O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soletti, Andréia Pagnan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95911
Resumo: Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor.
id UFRGS-2_c3d433221a47addc49da261faafb0d92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95911
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soletti, Andréia PagnanCosta, Valéria Machado da2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95911000911678Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor.There are many medias that circle us currently and they need to be integrated in the school context. This paper wants to show the use of the radio, more accurately of the music, how an instrument that helps the teaching and the learning process in different areas of the knowledge. For this, four questionnaires went developed, one to the directors, one to the teachers, one to the students and to the employees too; they checked the importance of the radio to each group. At the same time, were asked to teachers exemplify the use of radio and music in their classes. The results show that music and radio are used basically with three objectives: as relaxation and emotional element during the classes and/or assessments; as an element of reflection and criticism on daily life and its events and as a product of work by students and / or teachers, who through radio and music produce excellent works. The questionnaires showed that, in the context of research, the radio is a media that belongs to school community, and is thus a valuable tool for the teacher's work.application/pdfporEducação musicalMídiaRádioMusicMediaRadioO uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911678.pdf000911678.pdfTexto completoapplication/pdf525274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/1/000911678.pdf6b90329cef47617fa6489ca86a1959caMD51TEXT000911678.pdf.txt000911678.pdf.txtExtracted Texttext/plain101412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/2/000911678.pdf.txt89194342337fa907d69fa049351339edMD52THUMBNAIL000911678.pdf.jpg000911678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/3/000911678.pdf.jpg92ed6739cf38f7ad498fb128faf13d3aMD5310183/959112018-10-15 09:34:43.83oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
title O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
spellingShingle O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
Soletti, Andréia Pagnan
Educação musical
Mídia
Rádio
Music
Media
Radio
title_short O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
title_full O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
title_fullStr O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
title_full_unstemmed O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
title_sort O uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RS
author Soletti, Andréia Pagnan
author_facet Soletti, Andréia Pagnan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soletti, Andréia Pagnan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Mídia
Rádio
topic Educação musical
Mídia
Rádio
Music
Media
Radio
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Media
Radio
description Muitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95911
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911678
url http://hdl.handle.net/10183/95911
identifier_str_mv 000911678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/1/000911678.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/2/000911678.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95911/3/000911678.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b90329cef47617fa6489ca86a1959ca
89194342337fa907d69fa049351339ed
92ed6739cf38f7ad498fb128faf13d3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127107567616