O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Camila de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170587
Resumo: Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no município de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.
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spelling Krug, Camila de FátimaSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2017-11-25T02:27:07Z20161980-4512http://hdl.handle.net/10183/170587001051239Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no município de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.This is the report of a survey conducted in a public day care center in the municipality of Porto Alegre-RS. This research was conducted in a qualitative approach in a cultural perspective of the body and gender concepts with case study design. Analyses are anchored in this perspective, from the reflection of scenes observed and selected in the routine of a group of Maternal room 2. The results indicate that the representations of gender markers attributed to the female and male in our society are interwoven with the pedagogical, preventing at times the children to participate in activities such as the exploration of artistic imprint materials, and others, urging their participation, as in the example of costumes. It is thus intended that the notes made with the research can contribute to the reflection on the connections between body and gender in early childhood education, and teaching practice.application/pdfporZero-a-Seis. Florianópolis. Vol. 18, n. 34 (jul./dez. 2016), p. 249-266CorpoGêneroInfânciaEducação infantilBodyGenreChildhoodChildren educationO chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantilPink slipper : body and gender in early children educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051239.pdf001051239.pdfTexto completoapplication/pdf754383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170587/1/001051239.pdf8182e69e02e1f453a61b2bd62f470164MD51TEXT001051239.pdf.txt001051239.pdf.txtExtracted Texttext/plain4298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170587/2/001051239.pdf.txtdf57ef029d2a2f1c02d1bcec84e3ab56MD5210183/1705872018-04-14 03:41:49.894676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-14T06:41:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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