Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Camila Stefenon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267719
Resumo: Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se adaptar, adotando o Sistema Remoto Emergencial de Ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos do Ensino Remoto nas aulas de Ciências em uma escola municipal da cidade de Gravataí/RS. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso qualitativo, empregando um questionário enviado remotamente aos estudantes e a uma professora da disciplina de Ciências da escola para coletar dados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada dos impactos do ensino remoto nas aulas de Ciências dessa escola, considerando as perspectivas dos alunos e da docente que precisou aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para enriquecer suas aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz no ambiente remoto. Foi percebido também impacto com relação a organização com o tempo de estudo por parte dos alunos, a facilidade para desconcentrar e a dificuldade de tirar dúvidas. Com base nos resultados, é evidente que o ensino remoto demanda atenção às questões operacionais e teóricas, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos alunos e professores. Essa abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas é fundamental para garantir uma experiência educacional eficaz e inclusiva no contexto do ensino a distância.
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