Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255178 |
Resumo: | O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos. |
id |
UFRGS-2_c505a4888a4a4580f4e454575b658aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255178 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Julia FonsecaKraemer, Graciele Marjana2023-02-28T03:23:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/255178001162996O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos.application/pdfporPrática pedagógicaEducação inclusivaPessoas com deficiênciaArroio dos Ratos (RS)Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162996.pdf.txt001162996.pdf.txtExtracted Texttext/plain63694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/2/001162996.pdf.txt9e41dfeaaf6dbea1eeb211aadb3cf576MD52ORIGINAL001162996.pdfTexto completoapplication/pdf313055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/1/001162996.pdf4dfb19e822932bbb55b45b0dea26baf3MD5110183/2551782023-03-01 03:31:01.252175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
title |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
spellingShingle |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS Machado, Julia Fonseca Prática pedagógica Educação inclusiva Pessoas com deficiência Arroio dos Ratos (RS) |
title_short |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
title_full |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
title_fullStr |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
title_full_unstemmed |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
title_sort |
Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS |
author |
Machado, Julia Fonseca |
author_facet |
Machado, Julia Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Julia Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kraemer, Graciele Marjana |
contributor_str_mv |
Kraemer, Graciele Marjana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação inclusiva Pessoas com deficiência Arroio dos Ratos (RS) |
topic |
Prática pedagógica Educação inclusiva Pessoas com deficiência Arroio dos Ratos (RS) |
description |
O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255178 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255178 |
identifier_str_mv |
001162996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/2/001162996.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/1/001162996.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e41dfeaaf6dbea1eeb211aadb3cf576 4dfb19e822932bbb55b45b0dea26baf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224652988612608 |