Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Victória Sabbado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196480
Resumo: O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes.
id UFRGS-2_c0e45fb688a466dcf64eadd5f51b522b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196480
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Victória SabbadoKaercher, Nestor André2019-07-02T02:36:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/196480001096603O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes.The present article aims at investigating the epistemology of the Geography teacher. That is, to know the epistemological conceptions of Geography and Education that support the educational practices of teachers and academics of Geography in the municipality of Pelotas, RS. The methodological path is constituted by the bibliographical review and field research (observations of classes and interviews by lists). The present research has revealed the existence of a contradiction as well as an epistemological pluralism, both in theoretical conceptions and in pedagogical action, in a way that there is not only one stream of Geography and Education on which subjects support themselves. It was noticed some theoretical fragility when it comes to the epistemic root of Geography, which generates some practices based on the idea of content as the end of the educational process. Therefore, it is important to rethink our conceptions in order to develop some reflexive practice, which presupposes the need of constant study and dialogue among educators, either they are beginners or experienced.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 293-308Prática de ensinoGeografiaFormação de professoresGeography teachingEpistemology of the teacherTeacher trainingGeografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096603.pdf.txt001096603.pdf.txtExtracted Texttext/plain43986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/2/001096603.pdf.txt0fa587ab1f26f260f4c31ceda1508b0aMD52ORIGINAL001096603.pdfCapítuloapplication/pdf158435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/1/001096603.pdf5555ad94adb5033f1db4c01ff1d43cbcMD5110183/1964802023-01-05 06:03:25.003703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
title Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
spellingShingle Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
Menezes, Victória Sabbado
Prática de ensino
Geografia
Formação de professores
Geography teaching
Epistemology of the teacher
Teacher training
title_short Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
title_full Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
title_fullStr Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
title_full_unstemmed Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
title_sort Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
author Menezes, Victória Sabbado
author_facet Menezes, Victória Sabbado
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Victória Sabbado
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Geografia
Formação de professores
topic Prática de ensino
Geografia
Formação de professores
Geography teaching
Epistemology of the teacher
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Epistemology of the teacher
Teacher training
description O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:36:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196480
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096603
url http://hdl.handle.net/10183/196480
identifier_str_mv 001096603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 293-308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/2/001096603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/1/001096603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fa587ab1f26f260f4c31ceda1508b0a
5555ad94adb5033f1db4c01ff1d43cbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970279321600