A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilhão, Aline Moroso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56386
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente.
id UFRGS-2_c03a269420ab1e4dea06fea9fdec345f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guilhão, Aline MorosoDella Libera, Aline Lemos da Cunha2012-10-12T01:35:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/56386000858998O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente.application/pdfporLeituraEducação de jovens e adultosLeitorFormaçãoA leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000858998.pdf.txt000858998.pdf.txtExtracted Texttext/plain87561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/2/000858998.pdf.txt3bfaee1cb2567aaf50caab1b33772ff2MD52ORIGINAL000858998.pdf000858998.pdfTexto completoapplication/pdf5855097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/1/000858998.pdf2bc258eb300600d299c143c35e851aa6MD51THUMBNAIL000858998.pdf.jpg000858998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/3/000858998.pdf.jpg9a1c7ea368c5bde6189d7b8638ae526dMD5310183/563862018-10-16 08:42:13.201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:42:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
title A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
spellingShingle A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
Guilhão, Aline Moroso
Leitura
Educação de jovens e adultos
Leitor
Formação
title_short A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
title_full A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
title_fullStr A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
title_full_unstemmed A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
title_sort A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
author Guilhão, Aline Moroso
author_facet Guilhão, Aline Moroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilhão, Aline Moroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Educação de jovens e adultos
Leitor
Formação
topic Leitura
Educação de jovens e adultos
Leitor
Formação
description O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858998
url http://hdl.handle.net/10183/56386
identifier_str_mv 000858998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/2/000858998.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/1/000858998.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/3/000858998.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bfaee1cb2567aaf50caab1b33772ff2
2bc258eb300600d299c143c35e851aa6
9a1c7ea368c5bde6189d7b8638ae526d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093665333248