Projetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267330 |
Resumo: | Esse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola. |
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Machado, Jonas PazaVirgínio, Alexandre Silva2023-11-21T03:30:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/267330001187802Esse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola.This work intends to deal with the theme of youth and schooling, seeking to investigate within a sociological perspective, from the students' point of view, to what extent the discipline of life projects in high school dialogues with what would be their possible projects of life for the future, to what extent this discipline helps them in problematizing and building their projects. The work is based on a qualitative research aimed at investigating the perceptions of teachers and students regarding the new itineraries introduced in the new curriculum implemented in high school, especially the discipline of Life Projects in high school whose focus, in theory, would be to prepare the youth for the future, identifying the perceptions of the teachers who teach the discipline and the students regarding the possible contributions of school experiences to their life projects, the changes resulting from the implementation of the new high school and, above all, the discipline of life projects in school.application/pdfporEnsino médioProjeto de vidaEducaçãoJovem : TrabalhoSociologia da educaçãoLife projectsHigh schoolEducationYouthProjetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187802.pdf.txt001187802.pdf.txtExtracted Texttext/plain101613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/2/001187802.pdf.txt177c794571a98c6550dcffd904bd440eMD52ORIGINAL001187802.pdfTexto completoapplication/pdf220529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267330/1/001187802.pdf51062363aad49079eb41378fd8b60458MD5110183/2673302023-11-22 04:28:16.711205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T06:28:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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