Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de estequiometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sabrina Stefanie dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218101
Resumo: O conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência como professora das três séries do EM, nas redes pública e privada, no estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, é notável a necessidade de recursos didáticos que possam minimizar tais dificuldades, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em Química. Além do mais, materiais produzidos pelos próprios professores são mais eficientes à medida que retratam sua própria realidade escolar, tornando o ensino, de certa forma, personalizado. Este trabalho envolve a criação de um produto educacional, e para isso o recurso audiovisual foi escolhido visto que ele traz elementos muito eficientes no processo de ensino e aprendizagem, como movimento, cores e sons. Atualmente, com o aumento do uso da Internet pelos estudantes e professores, é necessário que os materiais produzidos estejam disponibilizados em ferramentas virtuais, como no YouTube®, por exemplo, de modo que o recurso atenda o maior número possível de estudantes. Em decorrência disso, se pensou na produção de uma “vídeo-lista” que reúne exercícios estequiométricos com níveis crescentes de dificuldade apresentados no formato .pdf, em que cada exercício tem um link que redireciona para a resolução deles e para isso foi criado um canal no YouTube® chamado “SOS Química”. Os vídeos foram gravados a partir de um smartphone e editados em um aplicativo gratuito disponível na Internet. Este trabalho pretende principalmente desenvolver um material de apoio para estudantes e professores, além de servir como inspiração para os docentes criarem seus próprios materiais didáticos, tendo como base a realidade escolar em que estão inseridos.
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