O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Camila de Fátima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115744
Resumo: Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.
id UFRGS-2_c23b5fd694b1266ef813609943543426
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krug, Camila de FátimaSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2015-05-01T01:58:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/115744000954708Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.application/pdfporGêneroCorpoEducação infantilInfânciaO chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954708.pdf000954708.pdfTexto completoapplication/pdf526394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/1/000954708.pdfed8982cd7bdb7a8b23f96085538b3d57MD51TEXT000954708.pdf.txt000954708.pdf.txtExtracted Texttext/plain75032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/2/000954708.pdf.txtd988e9d13d8b915e05a1e828f8612b8bMD52THUMBNAIL000954708.pdf.jpg000954708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/3/000954708.pdf.jpgf3d0108f440a7bdbb6ce9578381669d4MD5310183/1157442018-10-22 07:39:06.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115744Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
title O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
spellingShingle O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
Krug, Camila de Fátima
Gênero
Corpo
Educação infantil
Infância
title_short O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
title_full O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
title_fullStr O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
title_full_unstemmed O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
title_sort O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
author Krug, Camila de Fátima
author_facet Krug, Camila de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Camila de Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Corpo
Educação infantil
Infância
topic Gênero
Corpo
Educação infantil
Infância
description Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954708
url http://hdl.handle.net/10183/115744
identifier_str_mv 000954708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/1/000954708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/2/000954708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115744/3/000954708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed8982cd7bdb7a8b23f96085538b3d57
d988e9d13d8b915e05a1e828f8612b8b
f3d0108f440a7bdbb6ce9578381669d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724579525689344