Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellegrino, Marcio Augusto Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/584
Resumo: Durante estágios iniciais do projeto de um veículo, a seleção adequada de um determinado trem de força dentre as opções disponíveis reduz o tempo e o custo de desenvolvimento. A correta seleção evita a repetição de testes dispendiosos e longos. A simulação é uma ferramenta importante que conduz o projetista a uma seleção de trem de força mais apropriada a dado veículo e, ao mesmo tempo, satisfazendo as especificações de consumo de combustível. Neste trabalho, um modelo numérico baseado na dinâmica longitudinal do veículo é apresentado. O programa de simulação que implementa o modelo é capaz de predizer o consumo de combustível quando o veículo é submetido à ciclos em que o perfil de velocidades em função do tempo é conhecido. Os resultados obtidos na simulação são validados através de comparação com testes conduzidos com veículos reais. O erro do consumo de combustível médio dos casos analisados é de aproximadamente 5% ou menor. O consumo para o veículo 1 medido foi de 20,354 km/l e o simulado 20,517 km/l. O veículo 2 apresentou consumo medido de 18,44 km/l e simulado de 19,40 km/l.
id FEI_adf6d77c62d1fd414a4a6266514a8234
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/584
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotoresCombustível consumoAutomóveisDurante estágios iniciais do projeto de um veículo, a seleção adequada de um determinado trem de força dentre as opções disponíveis reduz o tempo e o custo de desenvolvimento. A correta seleção evita a repetição de testes dispendiosos e longos. A simulação é uma ferramenta importante que conduz o projetista a uma seleção de trem de força mais apropriada a dado veículo e, ao mesmo tempo, satisfazendo as especificações de consumo de combustível. Neste trabalho, um modelo numérico baseado na dinâmica longitudinal do veículo é apresentado. O programa de simulação que implementa o modelo é capaz de predizer o consumo de combustível quando o veículo é submetido à ciclos em que o perfil de velocidades em função do tempo é conhecido. Os resultados obtidos na simulação são validados através de comparação com testes conduzidos com veículos reais. O erro do consumo de combustível médio dos casos analisados é de aproximadamente 5% ou menor. O consumo para o veículo 1 medido foi de 20,354 km/l e o simulado 20,517 km/l. O veículo 2 apresentou consumo medido de 18,44 km/l e simulado de 19,40 km/l.During initial phases of vehicle design, the adequate selection of a particular powertrain between available options reduces development time and cost. The correct selection avoids the repetition of costly and time consuming tests. Simulation is one important tool that conducts the designer to a powertrain choice more appropriate to a given vehicle and, at the same time, satisfying consumption specifications. In this work, one numerical model based on longitudinal vehicle dynamics is presented. The simulation program that implements the model is able to predict fuel consumption when the vehicle is submitted to cycles where speed profile in terms of time is known. The results obtained with simulation are validated through comparison with tests conducted with a real vehicle. The average fuel consumption error of the analyzed cases is approximately 5% or less. The measured consumption for the vehicle 1 was 20,354 km/l and the simulated 20,517 km/l. Vehicle 2 showed measured consumption of 18,44 km/l and simulated of 19,40 km/l.Centro Universitário da FEI, São Bernardo do CampoMello, Paulo Eduardo Batista dePellegrino, Marcio Augusto Pereira2019-03-20T14:06:27Z2019-03-20T14:06:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPELLEGRINO, Marcio Augusto Pereira. <b> Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores. </b> 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2015 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/00001059.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2015.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/584porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:08:40Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
title Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
spellingShingle Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
Pellegrino, Marcio Augusto Pereira
Combustível consumo
Automóveis
title_short Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
title_full Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
title_fullStr Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
title_full_unstemmed Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
title_sort Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores
author Pellegrino, Marcio Augusto Pereira
author_facet Pellegrino, Marcio Augusto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Paulo Eduardo Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellegrino, Marcio Augusto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Combustível consumo
Automóveis
topic Combustível consumo
Automóveis
description Durante estágios iniciais do projeto de um veículo, a seleção adequada de um determinado trem de força dentre as opções disponíveis reduz o tempo e o custo de desenvolvimento. A correta seleção evita a repetição de testes dispendiosos e longos. A simulação é uma ferramenta importante que conduz o projetista a uma seleção de trem de força mais apropriada a dado veículo e, ao mesmo tempo, satisfazendo as especificações de consumo de combustível. Neste trabalho, um modelo numérico baseado na dinâmica longitudinal do veículo é apresentado. O programa de simulação que implementa o modelo é capaz de predizer o consumo de combustível quando o veículo é submetido à ciclos em que o perfil de velocidades em função do tempo é conhecido. Os resultados obtidos na simulação são validados através de comparação com testes conduzidos com veículos reais. O erro do consumo de combustível médio dos casos analisados é de aproximadamente 5% ou menor. O consumo para o veículo 1 medido foi de 20,354 km/l e o simulado 20,517 km/l. O veículo 2 apresentou consumo medido de 18,44 km/l e simulado de 19,40 km/l.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-03-20T14:06:27Z
2019-03-20T14:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PELLEGRINO, Marcio Augusto Pereira. <b> Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores. </b> 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2015 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/00001059.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2015.
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/584
identifier_str_mv PELLEGRINO, Marcio Augusto Pereira. <b> Metodologia para simulação do consumo de combustível em veículos automotores. </b> 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2015 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000010/00001059.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2015.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/584
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225181230530560