A relevância do consumo de combustível na escolha de um automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183375 |
Resumo: | O automóvel é um objeto de desejo de praticamente todo o brasileiro. Apesar da condição de país em desenvolvimento, nosso índice “habitante x carro” é semelhante ao verificado em países desenvolvidos. Essa relação já sofreu diversas reviravoltas, tais como o processo de nacionalização fomentado pelo governo federal nos anos 1950, o fim das importações nos anos 1970, as crises do petróleo na mesma década e nas seguintes, a volta das importações nos anos 1990, etc. Com esta última, o mercado automobilístico brasileiro viu seu rol de marcas e modelos disponíveis crescer vertiginosamente, o que forçou o consumidor a demandar um esforço maior na escolha de um novo automóvel. Isto, somado ao crescente e constante aumento dos combustíveis, levanta o questionamento se a eficiência energética dos nossos automóveis é levada em consideração pelo cliente na hora da compra. Esta pesquisa buscou identificar quais os atributos mais relevantes para o consumidor de automóveis e elaborar um ranking destes atributos, destacando o consumo de combustível. Para tal, valeu-se de uma fase inicial qualitativa, com a qual foi elaborado um instrumento de coleta de dados, de caráter quantitativo, com consumidores atuais e em potencial de veículos, preferencialmente moradores de Porto Alegre e região metropolitana. |
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Zanatta, Édison Gustavo BuenoNascimento, Luis Felipe Machado do2018-10-16T02:43:06Z2015http://hdl.handle.net/10183/183375000978171O automóvel é um objeto de desejo de praticamente todo o brasileiro. Apesar da condição de país em desenvolvimento, nosso índice “habitante x carro” é semelhante ao verificado em países desenvolvidos. Essa relação já sofreu diversas reviravoltas, tais como o processo de nacionalização fomentado pelo governo federal nos anos 1950, o fim das importações nos anos 1970, as crises do petróleo na mesma década e nas seguintes, a volta das importações nos anos 1990, etc. Com esta última, o mercado automobilístico brasileiro viu seu rol de marcas e modelos disponíveis crescer vertiginosamente, o que forçou o consumidor a demandar um esforço maior na escolha de um novo automóvel. Isto, somado ao crescente e constante aumento dos combustíveis, levanta o questionamento se a eficiência energética dos nossos automóveis é levada em consideração pelo cliente na hora da compra. Esta pesquisa buscou identificar quais os atributos mais relevantes para o consumidor de automóveis e elaborar um ranking destes atributos, destacando o consumo de combustível. Para tal, valeu-se de uma fase inicial qualitativa, com a qual foi elaborado um instrumento de coleta de dados, de caráter quantitativo, com consumidores atuais e em potencial de veículos, preferencialmente moradores de Porto Alegre e região metropolitana.The car is an object of desire of almost all Brazilian. Despite the country condition in development, our index "habitant x car" is similar to that seen in developed countries. This relationship has suffered several twists, such as the nationalization process promoted by the federal government in the 1950s, the end of imports in the 1970s, the oil crisis in the same decade and the following, the return of imports in the 1990s, etc. With the latter, the Brazilian auto market saw its list of brands and models available to grow dramatically, forcing consumers to demand more effort in choosing a new car. This, added to the growing and constant increase in fuel, raises the question whether the energy efficiency of our cars is taken into account by the client at the time of purchase. This research aimed to identify the most important attributes for consumers of cars and draw up a ranking of these attributes, highlighting fuel consumption. To this end, it took advantage of a qualitative initial phase, through which we designed a data collection instrument, quantitative approach, with existing and potential vehicles customers, preferably residents of Porto Alegre and metropolitan region.application/pdfporConsumoCombustívelTomada de decisãoA relevância do consumo de combustível na escolha de um automóvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978171.pdfTexto completoapplication/pdf2401675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183375/1/000978171.pdf40dcd4a57c4de08a09548feb1bf78025MD51TEXT000978171.pdf.txt000978171.pdf.txtExtracted Texttext/plain129758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183375/2/000978171.pdf.txtb11b7871cb49e3aef020c16bae7ee51bMD52THUMBNAIL000978171.pdf.jpg000978171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183375/3/000978171.pdf.jpgddd068ec02caa49ca641ed7e46b8855bMD5310183/1833752018-10-17 02:37:30.199554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T05:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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