Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262382 |
Resumo: | Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_c49b9d646c376511616b4c13f7abbff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262382 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastorio, Dioni PauloRibeiro, Bruna SchonsSouza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra dePigosso, Letícia TascaFragoso, Tainá Almeida2023-07-19T03:41:24Z20201806-1117http://hdl.handle.net/10183/262382001162784Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem.In this work, we develop, implement and evaluate a didactic sequence based on the Just-in-Time Teaching active methodology. In this methodology, students perform tasks before the classroom and the teacher structures his class based on the results of activities, especially addressing the difficulties presented. The tasks, in general, are of short duration and involve, in most cases, conceptual and contextualized questions, approaching the student’s daily life in different ways. Thereunto, we developed a bibliographic review on JiTT and discussed the construction of ten tasks. Afterwards, we analyzed the implementation in a Physics course undergraduate class. The results found, from the data analysis, point to a good acceptance on the part of the students, promoting the development of a study habit, especially for providing a pre-class study stage. In addition, it potentializes the classroom stage of the class, addressing specific topics. Despite these positive aspects, the excessive workload was mentioned by one student. Finally, we highlight the importance of developing, implementing and evaluating proposals, bringing up discussions that involve changing the student’s perception in the teaching and learning process.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p.Metodologias ativasEnsino de físicaEnsino sob medidaActive methodologiesPhysics teachingJust-in-time teachingStudy habitsStudent perceptionElaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantesDevelopment and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162784.pdf.txt001162784.pdf.txtExtracted Texttext/plain68980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/2/001162784.pdf.txtb3e91360852a09883abd258b718d3516MD52ORIGINAL001162784.pdfTexto completoapplication/pdf2990045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/1/001162784.pdf9feade87d29ec6c338546f94cb61b63eMD5110183/2623822024-09-04 06:28:25.545234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:28:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Development and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptions |
title |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
spellingShingle |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes Pastorio, Dioni Paulo Metodologias ativas Ensino de física Ensino sob medida Active methodologies Physics teaching Just-in-time teaching Study habits Student perception |
title_short |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
title_full |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
title_fullStr |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
title_sort |
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes |
author |
Pastorio, Dioni Paulo |
author_facet |
Pastorio, Dioni Paulo Ribeiro, Bruna Schons Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Pigosso, Letícia Tasca Fragoso, Tainá Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Bruna Schons Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Pigosso, Letícia Tasca Fragoso, Tainá Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastorio, Dioni Paulo Ribeiro, Bruna Schons Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Pigosso, Letícia Tasca Fragoso, Tainá Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Ensino de física Ensino sob medida |
topic |
Metodologias ativas Ensino de física Ensino sob medida Active methodologies Physics teaching Just-in-time teaching Study habits Student perception |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active methodologies Physics teaching Just-in-time teaching Study habits Student perception |
description |
Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T03:41:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262382 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162784 |
identifier_str_mv |
1806-1117 001162784 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/2/001162784.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262382/1/001162784.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3e91360852a09883abd258b718d3516 9feade87d29ec6c338546f94cb61b63e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447832137564160 |