Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17932 |
Resumo: | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo e abrangente programa do governo federal em ação no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi estudar a atuação do nutricionista no PNAE nas escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Este estudo foi um levantamento de caráter descritivo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário padronizado, que foi enviado via correio eletrônico e a adesão à pesquisa foi de 44,2%. Realizou-se estatística descritiva através de média e desvio padrão e cruzamento de variáveis, utilizando-se o programa Excel. Há predominância de profissionais jovens atuantes no programa. O salário da maioria destes profissionais está abaixo do piso salarial da categoria, 65,5% dos nutricionistas não possuem formação específica para exercer esta função, 34% relataram já terem feito cursos nesta área, enquanto 95% relataram sentir a necessidade de uma formação específica. Quase 30% dos estudados relata o PNAE como o seu primeiro emprego, sendo que 31,6% já desejavam trabalhar com alimentação escolar quando se formaram e 73,1% relatam o desejo de continuar a trabalhar nesta área. A maioria dos nutricionistas (70,8%) são estatutários. 71,9% relataram que o primeiro contato com o programa foi no próprio trabalho, 63,2% relataram não ter recebido nenhuma capacitação e 82,5% relataram terem tido dificuldades no início da atuação no PNAE. A grande maioria (96,5%) consegue realizar visita as escolas, faz avaliação nutricional (63,7%) e desenvolve projetos de educação nutricional (77,8%), porém relatam grandes dificuldades na realização destas atividades. Conclui-se que |
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