Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samuel Gomes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gutierres, Athany, Battisti, Elisa, Perozzo, Reiner Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218907
Resumo: Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.
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spelling Oliveira, Samuel Gomes deGutierres, AthanyBattisti, ElisaPerozzo, Reiner Vinicius2021-03-16T04:26:14Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/218907001123376Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.This paper investigates the motivations for orthographic inadequacies in the written register of spoken data by university students, based on the pair “inculcar x encucar”. In line with the Evidential Paradigm (GINZBURG, 1989), this pair is analyzed as a “singular datum” in the adopted methodology. Our analysis demonstrates that the mapping between production and perception is affected by phonological processes that apply variably and categorically to Brazilian Portuguese data and by the mapping of phonemes to graphemes in relation to certain lexical items. We suggest activities to Portuguese teachers to explore the relation between orthography and phonology to guarantee the effective participation of students in varied social practices through language.application/pdfporVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [58]-83OrtografiaFonologiaTexto acadêmicoLinguagemLíngua portuguesaBrazilian Portuguese orthographyPhonological processingPhonology and teachingInteração entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aulaThe interplay between phonological processing and principles of alphabetical writing : a case of orthographic inadequacy in the university context and forms of approaching phonology in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123376.pdf.txt001123376.pdf.txtExtracted Texttext/plain73798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/2/001123376.pdf.txt021b86def052ad44b94c47371f14bc9cMD52ORIGINAL001123376.pdfTexto completoapplication/pdf843256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/1/001123376.pdfd42509e67e76dd3e0df93c5ab67dea38MD5110183/2189072023-08-24 03:32:53.017832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:32:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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