A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino.
id UFCG_d7345878503e7b06806d98708cb067a0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4828
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality.Ensino de sociologia - EJAEducação de jovens e adultos - sociologiaSociologia – livro didáticoTeaching sociology - EJAYouth and adult education - sociologySociology - textbookEste trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino.This work aims to discuss and understand how the teachers of the EJA teaching modality, in the discipline of sociology, uses the textbook. In order to understand the teaching / learning of the students. It was a qualitative research using the following techniques, questionnaire, interviews, participant observations, informal conversations, with the students and teachers. The classes of the teachers of the sociology discipline were analyzed, and a questionnaire was applied with the students of this modality of EJA high school on their understanding of sociological knowledge and what the use of the textbook provokes in these subjects, following as reference the work of Quézia Furtado, with the book "Production of Failure in the Process of Schooling" (2009), which analyzes school failure in the EJA modality. The results obtained were that the teacher who has as a help to teach the textbook the interaction and learning of the students and those who do not use the textbook frequently as a support for the classes can not interact with the as) students and little understanding of these subjects in the discipline of sociology. However, it was detected that in the EJA teaching modality, in the discipline of sociology the use of the textbook becomes essential to succeed in teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, Isaac Alexandre da.RODRIGUES, Fernanda de Sousa.2017-09-212019-07-10T20:39:20Z2019-07-102019-07-10T20:39:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T15:47:39Zoai:localhost:riufcg/4828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T15:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality.
title A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
spellingShingle A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
Ensino de sociologia - EJA
Educação de jovens e adultos - sociologia
Sociologia – livro didático
Teaching sociology - EJA
Youth and adult education - sociology
Sociology - textbook
title_short A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
title_full A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
title_fullStr A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
title_full_unstemmed A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
title_sort A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
author RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
author_facet RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia - EJA
Educação de jovens e adultos - sociologia
Sociologia – livro didático
Teaching sociology - EJA
Youth and adult education - sociology
Sociology - textbook
topic Ensino de sociologia - EJA
Educação de jovens e adultos - sociologia
Sociologia – livro didático
Teaching sociology - EJA
Youth and adult education - sociology
Sociology - textbook
description Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-21
2019-07-10T20:39:20Z
2019-07-10
2019-07-10T20:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
identifier_str_mv RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380210184192