O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Luiza Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222540
Resumo: Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia.
id UFRGS-2_fe6005f7b0596163c6c980f2e81cabf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ana Luiza PintoCostella, Roselane Zordan2021-06-22T04:25:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/222540001127222Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia.application/pdfporEnsino de geografiaGeotecnologiaEnsino Remoto Emergencial (ERE)O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127222.pdf.txt001127222.pdf.txtExtracted Texttext/plain59129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/2/001127222.pdf.txtd6e72688807b335449277dfac2b80e00MD52ORIGINAL001127222.pdfTexto completoapplication/pdf2691223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/1/001127222.pdf2ffcb5d0dd02ca7a41430cbd70770aa0MD5110183/2225402021-06-26 04:41:42.299052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
title O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
spellingShingle O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
Alves, Ana Luiza Pinto
Ensino de geografia
Geotecnologia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
title_short O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
title_full O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
title_fullStr O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
title_full_unstemmed O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
title_sort O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
author Alves, Ana Luiza Pinto
author_facet Alves, Ana Luiza Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Luiza Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geotecnologia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Ensino de geografia
Geotecnologia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
description Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-22T04:25:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222540
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127222
url http://hdl.handle.net/10183/222540
identifier_str_mv 001127222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/2/001127222.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/1/001127222.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6e72688807b335449277dfac2b80e00
2ffcb5d0dd02ca7a41430cbd70770aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224607925010432