Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Julia Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255178
Resumo: O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos.
id UFRGS-2_c505a4888a4a4580f4e454575b658aad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255178
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Julia FonsecaKraemer, Graciele Marjana2023-02-28T03:23:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/255178001162996O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos.application/pdfporPrática pedagógicaEducação inclusivaPessoas com deficiênciaArroio dos Ratos (RS)Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162996.pdf.txt001162996.pdf.txtExtracted Texttext/plain63694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/2/001162996.pdf.txt9e41dfeaaf6dbea1eeb211aadb3cf576MD52ORIGINAL001162996.pdfTexto completoapplication/pdf313055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/1/001162996.pdf4dfb19e822932bbb55b45b0dea26baf3MD5110183/2551782023-03-01 03:31:01.252175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
title Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
spellingShingle Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
Machado, Julia Fonseca
Prática pedagógica
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Arroio dos Ratos (RS)
title_short Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
title_full Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
title_fullStr Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
title_full_unstemmed Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
title_sort Desafios da docência no processo de inclusão escolar no município de Arroio dos Ratos - RS
author Machado, Julia Fonseca
author_facet Machado, Julia Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Julia Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
contributor_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Arroio dos Ratos (RS)
topic Prática pedagógica
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Arroio dos Ratos (RS)
description O estudo que será apresentado, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pretende analisar a Docência e Inclusão Escolar em escolas da rede municipal da cidade de Arroio dos Ratos. O trabalho foi desenvolvido através do desenvolvimento de um questionário virtual com professoras do Município de Arroio dos Ratos. Diante da pesquisa realizada, pode-se observar alguns avanços e desafios na formação dos alunos com deficiência e inclusão, ,mesmo com existênca Lei de n° 6.571/2008, que garante escola para os mesmos. O questionário com as professoras, tratou sobre experiências, anseios e medos apresentando , aspectos positivos e negativos em suas formações. A inclusão escolar está ligada em todas as escolas do município de Arroio dos Ratos, mesmo sabendo da qualificação e formação dos professores, algumas escolas não possuem assistência para os alunos da AEE, sendo assim, encaminhados para a APAE. A educação ainda precisa ser vista com outros olhos, alunos de inclusão e com deficiência também possuem direitos de estarem nas escolas e aprendendo, mesmo sabendo que cada um possui seu tempo. Concluir este trabalho, é como pensar em estratégias pedagógicas e humanas, para que assim, possamos fazer da inclusão escolar, uma maneira ode os alunos com deficiência possam vivenciar diversas experiências com os outros alunos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255178
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162996
url http://hdl.handle.net/10183/255178
identifier_str_mv 001162996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/2/001162996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255178/1/001162996.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e41dfeaaf6dbea1eeb211aadb3cf576
4dfb19e822932bbb55b45b0dea26baf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224652988612608