A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Francielle Bastos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147834
Resumo: No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente.
id UFRGS-2_c18e0b14df221a31734447a808f49692
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paz, Francielle BastosGrohs, Gláucia Helena Motta2016-08-31T02:18:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/147834001000539No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente.El presente trabajo tuvo como objetivo generar reflexiones acerca de la escolarización de chicos autistas en la educación formal a partir de la percepción de educadores especiales – que en la actualidad prestan asistencia a los estudiantes autistas – de la Sala de Integração e Recursos (SIR) en escuelas de nivel inicial del municipio de Porto Alegre. Es una investigación de carácter cualitativo y como instrumento de recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas. La perspectiva metodológica utilizada para analizar las entrevistas fue el Análisis de Contenido. A partir de los dichos de las profesoras se definieron dos categorías de análisis, a saber: el papel de la SIR y del educador especial en la inclusión de chicos autistas en la educación formal y la formación docente. Los resultados apuntan a que actualmente la SIR es parte esencial de la educación formal para la permanencia de los alumnos autistas en la escuela, que la socialización y la aprendizaje poseen la misma importancia en el proceso de escolarización de estos alumnos, que la familia es esencial a un mejor desarrollo de los niños y que la formación continuada es indispensable para todo cuadro docente.application/pdfporAutismoProfessorEscolarizaçãoPercepçãoSala de recursosEscolarizaciónPercepción docenteA escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000539.pdf001000539.pdfTexto completoapplication/pdf342543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/1/001000539.pdf8f7ad9e86ed0f4b9e0149a2c09e39e4eMD51TEXT001000539.pdf.txt001000539.pdf.txtExtracted Texttext/plain96404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/2/001000539.pdf.txt51aa4c703247340f5019d648e1cc41f1MD52THUMBNAIL001000539.pdf.jpg001000539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/3/001000539.pdf.jpgc61e428a1ebf8dbb5e0266df98e70a21MD5310183/1478342018-10-29 08:45:25.961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
title A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
spellingShingle A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
Paz, Francielle Bastos
Autismo
Professor
Escolarização
Percepção
Sala de recursos
Escolarización
Percepción docente
title_short A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
title_full A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
title_fullStr A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
title_full_unstemmed A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
title_sort A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
author Paz, Francielle Bastos
author_facet Paz, Francielle Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Francielle Bastos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grohs, Gláucia Helena Motta
contributor_str_mv Grohs, Gláucia Helena Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Professor
Escolarização
Percepção
Sala de recursos
topic Autismo
Professor
Escolarização
Percepção
Sala de recursos
Escolarización
Percepción docente
dc.subject.spa.fl_str_mv Escolarización
Percepción docente
description No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000539
url http://hdl.handle.net/10183/147834
identifier_str_mv 001000539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/1/001000539.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/2/001000539.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147834/3/001000539.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f7ad9e86ed0f4b9e0149a2c09e39e4e
51aa4c703247340f5019d648e1cc41f1
c61e428a1ebf8dbb5e0266df98e70a21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516242767872