources to improve our performance in the classroom.application/pdfporNova Escola (Revista)Pedagogia culturalDificuldades de aprendizagemCultural pedagogyNova Escola MagazineDifficulties in learningLições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159787.pdf.txt001159787.pdf.txtExtracted Texttext/plain83732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253656/2/001159787.pdf.txtdbaf93f37fa0bbd24f023f1d18d0d798MD52ORIGINAL001159787.pdfTexto completoapplication/pdf609177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253656/1/001159787.pdfbe3c8562ffbc964476c4ffc1d5977a4bMD5110183/2536562023-01-14 06:14:59.970164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253656Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
title Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
spellingShingle Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
Santos, Viviana Bettanin dos
Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Dificuldades de aprendizagem
Cultural pedagogy
Nova Escola Magazine
Difficulties in learning
title_short Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
title_full Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
title_fullStr Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
title_full_unstemmed Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
title_sort Lições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escola
author Santos, Viviana Bettanin dos
author_facet Santos, Viviana Bettanin dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Viviana Bettanin dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
contributor_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Dificuldades de aprendizagem
topic Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Dificuldades de aprendizagem
Cultural pedagogy
Nova Escola Magazine
Difficulties in learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural pedagogy
Nova Escola Magazine
Difficulties in learning
description Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aprofundar as narrativas sobre dificuldades de aprendizagem na Revista Nova Escola, partindo do pressuposto de que as pessoas são educadas em instituições formais de ensino, mas também por meio da cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais lições sobre como agir com alunos com dificuldades de aprendizagem a Revista Nova Escola ensina aos leitores? Trata-se de uma série de reportagens caracterizadas por ensinar os professores e leitores da revista a lidar com situações do aprendizado de cada aluno perante suas dificuldades. Foram selecionadas dez reportagens sobre dificuldades de aprendizagem para serem analisadas no site da Revista Nova Escola. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados indicam o protagonismo do professor diante de casos nos quais estudantes apresentam dificuldades para aprender. A Nova Escola atua como uma Pedagogia Cultural e ensina a seus leitores essa importante lição. Amparada em Viviane Castro Camozzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte de Andrade e Dóris Anita Freire Costa, evidenciam-se os efeitos das lições aprendidas culturalmente sobre as relações de ensino e de aprendizagem, uma vez que elas minimizam ou silenciam os demais envolvidos no processo e igualmente responsáveis pelo sucesso dos estudantes como o Estado, por exemplo, que deveria garantir condições de inclusão para tais estudantes e recursos para os docentes qualificarem a mediação que realizam em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-13T05:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253656
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159787
url http://hdl.handle.net/10183/253656
identifier_str_mv 001159787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253656/2/001159787.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253656/1/001159787.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbaf93f37fa0bbd24f023f1d18d0d798
be3c8562ffbc964476c4ffc1d5977a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649202204672