Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Camila Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253783
Resumo: Apresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Descreve o contexto da pesquisa, relacionado à realidade encontrada pelos bibliotecários escolares. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados a bibliotecários/as, sujeitos do estudo. A análise dos dados na observação das características profissionais desses sujeitos, de modo a identificar seu preparo para administração e o alinhamento entre as bibliotecas e os planejamentos estratégicos das escolas. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os(as) bibliotecários(as) buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que os possibilitem serem melhores gestores e, assim, alinhar a biblioteca com as instituições em que atuam.
id UFRGS-2_c3877cd748a56056eba02c2715b90b58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253783
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bittencourt, Camila RodriguesMoro, Eliane Lourdes da SilvaMassoni, Luis Fernando Herbert2023-01-17T05:05:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/253783001157318Apresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Descreve o contexto da pesquisa, relacionado à realidade encontrada pelos bibliotecários escolares. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados a bibliotecários/as, sujeitos do estudo. A análise dos dados na observação das características profissionais desses sujeitos, de modo a identificar seu preparo para administração e o alinhamento entre as bibliotecas e os planejamentos estratégicos das escolas. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os(as) bibliotecários(as) buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que os possibilitem serem melhores gestores e, assim, alinhar a biblioteca com as instituições em que atuam.This paper presents a study on private school libraries management and their alignment with strategic planning. It addresses the library’s role, its users and how it is inserted in the school community. It conceptualizes strategic planning and its importance in libraries day-to-day. It highlights the relevance of the professional competence of librarians as managers of the libraries in which they work. It describes the research context related to the reality encountered by school librarians. It uses the case study methodology, from the private school libraries perspective, and the qualitative research comes from basic nature, with an exploratory approach. The data was collected through the questionnaire with librarians, subjects of the study. The data analyses, by observing the professional characteristics of the subjects, in order to identify their preparation to administer, and the alignment between the libraries and the schools strategic planning. It concludes that some libraries are still scrapped from the institutions' strategic planning, but that librarians are improving their professional training in order to develop skills that enable them to be better managers and therefore align the library with the institutions in which they work.application/pdfporBiblioteca escolarGestão de bibliotecasPlanejamento estratégicoPrivate school libraryStrategic planningLibrary managementLibrarian competenciesGestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157318.pdf.txt001157318.pdf.txtExtracted Texttext/plain101516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253783/2/001157318.pdf.txt2f8f1f1eae39b73900dc6b8dd98122e9MD52ORIGINAL001157318.pdfTexto completoapplication/pdf910578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253783/1/001157318.pdf01d986d0e325ab8f79765b42b080bbcaMD5110183/2537832023-01-18 06:02:49.534234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253783Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:02:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
title Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
spellingShingle Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
Bittencourt, Camila Rodrigues
Biblioteca escolar
Gestão de bibliotecas
Planejamento estratégico
Private school library
Strategic planning
Library management
Librarian competencies
title_short Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
title_full Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
title_fullStr Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
title_full_unstemmed Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
title_sort Gestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
author Bittencourt, Camila Rodrigues
author_facet Bittencourt, Camila Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Camila Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Massoni, Luis Fernando Herbert
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
Massoni, Luis Fernando Herbert
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Gestão de bibliotecas
Planejamento estratégico
topic Biblioteca escolar
Gestão de bibliotecas
Planejamento estratégico
Private school library
Strategic planning
Library management
Librarian competencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Private school library
Strategic planning
Library management
Librarian competencies
description Apresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Descreve o contexto da pesquisa, relacionado à realidade encontrada pelos bibliotecários escolares. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados a bibliotecários/as, sujeitos do estudo. A análise dos dados na observação das características profissionais desses sujeitos, de modo a identificar seu preparo para administração e o alinhamento entre as bibliotecas e os planejamentos estratégicos das escolas. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os(as) bibliotecários(as) buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que os possibilitem serem melhores gestores e, assim, alinhar a biblioteca com as instituições em que atuam.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-17T05:05:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253783
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157318
url http://hdl.handle.net/10183/253783
identifier_str_mv 001157318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253783/2/001157318.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253783/1/001157318.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f8f1f1eae39b73900dc6b8dd98122e9
01d986d0e325ab8f79765b42b080bbca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447328260096000