Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalco, Tatiane da Silveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152868
Resumo: A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades.
id UFRGS-2_c10ddd14ba52c65b2945e737ac7a7aeb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scalco, Tatiane da SilveiraHorn, Maria da Graça Souza2017-02-21T02:26:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/152868001013546A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades.application/pdfporEducação infantilEducação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013546.pdf001013546.pdfTexto completoapplication/pdf2825912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/1/001013546.pdfa54dc6656c9492a87e118d8c3a08a95cMD51TEXT001013546.pdf.txt001013546.pdf.txtExtracted Texttext/plain52270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/2/001013546.pdf.txtdc2244d867bfcd3845a9feb3084de7adMD5210183/1528682017-02-22 02:27:28.172937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
title Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
spellingShingle Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
Scalco, Tatiane da Silveira
Educação infantil
title_short Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
title_full Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
title_fullStr Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
title_full_unstemmed Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
title_sort Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
author Scalco, Tatiane da Silveira
author_facet Scalco, Tatiane da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scalco, Tatiane da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Maria da Graça Souza
contributor_str_mv Horn, Maria da Graça Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013546
url http://hdl.handle.net/10183/152868
identifier_str_mv 001013546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/1/001013546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/2/001013546.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a54dc6656c9492a87e118d8c3a08a95c
dc2244d867bfcd3845a9feb3084de7ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524200411136