Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67771 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso sobre Gestão da Qualidade. Esta monografia constitui um estudo de caso em uma biblioteca, justificado pelo interesse em relacionar Gestão da Qualidade com o universo bibliotecário . Tem por objetivo geral verificar a aplicação dos requisitos de qualidade propostos pela NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI. Os objetivos específicos são: a) apontar os requisitos de gestão de qualidade propostos pela NBR ISO 9001; b) analisar o funcionamento da Biblioteca SICREDI; c) verificar a aplicação prática dos requisitos da NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI, com base em análise funcional. O referencial teórico aborda conceitos de gestão da qualidade e gestão da qualidade em serviços e apresenta a relação destes temas com a Biblioteconomia. Aborda também metodologias de Gestão da Qualidade e apresenta com mais detalhes os Prêmios de Qualidade e a implantação da NBR ISO 9001. A metodologia é qualitativa, e o método utilizado é o estudo de caso. Como sujeito da pesquisa elegeu-se a Biblioteca SICREDI. O instrumento de pesquisa foi um roteiro baseado nos requisitos da NBR ISO 9001. Assim, o funcionamento da Biblioteca SICREDI foi analisado a partir destes requisitos e sua aplicabilidade. A pesquisa verificou que a Biblioteca SICREDI apresenta potencialidades para estabelecer processos de acordo com os requisitos da Norma e, inclusive, trabalhar visando à implantação efetiva de um Sistema de Gestão da Qualidade, a partir da definição de uma política de qualidade e do controle de seus processos internos. Verificou-se também a relação do profissional bibliotecário com este tipo de gestão, no que se refere ao controle documental. E conclui-se que o conhecimento sobre Gestão da Qualidade é um diferencial para profissionais da informação e para as unidades nas quais estão inseridos. |
id |
UFRGS-2_c42f5cad8cc87443ad413b79ca530f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67771 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kerschner, JulianaRozados, Helen Beatriz Frota2013-03-19T01:41:41Z2006http://hdl.handle.net/10183/67771000591920Trabalho de conclusão de curso sobre Gestão da Qualidade. Esta monografia constitui um estudo de caso em uma biblioteca, justificado pelo interesse em relacionar Gestão da Qualidade com o universo bibliotecário . Tem por objetivo geral verificar a aplicação dos requisitos de qualidade propostos pela NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI. Os objetivos específicos são: a) apontar os requisitos de gestão de qualidade propostos pela NBR ISO 9001; b) analisar o funcionamento da Biblioteca SICREDI; c) verificar a aplicação prática dos requisitos da NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI, com base em análise funcional. O referencial teórico aborda conceitos de gestão da qualidade e gestão da qualidade em serviços e apresenta a relação destes temas com a Biblioteconomia. Aborda também metodologias de Gestão da Qualidade e apresenta com mais detalhes os Prêmios de Qualidade e a implantação da NBR ISO 9001. A metodologia é qualitativa, e o método utilizado é o estudo de caso. Como sujeito da pesquisa elegeu-se a Biblioteca SICREDI. O instrumento de pesquisa foi um roteiro baseado nos requisitos da NBR ISO 9001. Assim, o funcionamento da Biblioteca SICREDI foi analisado a partir destes requisitos e sua aplicabilidade. A pesquisa verificou que a Biblioteca SICREDI apresenta potencialidades para estabelecer processos de acordo com os requisitos da Norma e, inclusive, trabalhar visando à implantação efetiva de um Sistema de Gestão da Qualidade, a partir da definição de uma política de qualidade e do controle de seus processos internos. Verificou-se também a relação do profissional bibliotecário com este tipo de gestão, no que se refere ao controle documental. E conclui-se que o conhecimento sobre Gestão da Qualidade é um diferencial para profissionais da informação e para as unidades nas quais estão inseridos.Course Conclusion Work about Quality Management. This monograph constitutes a case study in a library, justified by the interest in relating Quality Management with the library universe . The Conclusion Work of this course has the general purpose of verify the application of quality requests proposed by NBR ISO 9001 at SICREDI Library. The specifics purposes are: a) point out the requirements of quality management proposed by NBR ISO 9001; b) analyze the operation at SICREDI Library; to check the practical aplication of NBR ISO 9001 requirements at SICREDI Library, based on the functional analysis. The theoretical reference approaches aspects of quality management and services quality management and presents the relation of this themes with the Library Science. It also approaches Quality Management methodologies and presents more details about the Quality Awards and the NBR ISSO 9001 implementation. It suggests a case study method throughout a qualitative approach. As