Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196480 |
Resumo: | O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes. |
id |
UFRGS-2_c0e45fb688a466dcf64eadd5f51b522b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196480 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Victória SabbadoKaercher, Nestor André2019-07-02T02:36:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/196480001096603O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes.The present article aims at investigating the epistemology of the Geography teacher. That is, to know the epistemological conceptions of Geography and Education that support the educational practices of teachers and academics of Geography in the municipality of Pelotas, RS. The methodological path is constituted by the bibliographical review and field research (observations of classes and interviews by lists). The present research has revealed the existence of a contradiction as well as an epistemological pluralism, both in theoretical conceptions and in pedagogical action, in a way that there is not only one stream of Geography and Education on which subjects support themselves. It was noticed some theoretical fragility when it comes to the epistemic root of Geography, which generates some practices based on the idea of content as the end of the educational process. Therefore, it is important to rethink our conceptions in order to develop some reflexive practice, which presupposes the need of constant study and dialogue among educators, either they are beginners or experienced.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 293-308Prática de ensinoGeografiaFormação de professoresGeography teachingEpistemology of the teacherTeacher trainingGeografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096603.pdf.txt001096603.pdf.txtExtracted Texttext/plain43986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/2/001096603.pdf.txt0fa587ab1f26f260f4c31ceda1508b0aMD52ORIGINAL001096603.pdfCapítuloapplication/pdf158435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/1/001096603.pdf5555ad94adb5033f1db4c01ff1d43cbcMD5110183/1964802023-01-05 06:03:25.003703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
title |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
spellingShingle |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia Menezes, Victória Sabbado Prática de ensino Geografia Formação de professores Geography teaching Epistemology of the teacher Teacher training |
title_short |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
title_full |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
title_fullStr |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
title_full_unstemmed |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
title_sort |
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia |
author |
Menezes, Victória Sabbado |
author_facet |
Menezes, Victória Sabbado Kaercher, Nestor André |
author_role |
author |
author2 |
Kaercher, Nestor André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Victória Sabbado Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Geografia Formação de professores |
topic |
Prática de ensino Geografia Formação de professores Geography teaching Epistemology of the teacher Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching Epistemology of the teacher Teacher training |
description |
O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo (observações de aulas e entrevistas por pautas). A pesquisa revelou a existência de uma contradição e um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de maneira que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Percebeu-se uma fragilidade teórica principalmente no que diz respeito à raiz epistêmica da Geografia, o que gera práticas alicerçadas na ideia do conteúdo como fim do processo educativo. Portanto, torna-se importante repensar nossas concepções a fim de desenvolver uma prática reflexiva, o que pressupõe a necessidade de estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experientes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-02T02:36:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196480 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196480 |
identifier_str_mv |
001096603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 293-308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/2/001096603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196480/1/001096603.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fa587ab1f26f260f4c31ceda1508b0a 5555ad94adb5033f1db4c01ff1d43cbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447690063904768 |