Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jonas Paza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267330
Resumo: Esse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola.
id UFRGS-2_c054ebe566c2043536e34310323cc001
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267330
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Jonas PazaVirgínio, Alexandre Silva2023-11-21T03:30:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/267330001187802Esse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola.This work intends to deal with the theme of youth and schooling, seeking to investigate within a sociological perspective, from the students' point of view, to what extent the discipline of life projects in high school dialogues with what would be their possible projects of life for the future, to what extent this discipline helps them in problematizing and building their projects. The work is based on a qualitative research aimed at investigating the perceptions of teachers and students regarding the new itineraries introduced in the new curriculum implemented in high school, especially the discipline of Life Projects in high school whose focus, in theory, would be to prepare the youth for the future, identifying the perceptions of the teachers who teach the discipline and the students regarding the possible contributions of school experiences to their life projects, the changes resulting from the implementation of the new high school and, above all, the discipline of life projects in school.application/pdfporEnsino médioProjeto de vidaEducaçãoJovem : TrabalhoSociologia da educaçãoLife projectsHigh schoolEducationYouthProjetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187802.pdf.txt001187802.pdf.txtExtracted Texttext/plain101613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/2/001187802.pdf.txt177c794571a98c6550dcffd904bd440eMD52ORIGINAL001187802.pdfTexto completoapplication/pdf220529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/1/001187802.pdf51062363aad49079eb41378fd8b60458MD5110183/2673302023-11-22 04:28:16.711205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T06:28:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
title Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
spellingShingle Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
Machado, Jonas Paza
Ensino médio
Projeto de vida
Educação
Jovem : Trabalho
Sociologia da educação
Life projects
High school
Education
Youth
title_short Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
title_full Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
title_fullStr Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
title_full_unstemmed Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
title_sort Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
author Machado, Jonas Paza
author_facet Machado, Jonas Paza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jonas Paza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Projeto de vida
Educação
Jovem : Trabalho
Sociologia da educação
topic Ensino médio
Projeto de vida
Educação
Jovem : Trabalho
Sociologia da educação
Life projects
High school
Education
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Life projects
High school
Education
Youth
description Esse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-21T03:30:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187802
url http://hdl.handle.net/10183/267330
identifier_str_mv 001187802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/2/001187802.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/1/001187802.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 177c794571a98c6550dcffd904bd440e
51062363aad49079eb41378fd8b60458
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670308990976