Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Rejane Kasting
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131225
Resumo: Parte-se do traço histórico de movimentos antirrealistas no século XX, o acento em suas diferenças e um denominador comum: a oposição a “uma visualidade fechada onde impera relações subjetivas a serem representadas”. O caráter antirrealista se torna uma espécie de norte para a produção teatral contemporânea. No entanto, trava-se um debate ao postular o arranjo realista como propulsor de estranhamento, lançando mão proposições de Roubine e conceitos extraídos de Lacan e Dunker. O realismo aparece como uma poética fundamentada na descrença do olhar ou no efeito de alucinação. Pretende-se alargar as perspectivas da aceitação do realismo como um dos possíveis campos de extração de materiais a serem misturados para a fabricação de novos arranjos contemporâneos.
id UFRGS-2_c228ce32aeb93665bde819764f55f9fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arruda, Rejane Kasting2015-12-19T02:39:09Z20141519-275Xhttp://hdl.handle.net/10183/131225000953821Parte-se do traço histórico de movimentos antirrealistas no século XX, o acento em suas diferenças e um denominador comum: a oposição a “uma visualidade fechada onde impera relações subjetivas a serem representadas”. O caráter antirrealista se torna uma espécie de norte para a produção teatral contemporânea. No entanto, trava-se um debate ao postular o arranjo realista como propulsor de estranhamento, lançando mão proposições de Roubine e conceitos extraídos de Lacan e Dunker. O realismo aparece como uma poética fundamentada na descrença do olhar ou no efeito de alucinação. Pretende-se alargar as perspectivas da aceitação do realismo como um dos possíveis campos de extração de materiais a serem misturados para a fabricação de novos arranjos contemporâneos.Starts from a historic trace of anti-realistic movement of the twentieth century, the accent on their differences and a common denominator: the opposition to “a closed visuality where it reigns subjective relationships to be represented”. the anti-realistic character becomes a kind of guidance to the contemporary theatrical production. However, locking a debate by postulating realistic arrangement as propellant of estrangement, resorting Roubine’s propositions and concepts from Lacan and Dunker. The realism appears as a poetic grounded in the disbelief of the look or the effect of hallucination. It is intended to enlarge the perspective of acceptance of realism as one of the possible fields of extraction materials to be mixed for fabrication of new contemporary arrangements.application/pdfporCena. Porto Alegre. N. 15 (2014), 17 p.Teatro contemporâneoTeatro pós-dramáticoRealismoPoética cênicaContemporary theaterPost-dramaticRealismPoetic scenicArranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbridoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953821.pdf000953821.pdfTexto completoapplication/pdf1108093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/1/000953821.pdfec0c8697ef7f94e01973d8588d7230d1MD51TEXT000953821.pdf.txt000953821.pdf.txtExtracted Texttext/plain47955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/2/000953821.pdf.txte7afea41201e3a569441915b45450710MD52THUMBNAIL000953821.pdf.jpg000953821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/3/000953821.pdf.jpg10c5cf32030e1bbf3636e1c66c97f203MD5310183/1312252019-11-22 05:02:44.269846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T07:02:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
title Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
spellingShingle Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
Arruda, Rejane Kasting
Teatro contemporâneo
Teatro pós-dramático
Realismo
Poética cênica
Contemporary theater
Post-dramatic
Realism
Poetic scenic
title_short Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
title_full Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
title_fullStr Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
title_full_unstemmed Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
title_sort Arranjos paradigmáticos como campo de extração para um jogo de enquadramentos híbrido
author Arruda, Rejane Kasting
author_facet Arruda, Rejane Kasting
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Rejane Kasting
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro contemporâneo
Teatro pós-dramático
Realismo
Poética cênica
topic Teatro contemporâneo
Teatro pós-dramático
Realismo
Poética cênica
Contemporary theater
Post-dramatic
Realism
Poetic scenic
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary theater
Post-dramatic
Realism
Poetic scenic
description Parte-se do traço histórico de movimentos antirrealistas no século XX, o acento em suas diferenças e um denominador comum: a oposição a “uma visualidade fechada onde impera relações subjetivas a serem representadas”. O caráter antirrealista se torna uma espécie de norte para a produção teatral contemporânea. No entanto, trava-se um debate ao postular o arranjo realista como propulsor de estranhamento, lançando mão proposições de Roubine e conceitos extraídos de Lacan e Dunker. O realismo aparece como uma poética fundamentada na descrença do olhar ou no efeito de alucinação. Pretende-se alargar as perspectivas da aceitação do realismo como um dos possíveis campos de extração de materiais a serem misturados para a fabricação de novos arranjos contemporâneos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-19T02:39:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131225
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-275X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953821
identifier_str_mv 1519-275X
000953821
url http://hdl.handle.net/10183/131225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cena. Porto Alegre. N. 15 (2014), 17 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/1/000953821.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/2/000953821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131225/3/000953821.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec0c8697ef7f94e01973d8588d7230d1
e7afea41201e3a569441915b45450710
10c5cf32030e1bbf3636e1c66c97f203
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893078962176