A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestfahl, Juliana Lisiane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258418
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica.
id UFRGS-2_bf877a45e50e1b4f28bc8586614e819d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258418
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vestfahl, Juliana LisianePassos, Camila GreffRibeiro, Daniel das Chagas de Azevedo2023-05-24T03:26:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/258418001154206Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica.This completion work aims to investigate the contribution of the use of the Problem Solving (PR) methodology to the teaching of Stoichiometry in the context of a post-secondary technical course in Chemistry. The study was developed with 16 1st year students, from the night shift of a state public school in the city of Novo Hamburgo/RS. Data were collected and analyzed qualitatively through records of the researcher's Field Diary, written productions produced by the students, as well as questionnaires answered at the beginning and at the end of the research. The students solved a qualitative and semi-open school problem about the Celobar case. The results indicate that the PR methodology mainly favored the development of conceptual and attitudinal learning. Conceptual, when investigating the concepts and laws that govern stoichiometry, and attitudinal when discussing professional ethics, technical responsibility and aspects related to the work of the professional in the technical area.application/pdfporResolução de problemasEnsino e aprendizagemEstequiometriaProblem solvingTeaching and learning processesStoichiometryCellobarA metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154206.pdf.txt001154206.pdf.txtExtracted Texttext/plain99488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/2/001154206.pdf.txtcef2f79bc7310544c34827348bbf2f53MD52ORIGINAL001154206.pdfTexto completoapplication/pdf961945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/1/001154206.pdf754984b65daefc842595aa543bb96247MD5110183/2584182023-05-25 03:25:48.16868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-25T06:25:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
title A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
spellingShingle A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
Vestfahl, Juliana Lisiane
Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem
Estequiometria
Problem solving
Teaching and learning processes
Stoichiometry
Cellobar
title_short A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
title_full A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
title_fullStr A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
title_full_unstemmed A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
title_sort A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar
author Vestfahl, Juliana Lisiane
author_facet Vestfahl, Juliana Lisiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestfahl, Juliana Lisiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem
Estequiometria
topic Resolução de problemas
Ensino e aprendizagem
Estequiometria
Problem solving
Teaching and learning processes
Stoichiometry
Cellobar
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Teaching and learning processes
Stoichiometry
Cellobar
description Este trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-24T03:26:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258418
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154206
url http://hdl.handle.net/10183/258418
identifier_str_mv 001154206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/2/001154206.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258418/1/001154206.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cef2f79bc7310544c34827348bbf2f53
754984b65daefc842595aa543bb96247
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659643924480