Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61854
Resumo: Abordo, aqui, teorizações e políticas contemporâneas de gênero focalizando tensões que permeiam essas teorizações. Retomo, brevemente, aspectos históricos que permitem compreender a introdução do conceito de gênero no campo dos Estudos Feministas e discuto desdobramentos teóricos e políticos decorrentes de sua utilização. Apresento alguns resultados de investigações que problematizam posições de sujeito mulher e, especialmente, de sujeito mãe, em discursos que atravessam políticas e programas atuais de educação e saúde. Finalizo sugerindo que estudos que articulam gênero, saúde e educação, nessa perspectiva, contribuem para compreender e delimitar redes de poder que se colocam em movimento com determinados conhecimentos, ênfases educativas, instrumentos de diagnóstico e modos de assistir e educar mulheres, homens e crianças, nesses campos, na atualidade.
id UFRGS-2_c1ddefef4d410355612b83eca6b06929
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann2012-12-13T01:35:33Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/61854000455330Abordo, aqui, teorizações e políticas contemporâneas de gênero focalizando tensões que permeiam essas teorizações. Retomo, brevemente, aspectos históricos que permitem compreender a introdução do conceito de gênero no campo dos Estudos Feministas e discuto desdobramentos teóricos e políticos decorrentes de sua utilização. Apresento alguns resultados de investigações que problematizam posições de sujeito mulher e, especialmente, de sujeito mãe, em discursos que atravessam políticas e programas atuais de educação e saúde. Finalizo sugerindo que estudos que articulam gênero, saúde e educação, nessa perspectiva, contribuem para compreender e delimitar redes de poder que se colocam em movimento com determinados conhecimentos, ênfases educativas, instrumentos de diagnóstico e modos de assistir e educar mulheres, homens e crianças, nesses campos, na atualidade.This text approaches contemporary gender theories and politics focusing on the tensions permeating these theories. It briefly revisits historical aspects to introduce an understanding of the to the concept of gender in the field of Feminist Studies, and discusses the theoretical and political developments associated with its use. It presents some results from investigations that make the positions of the subject of woman, and particularly the subject of mother, problematic in discourses running through current health and education policies and programs. It concludes by suggesting that studies relating gender, health and education from this perspective contribute to understanding and outlining power structures that come into play with certain educational emphases, knowledge, diagnostic instruments, and ways of assisting and educating women, men and children in these areas today.Abordo teorizaciones y políticas contemporáneas de género para focar las tensiones entremezcladas en ellas. Retomo, con brevedad, aspectos históricos que permiten comprender la introducción del concepto de género en el campo de los Estudios Feministas y discuto los desdoblamientos teóricos y políticos que recurren de su uso. Presento algunos resultados de investigaciones que problematizan posiciones de sujeto mujer, y especialmente, de sujeto madre, en discursos que atraviesan políticas y programas actuales de educación y salud. Finalizo al sugerir que estudios que articulan género, salud y educación, en esa perspectiva, contribuyen para comprender y delimitar redes de poder que se ponen en movimiento con determinados conocimientos, énfasis educativos, instrumentos de diagnósticos y modos de asistir y educar a mujeres, hombres y niños en dichos campos, en la actualidad.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 1 (jan./fev. 2004), p. 13-18GêneroFeminismoPolíticas públicasEnfermagemMulheresSaúdeGender theories and politicsHealth and education policiesGender and nursingTeorías y políticas de géneroPolíticas de educación y saludGénero y enfermeríaTeorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuaisTeorías y políticas de género : fragmentos históricos y desafíos actualesGender theory and politics : historical fragments and current challengesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000455330.pdf000455330.pdfTexto completoapplication/pdf47299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/1/000455330.pdfc38ef06c22bcd6965163ba152d152c78MD51TEXT000455330.pdf.txt000455330.pdf.txtExtracted Texttext/plain47337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/2/000455330.pdf.txtd1f5d5b19d129bf0e751830a9279a807MD52THUMBNAIL000455330.pdf.jpg000455330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/3/000455330.pdf.jpg4deb96311e1c04fc9b0f37ae0122bd88MD5310183/618542018-10-16 08:43:49.308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:43:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Teorías y políticas de género : fragmentos históricos y desafíos actuales
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Gender theory and politics : historical fragments and current challenges
title Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
spellingShingle Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Gênero
Feminismo
Políticas públicas
Enfermagem
Mulheres
Saúde
Gender theories and politics
Health and education policies
Gender and nursing
Teorías y políticas de género
Políticas de educación y salud
Género y enfermería
title_short Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
title_full Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
title_fullStr Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
title_full_unstemmed Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
title_sort Teorias e políticas de gênero : fragmentos históricos e desafios atuais
author Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_facet Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Feminismo
Políticas públicas
Enfermagem
Mulheres
Saúde
topic Gênero
Feminismo
Políticas públicas
Enfermagem
Mulheres
Saúde
Gender theories and politics
Health and education policies
Gender and nursing
Teorías y políticas de género
Políticas de educación y salud
Género y enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender theories and politics
Health and education policies
Gender and nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Teorías y políticas de género
Políticas de educación y salud
Género y enfermería
description Abordo, aqui, teorizações e políticas contemporâneas de gênero focalizando tensões que permeiam essas teorizações. Retomo, brevemente, aspectos históricos que permitem compreender a introdução do conceito de gênero no campo dos Estudos Feministas e discuto desdobramentos teóricos e políticos decorrentes de sua utilização. Apresento alguns resultados de investigações que problematizam posições de sujeito mulher e, especialmente, de sujeito mãe, em discursos que atravessam políticas e programas atuais de educação e saúde. Finalizo sugerindo que estudos que articulam gênero, saúde e educação, nessa perspectiva, contribuem para compreender e delimitar redes de poder que se colocam em movimento com determinados conhecimentos, ênfases educativas, instrumentos de diagnóstico e modos de assistir e educar mulheres, homens e crianças, nesses campos, na atualidade.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-13T01:35:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61854
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000455330
identifier_str_mv 0034-7167
000455330
url http://hdl.handle.net/10183/61854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 1 (jan./fev. 2004), p. 13-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/1/000455330.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/2/000455330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61854/3/000455330.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c38ef06c22bcd6965163ba152d152c78
d1f5d5b19d129bf0e751830a9279a807
4deb96311e1c04fc9b0f37ae0122bd88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224780064489472