A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56386 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente. |
id |
UFRGS-2_c03a269420ab1e4dea06fea9fdec345f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guilhão, Aline MorosoDella Libera, Aline Lemos da Cunha2012-10-12T01:35:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/56386000858998O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente.application/pdfporLeituraEducação de jovens e adultosLeitorFormaçãoA leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000858998.pdf.txt000858998.pdf.txtExtracted Texttext/plain87561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/2/000858998.pdf.txt3bfaee1cb2567aaf50caab1b33772ff2MD52ORIGINAL000858998.pdf000858998.pdfTexto completoapplication/pdf5855097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/1/000858998.pdf2bc258eb300600d299c143c35e851aa6MD51THUMBNAIL000858998.pdf.jpg000858998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/3/000858998.pdf.jpg9a1c7ea368c5bde6189d7b8638ae526dMD5310183/563862018-10-16 08:42:13.201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:42:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
title |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
spellingShingle |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos Guilhão, Aline Moroso Leitura Educação de jovens e adultos Leitor Formação |
title_short |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
title_full |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
title_fullStr |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
title_full_unstemmed |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
title_sort |
A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos |
author |
Guilhão, Aline Moroso |
author_facet |
Guilhão, Aline Moroso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilhão, Aline Moroso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Educação de jovens e adultos Leitor Formação |
topic |
Leitura Educação de jovens e adultos Leitor Formação |
description |
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56386 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858998 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56386 |
identifier_str_mv |
000858998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/2/000858998.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/1/000858998.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56386/3/000858998.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bfaee1cb2567aaf50caab1b33772ff2 2bc258eb300600d299c143c35e851aa6 9a1c7ea368c5bde6189d7b8638ae526d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447093665333248 |