O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95911 |
Resumo: | Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor. |
id |
UFRGS-2_c3d433221a47addc49da261faafb0d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soletti, Andréia PagnanCosta, Valéria Machado da2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95911000911678Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor.There are many medias that circle us currently and they need to be integrated in the school context. This paper wants to show the use of the radio, more accurately of the music, how an instrument that helps the teaching and the learning process in different areas of the knowledge. For this, four questionnaires went developed, one to the directors, one to the teachers, one to the students and to the employees too; they checked the importance of the radio to each group. At the same time, were asked to teachers exemplify the use of radio and music in their classes. The results show that music and radio are used basically with three objectives: as relaxation and emotional element during the classes and/or assessments; as an element of reflection and criticism on daily life and its events and as a product of work by students and / or teachers, who through radio and music produce excellent works. The questionnaires showed that, in the context of research, the radio is a media that belongs to school community, and is thus a valuable tool for the teacher's work.application/pdfporEducação musicalMídiaRádioMusicMediaRadioO uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911678.pdf000911678.pdfTexto completoapplication/pdf525274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/1/000911678.pdf6b90329cef47617fa6489ca86a1959caMD51TEXT000911678.pdf.txt000911678.pdf.txtExtracted Texttext/plain101412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/2/000911678.pdf.txt89194342337fa907d69fa049351339edMD52THUMBNAIL000911678.pdf.jpg000911678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/3/000911678.pdf.jpg92ed6739cf38f7ad498fb128faf13d3aMD5310183/959112018-10-15 09:34:43.83oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
title |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
spellingShingle |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS Soletti, Andréia Pagnan Educação musical Mídia Rádio Music Media Radio |
title_short |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
title_full |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
title_fullStr |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
title_full_unstemmed |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
title_sort |
O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS |
author |
Soletti, Andréia Pagnan |
author_facet |
Soletti, Andréia Pagnan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soletti, Andréia Pagnan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Mídia Rádio |
topic |
Educação musical Mídia Rádio Music Media Radio |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Media Radio |
description |
Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911678 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95911 |
identifier_str_mv |
000911678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/1/000911678.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/2/000911678.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/3/000911678.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b90329cef47617fa6489ca86a1959ca 89194342337fa907d69fa049351339ed 92ed6739cf38f7ad498fb128faf13d3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127107567616 |