Histórias em quadrinhos no ensino de Ciências : o olhar dos professores de escolas públicas do Litoral Norte, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Loeci Costa dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220392
Resumo: A presente pesquisa teve como ponto de partida uma experiência desafiadora que ocorreu durante o primeiro estágio docente do Curso de Licenciatura em Educação de Campo – Ciências da Natureza. Essa experiência apontou outras perspectivas sobre o ensino, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas ao ensino de ciências. Entre as atividades previstas para as aulas de estágio, foi desenvolvida uma prática investigativa sobre o "Reino dos Animais Filo dos Invertebrados", em uma turma com aproximadamente 18 alunos, a partir do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Tramandaí/RS. No desenvolvimento desta etapa, foi problematizado como os animais invertebrados são classificados e quais conhecemos em nosso cotidiano e onde vivem. Nessa atividade, os alunos moradores das proximidades dos ambientes aquáticos, trouxeram muitas curiosidades sobre esses animais, por isso, após um rico debate, foi solicitado a expressar esse conhecimento através de quadrinhos de sua própria criação. Ao final da prática, os alunos demonstraram interesse e compreensão do conteúdo. Os resultados do estágio indicaram a importância da sensibilidade em perceber a necessidade de adaptação do planejamento à realidade e resposta apresentada pelo grupo de alunos. Além disso, indicaram a relevância do desenvolvimento de métodos e atividades de ensino que despertam o interesse e a participação dos alunos na relação com o contexto de vida. Essa experiência, levou-me a questionar se os professores utilizam esse recurso didático em suas aulas, como a utilizam? E o que pensam sobre a inclusão dos quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem? Essas perguntas me levaram a elaboração dessa proposta de pesquisa, na qual minha intenção foi conhecer a percepção dos professores de escolas públicas sobre a produtividade dos quadrinhos no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa constituiu-se de quatro professores de escolas públicas do litoral norte (do município de Tramandaí e Capão da Canoa, RS), que trabalham no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa envolveu dois momentos de coleta de dados, no primeiro, uma entrevista semiestruturada com registro no caderno de campo, no segundo, a resposta a um questionário elaborado previamente. A coleta de dados ocorreu no início do mês de março de 2020, antes das restrições da pandemia. As entrevistas e as respostas dos professores ao questionário permitiram conhecer diferentes possibilidades de abordagens e utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de ciências. As falas levaram a perceber a relevância que o uso dos quadrinhos pode exercer em práticas de ensino nas escolas. Ao conhecer as possibilidades e usos das HQs para o ensino e a aprendizagem dos estudantes, na perspectiva dos professores de ciências, procuramos disponibilizar elementos que contribuam para repensar instrumentos didáticos e as contribuições no aprendizado de ciências, assim como, conhecer suas práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da curiosidade e do questionamento afim de despertar o interesse e a construção de conhecimentos.
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Nessa atividade, os alunos moradores das proximidades dos ambientes aquáticos, trouxeram muitas curiosidades sobre esses animais, por isso, após um rico debate, foi solicitado a expressar esse conhecimento através de quadrinhos de sua própria criação. Ao final da prática, os alunos demonstraram interesse e compreensão do conteúdo. Os resultados do estágio indicaram a importância da sensibilidade em perceber a necessidade de adaptação do planejamento à realidade e resposta apresentada pelo grupo de alunos. Além disso, indicaram a relevância do desenvolvimento de métodos e atividades de ensino que despertam o interesse e a participação dos alunos na relação com o contexto de vida. Essa experiência, levou-me a questionar se os professores utilizam esse recurso didático em suas aulas, como a utilizam? E o que pensam sobre a inclusão dos quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem? Essas perguntas me levaram a elaboração dessa proposta de pesquisa, na qual minha intenção foi conhecer a percepção dos professores de escolas públicas sobre a produtividade dos quadrinhos no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa constituiu-se de quatro professores de escolas públicas do litoral norte (do município de Tramandaí e Capão da Canoa, RS), que trabalham no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa envolveu dois momentos de coleta de dados, no primeiro, uma entrevista semiestruturada com registro no caderno de campo, no segundo, a resposta a um questionário elaborado previamente. A coleta de dados ocorreu no início do mês de março de 2020, antes das restrições da pandemia. As entrevistas e as respostas dos professores ao questionário permitiram conhecer diferentes possibilidades de abordagens e utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de ciências. As falas levaram a perceber a relevância que o uso dos quadrinhos pode exercer em práticas de ensino nas escolas. Ao conhecer as possibilidades e usos das HQs para o ensino e a aprendizagem dos estudantes, na perspectiva dos professores de ciências, procuramos disponibilizar elementos que contribuam para repensar instrumentos didáticos e as contribuições no aprendizado de ciências, assim como, conhecer suas práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da curiosidade e do questionamento afim de despertar o interesse e a construção de conhecimentos.The present research has it starting point a challenging experience that occurred during the first teaching internship of the Graduation Course in Education’s Field. This experience pointed out other perspectives on teaching, enabling the development of several skills related to science teaching. Among the activities planned for the internship classes, an investigative practice was developed on the "Invertebrates’ Filo Animals’ kingdom", in a class with approximately 18 students, from the seventh year of professional education in a public school in the municipality of Tramandaí/RS. In the development of this internship, it was problematized how invertebrate animals are classified and which we know in our daily lives and where they live. In this activity, the students that lived near the aquatic environments brought many curiosities about these animals, so after a rich debate, they were asked to express this knowledge through comics of their own creation. At the end of the practice, the students showed interest and understanding of the content. The results of the internship indicated the importance of sensitivity in perceiving the need to adapt planning to reality and response presented by the group of students. Besides that, they indicated the relevance of the development of teaching methods and activities that arouse the interest and participation of students in their relationship with the life’s context. This experience has led me to question whether teachers use this didactic resource in their classes, how they use it, what do they think about the inclusion of comics in the teaching and learning processes? These questions led me to the elaboration of this research proposal, in which my intention was to know the perception of public- school teachers about the productivity of comics in science teaching. The target audience of the research consisted of four public schools’ teachers (from the municipality of Tramandaí and Capão da Canoa), who work in elementary and high school. The research involved two moments of data collection, in the first, a semistructured interview with a notebook field registration, in the second, the answers to a previously elaborated questionnaire. The data collection occurred in early March 2020, before pandemic restrictions. The interviews and the teachers' answers to the questionnaire allowed us to know different possibilities of approaches and use of comics as a didactic resource in science teaching, leading to the understanding of the relevance that the use of comics can exercise in teaching practices in schools. By learning about the possibilities and uses of comic books for teaching and learning students, from the perspective of science teachers, we seek to provide elements that contribute to rethinking didactic instruments and contributions to science learning, as well as knowing their practices in the development of science. teaching strategies to promote curiosity and questioning in order to arouse interest and the construction of knowledge.application/pdfporEducação do campoCiências : EnsinoHistória em quadrinhosEnsino públicoDidáticaLitoral Norte, Região (RS)Countryside educationScience TeachingComic booksDidacticsHistórias em quadrinhos no ensino de Ciências : o olhar dos professores de escolas públicas do Litoral Norte, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2020Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124537.pdf.txt001124537.pdf.txtExtracted Texttext/plain88592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220392/2/001124537.pdf.txt9f2beee73848a2877f6229635d9e3ea3MD52ORIGINAL001124537.pdfTexto completoapplication/pdf4819228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220392/1/001124537.pdfde83f604fd042a9ed63f09e5f2994281MD5110183/2203922021-05-07 05:02:27.191443oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:02:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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