A ascensão do bolsonarismo e as políticas educacionais do governo Bolsonaro : um estudo de caso da socialização política dos jovens no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Schenkel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264373
Resumo: O presente estudo busca analisar a relação entre o bolsonarismo e as políticas educacionais, além de verificar os impactos da ascensão desse movimento na socialização política dos jovens no sul do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa com métodos qualitativos e quantitativos. Para a elaboração do presente estudo foi analisado um vasto material bibliográfico e jornalístico, bem como dados coletados em um survey, aplicado pela pesquisa “Democracia, valores políticos e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil”, realizada pelo Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPESAL - UFRGS). Os resultados das análises do presente trabalho apontam que o bolsonarismo contribuiu para a precarização da educação nacional e influenciou negativamente o processo de socialização política dos jovens no sul do Brasil, corroborando com a internalização de valores autoritários e antidemocráticos.
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