Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, André da silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105139
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário.
id UFRGS-2_c24c2319bb54da14ecb845283f27639b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105139
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, André da silvaSchroeder, Daniela Norci2014-10-31T02:17:18Z2014http://hdl.handle.net/10183/105139000941275O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário.El presente trabajo de conclusión de curso se insiere en el campo de la Lingüística Aplicada, más específicamente en la enseñanza de la Lengua Española. Con la creciente demanda de cursos de lenguas adicionales debido a los grandes eventos deportivos que se realizarán próximamente – Copa del Mundo Fifa 2014 y Juegos Olímpicos Rio 2016 – analizaré los procedimientos didácticos empleados en las clases del curso Español para vendedores, en el cual he sido profesor y que ha tenido como objetivo principal desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje en ese idioma. De esta manera, será posible agregar conocimientos sobre el tema y colaborar con el aumento del espacio dedicado a la misma. Voy a orientar el estudio de caso con un marco teórico amplio, pero utilizando-me principalmente del enfoque socio interaccionista de Vygotsky al aprendizaje. Estas razones corroboran la importancia en profundizarse en este tema y su carácter inédito, visto que se trata de una contribución basada en la acción práctica de un educador universitario.application/pdfporLíngua adicionalEnsino-aprendizagemLíngua espanholaSociointeracionismoLengua adicionalEnseñanza-aprendizaje de lengua españolaSocio interaccionismoProcedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941275.pdf000941275.pdfTexto completoapplication/pdf3424927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/1/000941275.pdfb7fefd7cc5d91cc4cfe5974e5ef49903MD51TEXT000941275.pdf.txt000941275.pdf.txtExtracted Texttext/plain68911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/2/000941275.pdf.txt86ee89bcc48d8acac3f9adab6f0197cbMD52THUMBNAIL000941275.pdf.jpg000941275.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/3/000941275.pdf.jpg3a04688de229e8b8fddd5599fdc3a37fMD5310183/1051392022-08-06 04:47:19.270002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
title Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
spellingShingle Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
Ribeiro, André da silva
Língua adicional
Ensino-aprendizagem
Língua espanhola
Sociointeracionismo
Lengua adicional
Enseñanza-aprendizaje de lengua española
Socio interaccionismo
title_short Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
title_full Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
title_fullStr Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
title_full_unstemmed Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
title_sort Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
author Ribeiro, André da silva
author_facet Ribeiro, André da silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, André da silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schroeder, Daniela Norci
contributor_str_mv Schroeder, Daniela Norci
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Ensino-aprendizagem
Língua espanhola
Sociointeracionismo
topic Língua adicional
Ensino-aprendizagem
Língua espanhola
Sociointeracionismo
Lengua adicional
Enseñanza-aprendizaje de lengua española
Socio interaccionismo
dc.subject.spa.fl_str_mv Lengua adicional
Enseñanza-aprendizaje de lengua española
Socio interaccionismo
description O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-31T02:17:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941275
url http://hdl.handle.net/10183/105139
identifier_str_mv 000941275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/1/000941275.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/2/000941275.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105139/3/000941275.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7fefd7cc5d91cc4cfe5974e5ef49903
86ee89bcc48d8acac3f9adab6f0197cb
3a04688de229e8b8fddd5599fdc3a37f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447135895683072