A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tauceda, Karen Cavalcanti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bolter, Jairo Alfredo Genz, Haas, Jaqueline Mallmann, Seminotti, Jonas José, Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222170
Resumo: A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.
id UFRGS-2_92c2ff28a408b12c18ebbe03e0288c67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tauceda, Karen CavalcantiBolter, Jairo Alfredo GenzHaas, Jaqueline MallmannSeminotti, Jonas JoséFenner, Roniere dos Santos2021-06-15T04:28:57Z20161806-0560http://hdl.handle.net/10183/222170001024129A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.This research intends to address the social and educational aspects of the first year of the Rural Education course at Federal University of Rio Grande do SUl (UFRGS) North Coast Campus. The intention was to analyze the relationship established between the political pedagogical proposal, with emphasis on the natural sciences and the design of territorial development, considering socio-economic aspects of the North Coast of the RS. To understand the pedagogical advances in this ongoing implementation process, there was a qualitative research among students of the first class seeking to question about the understanding of the same in relation to the design of the Rural Education course, the role of pedagogical practices in the debate on sustainable development of the region, the relationship established between the Rural Education, development and Natural Sciences and as the course has contributed to the personal and professional training.application/pdfporMargens : revista interdisciplinar do Núcleo de Pesquisa do CUBT. Vol. 10, n. 15 (dez. 2016), p. [71]-84Desenvolvimento regionalDesenvolvimento territorialEducação do campoLitoral Norte, Região (RS)Regional developmentTerritorial developmentCountryside educationA educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001024129.pdf.txt001024129.pdf.txtExtracted Texttext/plain34561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/2/001024129.pdf.txt3960cc619f6ae89ab0c308d939990917MD52ORIGINAL001024129.pdfTexto completoapplication/pdf702786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/1/001024129.pdffb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7aMD5110183/2221702021-06-26 04:44:39.914158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
title A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
Tauceda, Karen Cavalcanti
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento territorial
Educação do campo
Litoral Norte, Região (RS)
Regional development
Territorial development
Countryside education
title_short A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
title_full A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
title_sort A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
author Tauceda, Karen Cavalcanti
author_facet Tauceda, Karen Cavalcanti
Bolter, Jairo Alfredo Genz
Haas, Jaqueline Mallmann
Seminotti, Jonas José
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Bolter, Jairo Alfredo Genz
Haas, Jaqueline Mallmann
Seminotti, Jonas José
Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
Bolter, Jairo Alfredo Genz
Haas, Jaqueline Mallmann
Seminotti, Jonas José
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Desenvolvimento territorial
Educação do campo
Litoral Norte, Região (RS)
topic Desenvolvimento regional
Desenvolvimento territorial
Educação do campo
Litoral Norte, Região (RS)
Regional development
Territorial development
Countryside education
dc.subject.eng.fl_str_mv Regional development
Territorial development
Countryside education
description A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:28:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-0560
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024129
identifier_str_mv 1806-0560
001024129
url http://hdl.handle.net/10183/222170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens : revista interdisciplinar do Núcleo de Pesquisa do CUBT. Vol. 10, n. 15 (dez. 2016), p. [71]-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/2/001024129.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/1/001024129.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3960cc619f6ae89ab0c308d939990917
fb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020571123712