Objetos de aprendizagem como potencializadores para a significação do estudo da biologia no Colégio Estadual Padre Rambo, Porto Alegre/ RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicola, Luciane Becker
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141409
Resumo: O uso das tecnologias pode trazer inúmeras contribuições na educação, como por exemplo, a autonomia do aluno no processo de aprendizagem bem como a inclusão digital aos alunos menos favorecidos. Os objetos de aprendizagem são materiais educacionais que se configuram como recursos reutilizáveis, acessíveis e que podem ser usados em diferentes plataformas e ainda contribuem com a significação de informações na construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação de dois objetos de aprendizagens, intitulados de objeto de aprendizagem 01 (texto e figuras) e objeto de aprendizagem 02 (animação da divisão celular mitose), com o objetivo de relatar os acréscimos e dificuldades perceptíveis no uso desses recursos na disciplina de biologia. Esta pesquisa foi conduzida em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Rambo, no município de Porto Alegre/RS. Através de um questionário inicial foi elaborado o perfil dos alunos, no sentido de se conhecer as limitações no uso da informática e descrever que tipo de usuário esse aluno é. Os objetos de aprendizagem foram aplicados em dias diferentes e cada um deles contou com um questionário próprio de perguntas específicas e pessoais sobre o objeto. A análise de dados indica que o objeto de aprendizagem 02 obteve a preferência dos alunos. Apesar de serem necessários estudos mais aprofundados para concluir se ocorreu aprendizagem significativa, a pesquisa deduziu que os objetos de aprendizagem são excelentes potencializadores para a compreensão do conteúdo de biologia e que as limitações no uso de conhecimentos de informática não foram relevantes para a execução da proposta desta pesquisa.
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