Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105139 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário. |
id |
UFRGS-2_c24c2319bb54da14ecb845283f27639b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105139 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, André da silvaSchroeder, Daniela Norci2014-10-31T02:17:18Z2014http://hdl.handle.net/10183/105139000941275O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário.El presente trabajo de conclusión de curso se insiere en el campo de la Lingüística Aplicada, más específicamente en la enseñanza de la Lengua Española. Con la creciente demanda de cursos de lenguas adicionales debido a los grandes eventos deportivos que se realizarán próximamente – Copa del Mundo Fifa 2014 y Juegos Olímpicos Rio 2016 – analizaré los procedimientos didácticos empleados en las clases del curso Español para vendedores, en el cual he sido profesor y que ha tenido como objetivo principal desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje en ese idioma. De esta manera, será posible agregar conocimientos sobre el tema y colaborar con el aumento del espacio dedicado a la misma. Voy a orientar el estudio de caso con un marco teórico amplio, pero utilizando-me principalmente del enfoque socio interaccionista de Vygotsky al aprendizaje. Estas razones corroboran la importancia en profundizarse en este tema y su carácter inédito, visto que se trata de una contribución basada en la acción práctica de un educador universitario.application/pdfporLíngua adicionalEnsino-aprendizagemLíngua espanholaSociointeracionismoLengua adicionalEnseñanza-aprendizaje de lengua españolaSocio interaccionismoProcedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941275.pdf000941275.pdfTexto completoapplication/pdf3424927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/1/000941275.pdfb7fefd7cc5d91cc4cfe5974e5ef49903MD51TEXT000941275.pdf.txt000941275.pdf.txtExtracted Texttext/plain68911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/2/000941275.pdf.txt86ee89bcc48d8acac3f9adab6f0197cbMD52THUMBNAIL000941275.pdf.jpg000941275.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/3/000941275.pdf.jpg3a04688de229e8b8fddd5599fdc3a37fMD5310183/1051392022-08-06 04:47:19.270002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
title |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
spellingShingle |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso Ribeiro, André da silva Língua adicional Ensino-aprendizagem Língua espanhola Sociointeracionismo Lengua adicional Enseñanza-aprendizaje de lengua española Socio interaccionismo |
title_short |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
title_full |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
title_fullStr |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
title_sort |
Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso |
author |
Ribeiro, André da silva |
author_facet |
Ribeiro, André da silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, André da silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schroeder, Daniela Norci |
contributor_str_mv |
Schroeder, Daniela Norci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua adicional Ensino-aprendizagem Língua espanhola Sociointeracionismo |
topic |
Língua adicional Ensino-aprendizagem Língua espanhola Sociointeracionismo Lengua adicional Enseñanza-aprendizaje de lengua española Socio interaccionismo |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Lengua adicional Enseñanza-aprendizaje de lengua española Socio interaccionismo |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-31T02:17:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105139 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941275 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105139 |
identifier_str_mv |
000941275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/1/000941275.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/2/000941275.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/3/000941275.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7fefd7cc5d91cc4cfe5974e5ef49903 86ee89bcc48d8acac3f9adab6f0197cb 3a04688de229e8b8fddd5599fdc3a37f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447135895683072 |