Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152868 |
Resumo: | A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades. |
id |
UFRGS-2_c10ddd14ba52c65b2945e737ac7a7aeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scalco, Tatiane da SilveiraHorn, Maria da Graça Souza2017-02-21T02:26:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/152868001013546A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades.application/pdfporEducação infantilEducação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013546.pdf001013546.pdfTexto completoapplication/pdf2825912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/1/001013546.pdfa54dc6656c9492a87e118d8c3a08a95cMD51TEXT001013546.pdf.txt001013546.pdf.txtExtracted Texttext/plain52270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/2/001013546.pdf.txtdc2244d867bfcd3845a9feb3084de7adMD5210183/1528682017-02-22 02:27:28.172937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
title |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
spellingShingle |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola Scalco, Tatiane da Silveira Educação infantil |
title_short |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
title_full |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
title_fullStr |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
title_full_unstemmed |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
title_sort |
Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola |
author |
Scalco, Tatiane da Silveira |
author_facet |
Scalco, Tatiane da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scalco, Tatiane da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Horn, Maria da Graça Souza |
contributor_str_mv |
Horn, Maria da Graça Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil |
topic |
Educação infantil |
description |
A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-21T02:26:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152868 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013546 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152868 |
identifier_str_mv |
001013546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/1/001013546.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152868/2/001013546.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a54dc6656c9492a87e118d8c3a08a95c dc2244d867bfcd3845a9feb3084de7ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524200411136 |