Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Bruna Schons, Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de, Pigosso, Letícia Tasca, Fragoso, Tainá Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262382
Resumo: Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_c49b9d646c376511616b4c13f7abbff0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloRibeiro, Bruna SchonsSouza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra dePigosso, Letícia TascaFragoso, Tainá Almeida2023-07-19T03:41:24Z20201806-1117http://hdl.handle.net/10183/262382001162784Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem.In this work, we develop, implement and evaluate a didactic sequence based on the Just-in-Time Teaching active methodology. In this methodology, students perform tasks before the classroom and the teacher structures his class based on the results of activities, especially addressing the difficulties presented. The tasks, in general, are of short duration and involve, in most cases, conceptual and contextualized questions, approaching the student’s daily life in different ways. Thereunto, we developed a bibliographic review on JiTT and discussed the construction of ten tasks. Afterwards, we analyzed the implementation in a Physics course undergraduate class. The results found, from the data analysis, point to a good acceptance on the part of the students, promoting the development of a study habit, especially for providing a pre-class study stage. In addition, it potentializes the classroom stage of the class, addressing specific topics. Despite these positive aspects, the excessive workload was mentioned by one student. Finally, we highlight the importance of developing, implementing and evaluating proposals, bringing up discussions that involve changing the student’s perception in the teaching and learning process.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p.Metodologias ativasEnsino de físicaEnsino sob medidaActive methodologiesPhysics teachingJust-in-time teachingStudy habitsStudent perceptionElaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantesDevelopment and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162784.pdf.txt001162784.pdf.txtExtracted Texttext/plain68980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/2/001162784.pdf.txtb3e91360852a09883abd258b718d3516MD52ORIGINAL001162784.pdfTexto completoapplication/pdf2990045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/1/001162784.pdf9feade87d29ec6c338546f94cb61b63eMD5110183/2623822024-09-04 06:28:25.545234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:28:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptions
title Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
spellingShingle Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
Pastorio, Dioni Paulo
Metodologias ativas
Ensino de física
Ensino sob medida
Active methodologies
Physics teaching
Just-in-time teaching
Study habits
Student perception
title_short Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
title_full Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
title_fullStr Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
title_full_unstemmed Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
title_sort Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Ribeiro, Bruna Schons
Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Pigosso, Letícia Tasca
Fragoso, Tainá Almeida
author_role author
author2 Ribeiro, Bruna Schons
Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Pigosso, Letícia Tasca
Fragoso, Tainá Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Ribeiro, Bruna Schons
Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Pigosso, Letícia Tasca
Fragoso, Tainá Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Ensino de física
Ensino sob medida
topic Metodologias ativas
Ensino de física
Ensino sob medida
Active methodologies
Physics teaching
Just-in-time teaching
Study habits
Student perception
dc.subject.eng.fl_str_mv Active methodologies
Physics teaching
Just-in-time teaching
Study habits
Student perception
description Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:41:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262382
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162784
identifier_str_mv 1806-1117
001162784
url http://hdl.handle.net/10183/262382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/2/001162784.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/1/001162784.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3e91360852a09883abd258b718d3516
9feade87d29ec6c338546f94cb61b63e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447832137564160