Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samuel Gomes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gutierres, Athany, Battisti, Elisa, Perozzo, Reiner Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218907
Resumo: Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.
id UFRGS-2_c033c15e38866955fd8822b62e77b8b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Samuel Gomes deGutierres, AthanyBattisti, ElisaPerozzo, Reiner Vinicius2021-03-16T04:26:14Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/218907001123376Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.This paper investigates the motivations for orthographic inadequacies in the written register of spoken data by university students, based on the pair “inculcar x encucar”. In line with the Evidential Paradigm (GINZBURG, 1989), this pair is analyzed as a “singular datum” in the adopted methodology. Our analysis demonstrates that the mapping between production and perception is affected by phonological processes that apply variably and categorically to Brazilian Portuguese data and by the mapping of phonemes to graphemes in relation to certain lexical items. We suggest activities to Portuguese teachers to explore the relation between orthography and phonology to guarantee the effective participation of students in varied social practices through language.application/pdfporVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [58]-83OrtografiaFonologiaTexto acadêmicoLinguagemLíngua portuguesaBrazilian Portuguese orthographyPhonological processingPhonology and teachingInteração entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aulaThe interplay between phonological processing and principles of alphabetical writing : a case of orthographic inadequacy in the university context and forms of approaching phonology in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123376.pdf.txt001123376.pdf.txtExtracted Texttext/plain73798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/2/001123376.pdf.txt021b86def052ad44b94c47371f14bc9cMD52ORIGINAL001123376.pdfTexto completoapplication/pdf843256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/1/001123376.pdfd42509e67e76dd3e0df93c5ab67dea38MD5110183/2189072023-08-24 03:32:53.017832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:32:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The interplay between phonological processing and principles of alphabetical writing : a case of orthographic inadequacy in the university context and forms of approaching phonology in the classroom
title Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
spellingShingle Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
Oliveira, Samuel Gomes de
Ortografia
Fonologia
Texto acadêmico
Linguagem
Língua portuguesa
Brazilian Portuguese orthography
Phonological processing
Phonology and teaching
title_short Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
title_full Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
title_fullStr Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
title_full_unstemmed Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
title_sort Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
author Oliveira, Samuel Gomes de
author_facet Oliveira, Samuel Gomes de
Gutierres, Athany
Battisti, Elisa
Perozzo, Reiner Vinicius
author_role author
author2 Gutierres, Athany
Battisti, Elisa
Perozzo, Reiner Vinicius
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samuel Gomes de
Gutierres, Athany
Battisti, Elisa
Perozzo, Reiner Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Fonologia
Texto acadêmico
Linguagem
Língua portuguesa
topic Ortografia
Fonologia
Texto acadêmico
Linguagem
Língua portuguesa
Brazilian Portuguese orthography
Phonological processing
Phonology and teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian Portuguese orthography
Phonological processing
Phonology and teaching
description Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-16T04:26:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218907
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123376
identifier_str_mv 1415-2533
001123376
url http://hdl.handle.net/10183/218907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [58]-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/2/001123376.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218907/1/001123376.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 021b86def052ad44b94c47371f14bc9c
d42509e67e76dd3e0df93c5ab67dea38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225011136036864