Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Marcio Eduardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129881
Resumo: Variadas áreas de conhecimento tem se concentrado na busca por técnicas que apoiem as organizações contemporâneas na missão de reduzir seus custos e aumentar a sua eficiência operacional. Desde os estudos técnicos a respeito da utilização de materiais mais eficientes para a elaboração de produtos a análises psicológicas para a motivação e desempenho por parte das pessoas envolvidas. O presente estudo analisa a contribuição da área de gerenciamento das tecnologias de informação, através da adoção de centrais de serviços que concentra uma grande quantidade de atividades em um grupo controlado de recursos. A implementação de uma central de serviços de TI, como meio de operacionalizar uma estratégia transformadora não apenas do departamento de TI, mas de toda a organização. Todas as etapas desta implementação, indicando o grau de importância que deve ser atribuído pelos gestores aos métodos e práticas disponíveis no mercado, bem como integrá-los através de um estudo de compatibilização com a realidade da organização, foram abordadas durante o desenvolvimento do trabalho. Os aspectos referentes aos tipos de contratos, modelos de negócio e ao gerenciamento das mudanças indicam que o trabalho de planejamento em situações de diversidade cultural deve compensar os eventuais problemas com processos e mecanismos de garantia de entrega.
id UFRGS-2_c0ae2d2565af345dc76090d67c61b42d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129881
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muller, Marcio EduardoFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2015-11-18T02:38:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/129881000911293Variadas áreas de conhecimento tem se concentrado na busca por técnicas que apoiem as organizações contemporâneas na missão de reduzir seus custos e aumentar a sua eficiência operacional. Desde os estudos técnicos a respeito da utilização de materiais mais eficientes para a elaboração de produtos a análises psicológicas para a motivação e desempenho por parte das pessoas envolvidas. O presente estudo analisa a contribuição da área de gerenciamento das tecnologias de informação, através da adoção de centrais de serviços que concentra uma grande quantidade de atividades em um grupo controlado de recursos. A implementação de uma central de serviços de TI, como meio de operacionalizar uma estratégia transformadora não apenas do departamento de TI, mas de toda a organização. Todas as etapas desta implementação, indicando o grau de importância que deve ser atribuído pelos gestores aos métodos e práticas disponíveis no mercado, bem como integrá-los através de um estudo de compatibilização com a realidade da organização, foram abordadas durante o desenvolvimento do trabalho. Os aspectos referentes aos tipos de contratos, modelos de negócio e ao gerenciamento das mudanças indicam que o trabalho de planejamento em situações de diversidade cultural deve compensar os eventuais problemas com processos e mecanismos de garantia de entrega.application/pdfporTecnologia da informaçãoGerenciamentoImplantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911293.pdf000911293.pdfTexto completoapplication/pdf2019889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/1/000911293.pdffa0933fe45bc0d11fcb92eee2469bc76MD51TEXT000911293.pdf.txt000911293.pdf.txtExtracted Texttext/plain170208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/2/000911293.pdf.txtb95a98e6670ca82bbb7bdc6dd57203cbMD52THUMBNAIL000911293.pdf.jpg000911293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/3/000911293.pdf.jpgc81b68414cbafcbd4eb217da5a29f6ebMD5310183/1298812018-10-25 09:17:19.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:17:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
title Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
spellingShingle Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
Muller, Marcio Eduardo
Tecnologia da informação
Gerenciamento
title_short Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
title_full Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
title_fullStr Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
title_full_unstemmed Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
title_sort Implantação de uma central de serviços de tecnologia da informação em acordo com a estratégia de uma empresa de porte internacional
author Muller, Marcio Eduardo
author_facet Muller, Marcio Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Marcio Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
contributor_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Gerenciamento
topic Tecnologia da informação
Gerenciamento
description Variadas áreas de conhecimento tem se concentrado na busca por técnicas que apoiem as organizações contemporâneas na missão de reduzir seus custos e aumentar a sua eficiência operacional. Desde os estudos técnicos a respeito da utilização de materiais mais eficientes para a elaboração de produtos a análises psicológicas para a motivação e desempenho por parte das pessoas envolvidas. O presente estudo analisa a contribuição da área de gerenciamento das tecnologias de informação, através da adoção de centrais de serviços que concentra uma grande quantidade de atividades em um grupo controlado de recursos. A implementação de uma central de serviços de TI, como meio de operacionalizar uma estratégia transformadora não apenas do departamento de TI, mas de toda a organização. Todas as etapas desta implementação, indicando o grau de importância que deve ser atribuído pelos gestores aos métodos e práticas disponíveis no mercado, bem como integrá-los através de um estudo de compatibilização com a realidade da organização, foram abordadas durante o desenvolvimento do trabalho. Os aspectos referentes aos tipos de contratos, modelos de negócio e ao gerenciamento das mudanças indicam que o trabalho de planejamento em situações de diversidade cultural deve compensar os eventuais problemas com processos e mecanismos de garantia de entrega.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-18T02:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129881
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911293
url http://hdl.handle.net/10183/129881
identifier_str_mv 000911293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/1/000911293.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/2/000911293.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129881/3/000911293.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa0933fe45bc0d11fcb92eee2469bc76
b95a98e6670ca82bbb7bdc6dd57203cb
c81b68414cbafcbd4eb217da5a29f6eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224493127958528