subject research the SICREDI Library was chosen. The research instrument was a itinerary based on NBR ISO 9001 requirements. So, the SICREDI Library operation was analysed by this requirements an its application. The research checked that the SICREDI Library presents potential to establish processes in accordance with the rule requirements and, also, work to aim the permanent introduction of a Quality Management System, by the definition of quality politics and the internal processes control. It was also verified the professional librarian’s relationship with this kind of management, in reference to documents control. It was concluded that the knowledge about Quality Management it is a diferential for information professionals and for the units in which they are inserted.application/pdfporGestão da qualidadeBiblioteca especializadaQuality managementLibrary scienceNBR ISO 9001Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591920.pdf000591920.pdfTexto completoapplication/pdf568048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/1/000591920.pdf39608458c56c09cb97610b2563dc4aaeMD51TEXT000591920.pdf.txt000591920.pdf.txtExtracted Texttext/plain128942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/2/000591920.pdf.txt2838aabbfd2e091787d3005e02cd3483MD52THUMBNAIL000591920.pdf.jpg000591920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/3/000591920.pdf.jpg7e3d174255904d308516bc58b2c34075MD5310183/677712018-10-05 08:35:49.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:35:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
title |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
spellingShingle |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso Kerschner, Juliana Gestão da qualidade Biblioteca especializada Quality management Library science NBR ISO 9001 |
title_short |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
title_full |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
title_fullStr |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
title_sort |
Gestão da qualidade na biblioteca SICREDI : um estudo de caso |
author |
Kerschner, Juliana |
author_facet |
Kerschner, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerschner, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade Biblioteca especializada |
topic |
Gestão da qualidade Biblioteca especializada Quality management Library science NBR ISO 9001 |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quality management Library science NBR ISO 9001 |
description |
Trabalho de conclusão de curso sobre Gestão da Qualidade. Esta monografia constitui um estudo de caso em uma biblioteca, justificado pelo interesse em relacionar Gestão da Qualidade com o universo bibliotecário . Tem por objetivo geral verificar a aplicação dos requisitos de qualidade propostos pela NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI. Os objetivos específicos são: a) apontar os requisitos de gestão de qualidade propostos pela NBR ISO 9001; b) analisar o funcionamento da Biblioteca SICREDI; c) verificar a aplicação prática dos requisitos da NBR ISO 9001 na Biblioteca SICREDI, com base em análise funcional. O referencial teórico aborda conceitos de gestão da qualidade e gestão da qualidade em serviços e apresenta a relação destes temas com a Biblioteconomia. Aborda também metodologias de Gestão da Qualidade e apresenta com mais detalhes os Prêmios de Qualidade e a implantação da NBR ISO 9001. A metodologia é qualitativa, e o método utilizado é o estudo de caso. Como sujeito da pesquisa elegeu-se a Biblioteca SICREDI. O instrumento de pesquisa foi um roteiro baseado nos requisitos da NBR ISO 9001. Assim, o funcionamento da Biblioteca SICREDI foi analisado a partir destes requisitos e sua aplicabilidade. A pesquisa verificou que a Biblioteca SICREDI apresenta potencialidades para estabelecer processos de acordo com os requisitos da Norma e, inclusive, trabalhar visando à implantação efetiva de um Sistema de Gestão da Qualidade, a partir da definição de uma política de qualidade e do controle de seus processos internos. Verificou-se também a relação do profissional bibliotecário com este tipo de gestão, no que se refere ao controle documental. E conclui-se que o conhecimento sobre Gestão da Qualidade é um diferencial para profissionais da informação e para as unidades nas quais estão inseridos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-19T01:41:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67771 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000591920 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67771 |
identifier_str_mv |
000591920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/1/000591920.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/2/000591920.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67771/3/000591920.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39608458c56c09cb97610b2563dc4aae 2838aabbfd2e091787d3005e02cd3483 7e3d174255904d308516bc58b2c34075 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101235003392 |