A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino. |
id |
UFCG_d7345878503e7b06806d98708cb067a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4828 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality.Ensino de sociologia - EJAEducação de jovens e adultos - sociologiaSociologia – livro didáticoTeaching sociology - EJAYouth and adult education - sociologySociology - textbookEste trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino.This work aims to discuss and understand how the teachers of the EJA teaching modality, in the discipline of sociology, uses the textbook. In order to understand the teaching / learning of the students. It was a qualitative research using the following techniques, questionnaire, interviews, participant observations, informal conversations, with the students and teachers. The classes of the teachers of the sociology discipline were analyzed, and a questionnaire was applied with the students of this modality of EJA high school on their understanding of sociological knowledge and what the use of the textbook provokes in these subjects, following as reference the work of Quézia Furtado, with the book "Production of Failure in the Process of Schooling" (2009), which analyzes school failure in the EJA modality. The results obtained were that the teacher who has as a help to teach the textbook the interaction and learning of the students and those who do not use the textbook frequently as a support for the classes can not interact with the as) students and little understanding of these subjects in the discipline of sociology. However, it was detected that in the EJA teaching modality, in the discipline of sociology the use of the textbook becomes essential to succeed in teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, Isaac Alexandre da.RODRIGUES, Fernanda de Sousa.2017-09-212019-07-10T20:39:20Z2019-07-102019-07-10T20:39:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T15:47:39Zoai:localhost:riufcg/4828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T15:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality. |
title |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
spellingShingle |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. RODRIGUES, Fernanda de Sousa. Ensino de sociologia - EJA Educação de jovens e adultos - sociologia Sociologia – livro didático Teaching sociology - EJA Youth and adult education - sociology Sociology - textbook |
title_short |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
title_full |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
title_fullStr |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
title_full_unstemmed |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
title_sort |
A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. |
author |
RODRIGUES, Fernanda de Sousa. |
author_facet |
RODRIGUES, Fernanda de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. SANTOS, V. B. http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. SILVA, Isaac Alexandre da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Fernanda de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia - EJA Educação de jovens e adultos - sociologia Sociologia – livro didático Teaching sociology - EJA Youth and adult education - sociology Sociology - textbook |
topic |
Ensino de sociologia - EJA Educação de jovens e adultos - sociologia Sociologia – livro didático Teaching sociology - EJA Youth and adult education - sociology Sociology - textbook |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-21 2019-07-10T20:39:20Z 2019-07-10 2019-07-10T20:39:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380210184192 |