Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142453 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre o emprego de um sistema que utiliza técnicas de mineração de dados para identificar perfis de evasão e mau desempenho de alunos em um contexto de educação a distância, com o objetivo de alertar professores sobre a situação destes estudantes. Os alertas dão suporte à atuação do professor no acompanhamento dos processos de aprendizagem, com o monitoramento de perfis de alunos e de eventos no ambiente, notificando o professor sobre grupos de alunos que compartilham necessidades específicas. Os resultados de experimentos envolvendo 1780 alunos permitiram concluir que o sistema de alerta proposto pode contribuir com o aumento dos índices de aprovação e redução dos índices de evasão de disciplinas na modalidade à distância. Durante a pesquisa, também foi possível observar que o sistema de alertas contribuiu de maneira significativa na gestão do ambiente virtual de aprendizagem. Muitas das práticas docentes para engajamento dos alunos em seus estudos, bem como de resgate dos estudantes em processo de evasão, foram realizadas a partir do encaminhamento de mensagens aos alunos. A pesquisa mostrou ainda um alto nível de satisfação dos estudantes com relação a estrutura do curso e diálogo/comunicação com o professor. Também foram positivos os resultados quanto à percepção dos estudantes com relação a sua autonomia na realização das atividades do curso. |
id |
UFRGS-2_c3d0395411756a533830b63610ba6b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142453 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kampff, Adriana Justin CerveiraFerreira, Vinicius HartmannReategui, Eliseo BerniLima, Jose Valdeni de2016-06-10T02:09:11Z20141695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/142453000987102Este artigo apresenta um estudo sobre o emprego de um sistema que utiliza técnicas de mineração de dados para identificar perfis de evasão e mau desempenho de alunos em um contexto de educação a distância, com o objetivo de alertar professores sobre a situação destes estudantes. Os alertas dão suporte à atuação do professor no acompanhamento dos processos de aprendizagem, com o monitoramento de perfis de alunos e de eventos no ambiente, notificando o professor sobre grupos de alunos que compartilham necessidades específicas. Os resultados de experimentos envolvendo 1780 alunos permitiram concluir que o sistema de alerta proposto pode contribuir com o aumento dos índices de aprovação e redução dos índices de evasão de disciplinas na modalidade à distância. Durante a pesquisa, também foi possível observar que o sistema de alertas contribuiu de maneira significativa na gestão do ambiente virtual de aprendizagem. Muitas das práticas docentes para engajamento dos alunos em seus estudos, bem como de resgate dos estudantes em processo de evasão, foram realizadas a partir do encaminhamento de mensagens aos alunos. A pesquisa mostrou ainda um alto nível de satisfação dos estudantes com relação a estrutura do curso e diálogo/comunicação com o professor. Também foram positivos os resultados quanto à percepção dos estudantes com relação a sua autonomia na realização das atividades do curso.This article presents a study about the use of a system that employs data mining techniques to identify student evasion and poor performance profiles in a distance learning context, with the goal to alert teachers about the situation of these students. The alert system supports the role of the teacher in monitoring the learning process, keeping track of events and notifying teachers about groups of students who share specific needs. Experimental results involving 1780 students showed that the proposed alert system contributed to increase approval rates and reduce dropout rates in distance learning courses. It was also possible to observe that the alert system contributed significantly to the management of the virtual learning environment. Many of the teaching practices to engage students in their studies and rescue them from evading were based on email message exchanges. The research also showed a high level of student satisfaction regarding the course structure and their communication with the teachers. Results were also positive regarding the perception of students with respect to their autonomy in carrying out course activities.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2014), p. 6176EvasãoEnsino a distânciaInformática na educaçãoEstatistica educacionalDistance LearningComputers In EducationArtificial IntelligenceEvasionEducational StatisticsIdentificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distânciaIdentifying Evasion and Poor Performance Profiles for the Generation of Alerts in a Distance Learning Context Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987102.pdf000987102.pdfTexto completoapplication/pdf858703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/1/000987102.pdf07cfefb73bfaff26e56df3886d9d9073MD51TEXT000987102.pdf.txt000987102.pdf.txtExtracted Texttext/plain61870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/2/000987102.pdf.txt054b651422900183c8472d07185e4a82MD52THUMBNAIL000987102.pdf.jpg000987102.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/3/000987102.pdf.jpg484819b9d95e9dee2814617eb5c33d37MD5310183/1424532021-12-06 05:36:09.260309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Identifying Evasion and Poor Performance Profiles for the Generation of Alerts in a Distance Learning Context |
title |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
spellingShingle |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância Kampff, Adriana Justin Cerveira Evasão Ensino a distância Informática na educação Estatistica educacional Distance Learning Computers In Education Artificial Intelligence Evasion Educational Statistics |
title_short |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
title_full |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
title_fullStr |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
title_sort |
Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância |
author |
Kampff, Adriana Justin Cerveira |
author_facet |
Kampff, Adriana Justin Cerveira Ferreira, Vinicius Hartmann Reategui, Eliseo Berni Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Vinicius Hartmann Reategui, Eliseo Berni Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kampff, Adriana Justin Cerveira Ferreira, Vinicius Hartmann Reategui, Eliseo Berni Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Ensino a distância Informática na educação Estatistica educacional |
topic |
Evasão Ensino a distância Informática na educação Estatistica educacional Distance Learning Computers In Education Artificial Intelligence Evasion Educational Statistics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Learning Computers In Education Artificial Intelligence Evasion Educational Statistics |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre o emprego de um sistema que utiliza técnicas de mineração de dados para identificar perfis de evasão e mau desempenho de alunos em um contexto de educação a distância, com o objetivo de alertar professores sobre a situação destes estudantes. Os alertas dão suporte à atuação do professor no acompanhamento dos processos de aprendizagem, com o monitoramento de perfis de alunos e de eventos no ambiente, notificando o professor sobre grupos de alunos que compartilham necessidades específicas. Os resultados de experimentos envolvendo 1780 alunos permitiram concluir que o sistema de alerta proposto pode contribuir com o aumento dos índices de aprovação e redução dos índices de evasão de disciplinas na modalidade à distância. Durante a pesquisa, também foi possível observar que o sistema de alertas contribuiu de maneira significativa na gestão do ambiente virtual de aprendizagem. Muitas das práticas docentes para engajamento dos alunos em seus estudos, bem como de resgate dos estudantes em processo de evasão, foram realizadas a partir do encaminhamento de mensagens aos alunos. A pesquisa mostrou ainda um alto nível de satisfação dos estudantes com relação a estrutura do curso e diálogo/comunicação com o professor. Também foram positivos os resultados quanto à percepção dos estudantes com relação a sua autonomia na realização das atividades do curso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-10T02:09:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142453 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1695-288x |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987102 |
identifier_str_mv |
1695-288x 000987102 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2014), p. 6176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/1/000987102.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/2/000987102.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142453/3/000987102.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07cfefb73bfaff26e56df3886d9d9073 054b651422900183c8472d07185e4a82 484819b9d95e9dee2814617eb5c33d37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224902983811072 |