Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224932 |
Resumo: | A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes. |
id |
UFRGS-2_c08b123ff24147277d4ea3273f9ecee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224932 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marlon André daSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-08-03T04:30:56Z20160104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/224932000987410A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes.Professional and technological education is expanding in Brazil in order to contribute to the nation’s material development. However, Federal Education Institutes (vocational schools known as IFes) have the task of advancing beyond material development and providing education for thinking, which is not restricted to specialized technical training. Such assumptions lead to reflection about the possibilities and challenges of Physical Education (PE) at IFes guided by the following question: does the fact that IFes students look for certification and professional qualification in Technical Courses Integrated to Secondary Education exempt them from accessing the body culture of movement? From the methodological point of view, this is a reflective essay that does not consider empirical data. Finally, it highlights the relationship between the possibilities for PE at IFes and the political and epistemological debate – at macro and micro levels – within the context of the IFes creation.La educación profesional y tecnológica está en expansión en Brasil, con la atribución de contribuir para el desarrollo material de la nación. Sin embargo es tarea de los Institutos Federales de Educación (IFes) avanzar más allá del desarrollo material, teniendo a su cargo proporcionar la formación para el pensar, la cual no puede estar restricta a la formación de técnicos especializados. A partir de esos supuestos, se reflexiona acerca de las posibilidades y los desafíos de la Educación Física (EF) en los IFes, partiendo de la siguiente cuestión orientadora: ¿el hecho de que los estudiantes de los IFes buscan certificación y calificación profesional en los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Secundaria les exime del acceso a la cultura corporal de movimiento? Desde el punto de vista metodológico, se trata de un ensayo reflexivo, sin considerar datos empíricos. Finalmente, se recuerda la relación existente entre las posibilidades de la EF en los IFes y el enfrentamiento político epistemológico – en los niveles macro y micro – en el contexto de la creación de los IFes.application/pdfporMovimento. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 325-336Ensino médioEducação profissionalizantePolíticas públicasSecondary education.Vocational educationSchoolsPublic policiesEducación secundariaEducación profesionalInstitucionesPolíticas públicasPossibilidades da educação física no ensino médio técnicoPossibilities for physical education in secondary vocational education Posibilidades de la educación física en la enseñanza secundaria técnica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987410.pdf.txt000987410.pdf.txtExtracted Texttext/plain47735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/2/000987410.pdf.txt91d8e3a3f0a4c363a4309ada776adcaeMD52ORIGINAL000987410.pdfTexto completoapplication/pdf829731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/1/000987410.pdfda77016c8f8960cde4a8888e4ecf5a09MD5110183/2249322021-08-18 04:41:24.137326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Possibilities for physical education in secondary vocational education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Posibilidades de la educación física en la enseñanza secundaria técnica |
title |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
spellingShingle |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico Silva, Marlon André da Ensino médio Educação profissionalizante Políticas públicas Secondary education. Vocational education Schools Public policies Educación secundaria Educación profesional Instituciones Políticas públicas |
title_short |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
title_full |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
title_fullStr |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
title_full_unstemmed |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
title_sort |
Possibilidades da educação física no ensino médio técnico |
author |
Silva, Marlon André da |
author_facet |
Silva, Marlon André da Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marlon André da Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Educação profissionalizante Políticas públicas |
topic |
Ensino médio Educação profissionalizante Políticas públicas Secondary education. Vocational education Schools Public policies Educación secundaria Educación profesional Instituciones Políticas públicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Secondary education. Vocational education Schools Public policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación secundaria Educación profesional Instituciones Políticas públicas |
description |
A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T04:30:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224932 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987410 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000987410 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 325-336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/2/000987410.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/1/000987410.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91d8e3a3f0a4c363a4309ada776adcae da77016c8f8960cde4a8888e4ecf5a09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225029704220672 |