Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174347 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_c0b1f8ac6cf2535ddec47fef8536fee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174347 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Bárbara deSantos, Simone Valdete dos2018-04-04T02:25:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/174347001061634O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino a distânciaEducação continuadaHistória da educaçãoEducação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061634.pdf001061634.pdfTexto completoapplication/pdf664894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/1/001061634.pdf83a5f49754bf01b82c2c7003c770ea74MD51TEXT001061634.pdf.txt001061634.pdf.txtExtracted Texttext/plain112593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/2/001061634.pdf.txt17b5cd9c6eca4b24028c7b4deccad6f3MD52THUMBNAIL001061634.pdf.jpg001061634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/3/001061634.pdf.jpg73afcc3b33c75fbc52200c832811c395MD5310183/1743472021-12-06 05:41:36.979888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
title |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais Souza, Bárbara de Educação de jovens e adultos Ensino a distância Educação continuada História da educação |
title_short |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
title_full |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
title_sort |
Educação de jovens e adultos : seu panorama histórico considerando tensões e limites atuais |
author |
Souza, Bárbara de |
author_facet |
Souza, Bárbara de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bárbara de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
contributor_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ensino a distância Educação continuada História da educação |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino a distância Educação continuada História da educação |
description |
O trabalho apresenta uma sistematização da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, salientando os principais marcos que esta modalidade de ensino percorreu até chegar aos dias atuais, na amplitude do entendimento da Educação ao Longo da Vida e sua relação com a escolarização, ou seja, perspectiva que reside no conceito de que aprendemos sempre, em todos os momentos para além da escola. Miguel González Arroyo é autor central das reflexões teóricas. O Decreto presidencial 9.057 de 2017 que regulamenta a oferta da EJA à distância é destacado, sendo realizado levantamento bibliográfico e uma breve análise das teses, dissertações, os quais abordam a oferta da EJA à distância com suas tensões e questionamentos considerando o público jovem e adulto das classes populares, com autonomia relativa em relação aos seus processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174347 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061634 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174347 |
identifier_str_mv |
001061634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/1/001061634.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/2/001061634.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174347/3/001061634.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83a5f49754bf01b82c2c7003c770ea74 17b5cd9c6eca4b24028c7b4deccad6f3 73afcc3b33c75fbc52200c832811c395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211836702720 |