A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147834 |
Resumo: | No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente. |
id |
UFRGS-2_c18e0b14df221a31734447a808f49692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147834 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paz, Francielle BastosGrohs, Gláucia Helena Motta2016-08-31T02:18:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/147834001000539No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente.El presente trabajo tuvo como objetivo generar reflexiones acerca de la escolarización de chicos autistas en la educación formal a partir de la percepción de educadores especiales – que en la actualidad prestan asistencia a los estudiantes autistas – de la Sala de Integração e Recursos (SIR) en escuelas de nivel inicial del municipio de Porto Alegre. Es una investigación de carácter cualitativo y como instrumento de recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas. La perspectiva metodológica utilizada para analizar las entrevistas fue el Análisis de Contenido. A partir de los dichos de las profesoras se definieron dos categorías de análisis, a saber: el papel de la SIR y del educador especial en la inclusión de chicos autistas en la educación formal y la formación docente. Los resultados apuntan a que actualmente la SIR es parte esencial de la educación formal para la permanencia de los alumnos autistas en la escuela, que la socialización y la aprendizaje poseen la misma importancia en el proceso de escolarización de estos alumnos, que la familia es esencial a un mejor desarrollo de los niños y que la formación continuada es indispensable para todo cuadro docente.application/pdfporAutismoProfessorEscolarizaçãoPercepçãoSala de recursosEscolarizaciónPercepción docenteA escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000539.pdf001000539.pdfTexto completoapplication/pdf342543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/1/001000539.pdf8f7ad9e86ed0f4b9e0149a2c09e39e4eMD51TEXT001000539.pdf.txt001000539.pdf.txtExtracted Texttext/plain96404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/2/001000539.pdf.txt51aa4c703247340f5019d648e1cc41f1MD52THUMBNAIL001000539.pdf.jpg001000539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/3/001000539.pdf.jpgc61e428a1ebf8dbb5e0266df98e70a21MD5310183/1478342018-10-29 08:45:25.961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
title |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
spellingShingle |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Paz, Francielle Bastos Autismo Professor Escolarização Percepção Sala de recursos Escolarización Percepción docente |
title_short |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
title_full |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
title_fullStr |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
title_full_unstemmed |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
title_sort |
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. |
author |
Paz, Francielle Bastos |
author_facet |
Paz, Francielle Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Francielle Bastos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grohs, Gláucia Helena Motta |
contributor_str_mv |
Grohs, Gláucia Helena Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Professor Escolarização Percepção Sala de recursos |
topic |
Autismo Professor Escolarização Percepção Sala de recursos Escolarización Percepción docente |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escolarización Percepción docente |
description |
No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147834 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000539 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147834 |
identifier_str_mv |
001000539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/1/001000539.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/2/001000539.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/3/001000539.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f7ad9e86ed0f4b9e0149a2c09e39e4e 51aa4c703247340f5019d648e1cc41f1 c61e428a1ebf8dbb5e0266df98e70a21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224516242767872 |