As representações de masculinidades em anúncios publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37482 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar as representações das masculinidades no discurso publicitário de anúncios veiculados no Brasil. Com base nos conceitos de gênero e hegemonia, será destacado um painel sobre a história de relações de poder pelo viés das masculinidade hegemônica, definida como um estado nas relações de poder e que se impõe sobre outras identidades de gênero. Assim, mostrarei como essa masculinidade é representada no ambiente do futebol. Num segundo momento, este trabalho tratará da importância do discurso publicitário como elemento representante de identidade nacional e a importância do futebol como aspecto da formação desta identidade. Finalmente, um filme publicitário será analisado para que sejam identificados características que vão ao encontro de um discurso masculino hegemônico que se apropria deste aspecto aglutinador da nação brasileira. |
id |
UFRGS-2_c2e7c010bb2881703aee5170e7544d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37482 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreno, Guilherme DornelesRodrigues, André Iribure2012-03-14T01:20:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/37482000820320Este trabalho busca analisar as representações das masculinidades no discurso publicitário de anúncios veiculados no Brasil. Com base nos conceitos de gênero e hegemonia, será destacado um painel sobre a história de relações de poder pelo viés das masculinidade hegemônica, definida como um estado nas relações de poder e que se impõe sobre outras identidades de gênero. Assim, mostrarei como essa masculinidade é representada no ambiente do futebol. Num segundo momento, este trabalho tratará da importância do discurso publicitário como elemento representante de identidade nacional e a importância do futebol como aspecto da formação desta identidade. Finalmente, um filme publicitário será analisado para que sejam identificados características que vão ao encontro de um discurso masculino hegemônico que se apropria deste aspecto aglutinador da nação brasileira.application/pdfporDiscurso publicitárioMasculinidadeFutebolAs representações de masculinidades em anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820320.pdf.txt000820320.pdf.txtExtracted Texttext/plain81679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/2/000820320.pdf.txte4084f021097d63412a122825cb2e52bMD52ORIGINAL000820320.pdf000820320.pdfTexto completoapplication/pdf4187247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/1/000820320.pdfa892134368493e028844b5902d55489eMD51THUMBNAIL000820320.pdf.jpg000820320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/3/000820320.pdf.jpga4eb5bb86c956ffeffc696dbfb63efb2MD5310183/374822018-10-10 07:58:29.491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
title |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
spellingShingle |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários Moreno, Guilherme Dorneles Discurso publicitário Masculinidade Futebol |
title_short |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
title_full |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
title_fullStr |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
title_full_unstemmed |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
title_sort |
As representações de masculinidades em anúncios publicitários |
author |
Moreno, Guilherme Dorneles |
author_facet |
Moreno, Guilherme Dorneles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Guilherme Dorneles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso publicitário Masculinidade Futebol |
topic |
Discurso publicitário Masculinidade Futebol |
description |
Este trabalho busca analisar as representações das masculinidades no discurso publicitário de anúncios veiculados no Brasil. Com base nos conceitos de gênero e hegemonia, será destacado um painel sobre a história de relações de poder pelo viés das masculinidade hegemônica, definida como um estado nas relações de poder e que se impõe sobre outras identidades de gênero. Assim, mostrarei como essa masculinidade é representada no ambiente do futebol. Num segundo momento, este trabalho tratará da importância do discurso publicitário como elemento representante de identidade nacional e a importância do futebol como aspecto da formação desta identidade. Finalmente, um filme publicitário será analisado para que sejam identificados características que vão ao encontro de um discurso masculino hegemônico que se apropria deste aspecto aglutinador da nação brasileira. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-14T01:20:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37482 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820320 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37482 |
identifier_str_mv |
000820320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/2/000820320.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/1/000820320.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37482/3/000820320.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4084f021097d63412a122825cb2e52b a892134368493e028844b5902d55489e a4eb5bb86c956ffeffc696dbfb63efb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224423011778560 |