A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258418 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica. |
id |
UFRGS-2_bf877a45e50e1b4f28bc8586614e819d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258418 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vestfahl, Juliana LisianePassos, Camila GreffRibeiro, Daniel das Chagas de Azevedo2023-05-24T03:26:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/258418001154206Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica.This completion work aims to investigate the contribution of the use of the Problem Solving (PR) methodology to the teaching of Stoichiometry in the context of a post-secondary technical course in Chemistry. The study was developed with 16 1st year students, from the night shift of a state public school in the city of Novo Hamburgo/RS. Data were collected and analyzed qualitatively through records of the researcher's Field Diary, written productions produced by the students, as well as questionnaires answered at the beginning and at the end of the research. The students solved a qualitative and semi-open school problem about the Celobar case. The results indicate that the PR methodology mainly favored the development of conceptual and attitudinal learning. Conceptual, when investigating the concepts and laws that govern stoichiometry, and attitudinal when discussing professional ethics, technical responsibility and aspects related to the work of the professional in the technical area.application/pdfporResolução de problemasEnsino e aprendizagemEstequiometriaProblem solvingTeaching and learning processesStoichiometryCellobarA metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154206.pdf.txt001154206.pdf.txtExtracted Texttext/plain99488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/2/001154206.pdf.txtcef2f79bc7310544c34827348bbf2f53MD52ORIGINAL001154206.pdfTexto completoapplication/pdf961945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/1/001154206.pdf754984b65daefc842595aa543bb96247MD5110183/2584182023-05-25 03:25:48.16868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-25T06:25:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
title |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
spellingShingle |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar Vestfahl, Juliana Lisiane Resolução de problemas Ensino e aprendizagem Estequiometria Problem solving Teaching and learning processes Stoichiometry Cellobar |
title_short |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
title_full |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
title_fullStr |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
title_full_unstemmed |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
title_sort |
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar |
author |
Vestfahl, Juliana Lisiane |
author_facet |
Vestfahl, Juliana Lisiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vestfahl, Juliana Lisiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Ensino e aprendizagem Estequiometria |
topic |
Resolução de problemas Ensino e aprendizagem Estequiometria Problem solving Teaching and learning processes Stoichiometry Cellobar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Teaching and learning processes Stoichiometry Cellobar |
description |
Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-24T03:26:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258418 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154206 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258418 |
identifier_str_mv |
001154206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/2/001154206.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/1/001154206.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cef2f79bc7310544c34827348bbf2f53 754984b65daefc842595aa543bb96247 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224659643924480 |