Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267719 |
Resumo: | Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se adaptar, adotando o Sistema Remoto Emergencial de Ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos do Ensino Remoto nas aulas de Ciências em uma escola municipal da cidade de Gravataí/RS. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso qualitativo, empregando um questionário enviado remotamente aos estudantes e a uma professora da disciplina de Ciências da escola para coletar dados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada dos impactos do ensino remoto nas aulas de Ciências dessa escola, considerando as perspectivas dos alunos e da docente que precisou aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para enriquecer suas aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz no ambiente remoto. Foi percebido também impacto com relação a organização com o tempo de estudo por parte dos alunos, a facilidade para desconcentrar e a dificuldade de tirar dúvidas. Com base nos resultados, é evidente que o ensino remoto demanda atenção às questões operacionais e teóricas, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos alunos e professores. Essa abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas é fundamental para garantir uma experiência educacional eficaz e inclusiva no contexto do ensino a distância. |
id |
UFRGS-2_c18fa0d4a196153650009819348095ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267719 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Camila StefenonRaupp, Daniele Trajano2023-11-28T03:23:06Z2023http://hdl.handle.net/10183/267719001188390Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se adaptar, adotando o Sistema Remoto Emergencial de Ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos do Ensino Remoto nas aulas de Ciências em uma escola municipal da cidade de Gravataí/RS. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso qualitativo, empregando um questionário enviado remotamente aos estudantes e a uma professora da disciplina de Ciências da escola para coletar dados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada dos impactos do ensino remoto nas aulas de Ciências dessa escola, considerando as perspectivas dos alunos e da docente que precisou aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para enriquecer suas aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz no ambiente remoto. Foi percebido também impacto com relação a organização com o tempo de estudo por parte dos alunos, a facilidade para desconcentrar e a dificuldade de tirar dúvidas. Com base nos resultados, é evidente que o ensino remoto demanda atenção às questões operacionais e teóricas, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos alunos e professores. Essa abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas é fundamental para garantir uma experiência educacional eficaz e inclusiva no contexto do ensino a distância.With the COVID-19 pandemic and the need for social distancing, educational institutions had to adapt, adopting the remote teaching system. In this context, the objective of this research was to identify the impacts of remote teaching in science classes in a municipal school in the city of Gravataí/RS. The research was conducted as a qualitative case study, using a questionnaire sent remotely to students and a school science teacher to collect data. This approach allowed a detailed analysis of the impacts of remote teaching in the science classes at this school, considering the perspectives of the students and the teacher who needed to deepen her knowledge about the use of digital resources to enrich her classes and provide a more effective learning experience in the classroom. remote environment. An impact was also noticed regarding the organization with the study time on the part of the students, the ease of losing concentration and the difficulty of answering questions. Based on the results, it is clear that remote teaching needs to be rethought, considering not only operational and theoretical issues, but also the social, cultural, economic and psychological needs of students and teachers. This more comprehensive, people-centered approach is critical to ensuring an effective and inclusive educational experience in the context of distance learning.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino Remoto Emergencial (ERE)Ensino e aprendizagemScience teachingLearningRemote learningEstudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188390.pdf.txt001188390.pdf.txtExtracted Texttext/plain40767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267719/2/001188390.pdf.txt735895bd56ce33b0daba47f044dd7f9bMD52ORIGINAL001188390.pdfTexto completoapplication/pdf806231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267719/1/001188390.pdf53f92de4bc8f36e173976d92eee0de58MD5110183/2677192023-11-29 04:25:20.121945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-29T06:25:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
title |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
spellingShingle |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre Garcia, Camila Stefenon Ensino de ciências Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino e aprendizagem Science teaching Learning Remote learning |
title_short |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
title_full |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
title_fullStr |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
title_sort |
Estudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre |
author |
Garcia, Camila Stefenon |
author_facet |
Garcia, Camila Stefenon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Camila Stefenon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raupp, Daniele Trajano |
contributor_str_mv |
Raupp, Daniele Trajano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de ciências Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino e aprendizagem Science teaching Learning Remote learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Learning Remote learning |
description |
Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se adaptar, adotando o Sistema Remoto Emergencial de Ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos do Ensino Remoto nas aulas de Ciências em uma escola municipal da cidade de Gravataí/RS. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso qualitativo, empregando um questionário enviado remotamente aos estudantes e a uma professora da disciplina de Ciências da escola para coletar dados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada dos impactos do ensino remoto nas aulas de Ciências dessa escola, considerando as perspectivas dos alunos e da docente que precisou aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para enriquecer suas aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz no ambiente remoto. Foi percebido também impacto com relação a organização com o tempo de estudo por parte dos alunos, a facilidade para desconcentrar e a dificuldade de tirar dúvidas. Com base nos resultados, é evidente que o ensino remoto demanda atenção às questões operacionais e teóricas, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos alunos e professores. Essa abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas é fundamental para garantir uma experiência educacional eficaz e inclusiva no contexto do ensino a distância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-28T03:23:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267719 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001188390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267719 |
identifier_str_mv |
001188390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267719/2/001188390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267719/1/001188390.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
735895bd56ce33b0daba47f044dd7f9b 53f92de4bc8f36e173976d92eee0de58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447353180553216 |