O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222540 |
Resumo: | Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia. |
id |
UFRGS-2_fe6005f7b0596163c6c980f2e81cabf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222540 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ana Luiza PintoCostella, Roselane Zordan2021-06-22T04:25:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/222540001127222Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia.application/pdfporEnsino de geografiaGeotecnologiaEnsino Remoto Emergencial (ERE)O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127222.pdf.txt001127222.pdf.txtExtracted Texttext/plain59129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/2/001127222.pdf.txtd6e72688807b335449277dfac2b80e00MD52ORIGINAL001127222.pdfTexto completoapplication/pdf2691223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/1/001127222.pdf2ffcb5d0dd02ca7a41430cbd70770aa0MD5110183/2225402021-06-26 04:41:42.299052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
title |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
spellingShingle |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas Alves, Ana Luiza Pinto Ensino de geografia Geotecnologia Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
title_short |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
title_full |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
title_fullStr |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
title_sort |
O Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivas |
author |
Alves, Ana Luiza Pinto |
author_facet |
Alves, Ana Luiza Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Luiza Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geotecnologia Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Ensino de geografia Geotecnologia Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
description |
Durante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-22T04:25:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222540 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127222 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222540 |
identifier_str_mv |
001127222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/2/001127222.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222540/1/001127222.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6e72688807b335449277dfac2b80e00 2ffcb5d0dd02ca7a41430cbd70770aa0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447277029818368 |