O estímulo à leitura para os bebês: um estudo de caso no Berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Betina Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147260
Resumo: Este trabalho tem como intuito verificar, por meio de um estudo de caso, qual a contribuição dos mediadores para o estímulo à leitura por meio das atividades de mediação no atendimento de bebês do berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Expõe um breve histórico da Creche Francesca Faraco Zacaro. Apresenta como referencial teórico os conceitos de Educação Infantil e da Creche, aspectos do desenvolvimento do bebê, a importância do estímulo à leitura e a mediação, bebetecas, brinquedotecas/ludotecas. Descreve a coleta de dados com cinco entrevistas realizadas entre os sujeitos selecionados. Os dados coletados das entrevistas são apresentados através de um relatório descritivo vinculado ao referencial teórico. Analisa os dados coletados com as entrevistas e os resultados alcançados. Finaliza com as considerações finais sobre o estudo que responde ao problema inferido e aos objetivos geral e específicos estabelecidos. Verifica que a mediação de leitura realizada na Creche estimula o desenvolvimento psicossocial do bebê. Ressalta que há um ambiente adequado para a mediação de leitura na Creche através da Ludoteca. Considera a importância dos materiais pertinentes para serem usados na mediação de leitura e constata que a mediadora possui competência, habilidade e afeto para exercer a função de mediar a leitura com os bebês. Corrobora que os pais desempenham a mediação de leitura no ambiente familiar concluindo que estes aspectos são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento psicossocial do bebê por meio do estímulo à leitura que deveria sempre iniciar no âmbito da família.
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