A relevância do consumo de combustível na escolha de um automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Édison Gustavo Bueno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183375
Resumo: O automóvel é um objeto de desejo de praticamente todo o brasileiro. Apesar da condição de país em desenvolvimento, nosso índice “habitante x carro” é semelhante ao verificado em países desenvolvidos. Essa relação já sofreu diversas reviravoltas, tais como o processo de nacionalização fomentado pelo governo federal nos anos 1950, o fim das importações nos anos 1970, as crises do petróleo na mesma década e nas seguintes, a volta das importações nos anos 1990, etc. Com esta última, o mercado automobilístico brasileiro viu seu rol de marcas e modelos disponíveis crescer vertiginosamente, o que forçou o consumidor a demandar um esforço maior na escolha de um novo automóvel. Isto, somado ao crescente e constante aumento dos combustíveis, levanta o questionamento se a eficiência energética dos nossos automóveis é levada em consideração pelo cliente na hora da compra. Esta pesquisa buscou identificar quais os atributos mais relevantes para o consumidor de automóveis e elaborar um ranking destes atributos, destacando o consumo de combustível. Para tal, valeu-se de uma fase inicial qualitativa, com a qual foi elaborado um instrumento de coleta de dados, de caráter quantitativo, com consumidores atuais e em potencial de veículos, preferencialmente moradores de Porto Alegre e região metropolitana.
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