Possibilidades da educação física no ensino médio técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marlon André da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Lisandra Oliveira e, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224932
Resumo: A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes.
id UFRGS-2_c08b123ff24147277d4ea3273f9ecee8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224932
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Marlon André daSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2021-08-03T04:30:56Z20160104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/224932000987410A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes.Professional and technological education is expanding in Brazil in order to contribute to the nation’s material development. However, Federal Education Institutes (vocational schools known as IFes) have the task of advancing beyond material development and providing education for thinking, which is not restricted to specialized technical training. Such assumptions lead to reflection about the possibilities and challenges of Physical Education (PE) at IFes guided by the following question: does the fact that IFes students look for certification and professional qualification in Technical Courses Integrated to Secondary Education exempt them from accessing the body culture of movement? From the methodological point of view, this is a reflective essay that does not consider empirical data. Finally, it highlights the relationship between the possibilities for PE at IFes and the political and epistemological debate – at macro and micro levels – within the context of the IFes creation.La educación profesional y tecnológica está en expansión en Brasil, con la atribución de contribuir para el desarrollo material de la nación. Sin embargo es tarea de los Institutos Federales de Educación (IFes) avanzar más allá del desarrollo material, teniendo a su cargo proporcionar la formación para el pensar, la cual no puede estar restricta a la formación de técnicos especializados. A partir de esos supuestos, se reflexiona acerca de las posibilidades y los desafíos de la Educación Física (EF) en los IFes, partiendo de la siguiente cuestión orientadora: ¿el hecho de que los estudiantes de los IFes buscan certificación y calificación profesional en los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Secundaria les exime del acceso a la cultura corporal de movimiento? Desde el punto de vista metodológico, se trata de un ensayo reflexivo, sin considerar datos empíricos. Finalmente, se recuerda la relación existente entre las posibilidades de la EF en los IFes y el enfrentamiento político epistemológico – en los niveles macro y micro – en el contexto de la creación de los IFes.application/pdfporMovimento. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 325-336Ensino médioEducação profissionalizantePolíticas públicasSecondary education.Vocational educationSchoolsPublic policiesEducación secundariaEducación profesionalInstitucionesPolíticas públicasPossibilidades da educação física no ensino médio técnicoPossibilities for physical education in secondary vocational education Posibilidades de la educación física en la enseñanza secundaria técnica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987410.pdf.txt000987410.pdf.txtExtracted Texttext/plain47735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/2/000987410.pdf.txt91d8e3a3f0a4c363a4309ada776adcaeMD52ORIGINAL000987410.pdfTexto completoapplication/pdf829731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/1/000987410.pdfda77016c8f8960cde4a8888e4ecf5a09MD5110183/2249322021-08-18 04:41:24.137326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possibilities for physical education in secondary vocational education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Posibilidades de la educación física en la enseñanza secundaria técnica
title Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
spellingShingle Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
Silva, Marlon André da
Ensino médio
Educação profissionalizante
Políticas públicas
Secondary education.
Vocational education
Schools
Public policies
Educación secundaria
Educación profesional
Instituciones
Políticas públicas
title_short Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
title_full Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
title_fullStr Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
title_full_unstemmed Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
title_sort Possibilidades da educação física no ensino médio técnico
author Silva, Marlon André da
author_facet Silva, Marlon André da
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marlon André da
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação profissionalizante
Políticas públicas
topic Ensino médio
Educação profissionalizante
Políticas públicas
Secondary education.
Vocational education
Schools
Public policies
Educación secundaria
Educación profesional
Instituciones
Políticas públicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Secondary education.
Vocational education
Schools
Public policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación secundaria
Educación profesional
Instituciones
Políticas públicas
description A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T04:30:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224932
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987410
identifier_str_mv 0104-754X
000987410
url http://hdl.handle.net/10183/224932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 325-336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/2/000987410.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224932/1/000987410.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91d8e3a3f0a4c363a4309ada776adcae
da77016c8f8960cde4a8888e4ecf5a09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225029704220672