O uso do laboratório virtual para o ensino e aprendizagem de estequiometria nas aulas de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200554 |
Resumo: | As Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão presentes em nosso cotidiano e aos poucos estão sendo inseridas no contexto educacional. Nesta aproximação entre tecnologias e o ensino, os Laboratórios Virtuais com a utilização de softwares educacionais tem importância fundamental como uma ferramenta de auxílio e suporte no ensino de química. O estudante pode simular experiências que possibilitem uma direta interatividade com os assuntos abordados em sala de aula. Considerando a grande dificuldade que muitos alunos encontram na interpretação e resolução de problemas que envolvem cálculos estequiométricos, este projeto teve como objetivo investigar que a utilização de um software na disciplina de química pode enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, muitas vezes carente de aulas práticas, podendo facilitar a compreensão de fenômenos químicos. O estudo foi aplicado em uma turma do 2° ano do ensino médio em uma escola estadual de Porto Alegre e foi seguida uma metodologia de estudo de caso. O software Irydium Chemistry Lab foi utilizado para simulação de uma prática envolvendo o conteúdo de estequiometria visto em aula. Por fim, responderam um questionário de percepção de aprendizagem e satisfação. Após a coleta e análise dos resultados observou-se que o uso do Laboratório Virtual contribui para a motivação do estudo de química, bem como ajudou a relacionar os conceitos estudados em sala de aula com o cotidiano. O estudo também mostrou que os alunos gostariam de utilizar outros laboratórios virtuais na disciplina de química, oportunizando assim novas formas de aprender para além da sala de aula. |
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Mazzali, KarinaNicolete, Priscila Cadorin2019-10-12T03:52:32Z2018http://hdl.handle.net/10183/200554001103999As Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão presentes em nosso cotidiano e aos poucos estão sendo inseridas no contexto educacional. Nesta aproximação entre tecnologias e o ensino, os Laboratórios Virtuais com a utilização de softwares educacionais tem importância fundamental como uma ferramenta de auxílio e suporte no ensino de química. O estudante pode simular experiências que possibilitem uma direta interatividade com os assuntos abordados em sala de aula. Considerando a grande dificuldade que muitos alunos encontram na interpretação e resolução de problemas que envolvem cálculos estequiométricos, este projeto teve como objetivo investigar que a utilização de um software na disciplina de química pode enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, muitas vezes carente de aulas práticas, podendo facilitar a compreensão de fenômenos químicos. O estudo foi aplicado em uma turma do 2° ano do ensino médio em uma escola estadual de Porto Alegre e foi seguida uma metodologia de estudo de caso. O software Irydium Chemistry Lab foi utilizado para simulação de uma prática envolvendo o conteúdo de estequiometria visto em aula. Por fim, responderam um questionário de percepção de aprendizagem e satisfação. Após a coleta e análise dos resultados observou-se que o uso do Laboratório Virtual contribui para a motivação do estudo de química, bem como ajudou a relacionar os conceitos estudados em sala de aula com o cotidiano. O estudo também mostrou que os alunos gostariam de utilizar outros laboratórios virtuais na disciplina de química, oportunizando assim novas formas de aprender para além da sala de aula.The Information and Communication Technologies (TIC') are present in our everyday life, and few are being entered in the educational context. This rapprochement between technology and education, the virtual laboratories with the use of educational software is of fundamental importance as a tool to help and support in the teaching of chemistry. The student can simulate experiences that allow for a direct interaction with the issues addressed in the classroom. Considering the great difficulty which many students are in the interpretation and resolution of problems involving stoichiometric calculations, this project aimed to investigate that the use of a software in the discipline of chemistry can enrich the processes of teaching and learning, often lacking in practical classes, may facilitate the understanding of chemical phenomena. The study was applied to a group of 2° year of secondary education in a state school of Porto Alegre and a case study methodology was followed. The software Irydium Chemistry Lab was used for simulation of a practice involving the contents of stoichiometry seen in classrooms. Finally, answered a questionnaire on perception of learning and satisfaction. After the collection and analysis of the results showed that the use of the Virtual Laboratory contributes to the motivation of the study of chemistry, as well as helped to relate the concepts studied in the classroom with the quotidian. The study also showed that the students would like to use other virtual laboratories in the discipline of chemistry, thus allowing new ways of learning beyond the classroom.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório virtualEnsino e aprendizagemEnsino de quimicaDeaf studentsVideosEducationO uso do laboratório virtual para o ensino e aprendizagem de estequiometria nas aulas de químicaThe use of Virtual Laboratory for the teaching and learning of stoichiometry in chemistry classes info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103999.pdf.txt001103999.pdf.txtExtracted Texttext/plain64639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200554/2/001103999.pdf.txtfa32c1191670868ccf0369c5c88aee40MD52ORIGINAL001103999.pdfTexto completoapplication/pdf2719135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200554/1/001103999.pdf51f22972d656de0a5f46ffb7c725e3b3MD5110183/2005542019-10-13 03:50:14.022523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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