O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115744 |
Resumo: | Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente. |
id |
UFRGS-2_c23b5fd694b1266ef813609943543426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115744 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Krug, Camila de FátimaSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2015-05-01T01:58:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/115744000954708Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.application/pdfporGêneroCorpoEducação infantilInfânciaO chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954708.pdf000954708.pdfTexto completoapplication/pdf526394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/1/000954708.pdfed8982cd7bdb7a8b23f96085538b3d57MD51TEXT000954708.pdf.txt000954708.pdf.txtExtracted Texttext/plain75032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/2/000954708.pdf.txtd988e9d13d8b915e05a1e828f8612b8bMD52THUMBNAIL000954708.pdf.jpg000954708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/3/000954708.pdf.jpgf3d0108f440a7bdbb6ce9578381669d4MD5310183/1157442018-10-22 07:39:06.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115744Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
title |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
spellingShingle |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil Krug, Camila de Fátima Gênero Corpo Educação infantil Infância |
title_short |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
title_full |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
title_fullStr |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
title_sort |
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil |
author |
Krug, Camila de Fátima |
author_facet |
Krug, Camila de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Camila de Fátima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Corpo Educação infantil Infância |
topic |
Gênero Corpo Educação infantil Infância |
description |
Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115744 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954708 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115744 |
identifier_str_mv |
000954708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/1/000954708.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/2/000954708.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/3/000954708.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed8982cd7bdb7a8b23f96085538b3d57 d988e9d13d8b915e05a1e828f8612b8b f3d0108f440a7bdbb6ce9578381669d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724579525689344 |