Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174347
Resumo: O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_c0b1f8ac6cf2535ddec47fef8536fee2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Bárbara deSantos, Simone Valdete dos2018-04-04T02:25:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/174347001061634O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino a distânciaEducação continuadaHistória da educaçãoEducação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061634.pdf001061634.pdfTexto completoapplication/pdf664894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/1/001061634.pdf83a5f49754bf01b82c2c7003c770ea74MD51TEXT001061634.pdf.txt001061634.pdf.txtExtracted Texttext/plain112593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/2/001061634.pdf.txt17b5cd9c6eca4b24028c7b4deccad6f3MD52THUMBNAIL001061634.pdf.jpg001061634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/3/001061634.pdf.jpg73afcc3b33c75fbc52200c832811c395MD5310183/1743472021-12-06 05:41:36.979888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
title Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
spellingShingle Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
Souza, Bárbara de
Educação de jovens e adultos
Ensino a distância
Educação continuada
História da educação
title_short Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
title_full Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
title_fullStr Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
title_sort Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
author Souza, Bárbara de
author_facet Souza, Bárbara de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bárbara de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
contributor_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino a distância
Educação continuada
História da educação
topic Educação de jovens e adultos
Ensino a distância
Educação continuada
História da educação
description O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174347
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061634
url http://hdl.handle.net/10183/174347
identifier_str_mv 001061634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/1/001061634.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/2/001061634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/3/001061634.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83a5f49754bf01b82c2c7003c770ea74
17b5cd9c6eca4b24028c7b4deccad6f3
73afcc3b33c75fbc52200c832811c395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211836702720