O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201734 |
Resumo: | A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação. |
id |
UFRGS-2_c50e1d960250de122ac864229501a3f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tresoldi, Marilei dos SantosGarcia, Rosangela Silveira2019-11-14T03:54:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/201734001106500A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação.This research aims to investigate the use of educational digital games in reading and writing practices on public school with students on the process of literacy. The theoretical discussion was based on the concepts of literacy, digital literacy and educational digital games. The methodology was a qualitative approach based on a case study in a class of literacy; for the realization of research were chosen the games available in the computer lab of the school developed the study. The data to be analyzed are related to productions of the students registered in an individual portfolio; in support of analysis was used the field Journal of researcher. The portfolio was used to make a diagnosis of the students writing levels, in order to assess the progress in your acquisition process and appropriation of writing and reading. The analysis showed there was progress in the process of acquisition and appropriation of writing and reading. The game served as half of the students overcome their difficulties, facilitating the concentration and interaction of them.application/pdfporJogosAlfabetizaçãoLetramentoEscritaLeituraGamesLiteracyWritingReadingO uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106500.pdf.txt001106500.pdf.txtExtracted Texttext/plain63952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/2/001106500.pdf.txt98c0f092c5abce864fb23d17d5d12ed6MD52ORIGINAL001106500.pdfTexto completoapplication/pdf1290090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/1/001106500.pdf5350c013d9509492a7709f62a60bb3d9MD5110183/2017342019-11-15 04:51:30.637224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201734Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-15T06:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
title |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
spellingShingle |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem Tresoldi, Marilei dos Santos Jogos Alfabetização Letramento Escrita Leitura Games Literacy Writing Reading |
title_short |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
title_full |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
title_fullStr |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
title_sort |
O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem |
author |
Tresoldi, Marilei dos Santos |
author_facet |
Tresoldi, Marilei dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tresoldi, Marilei dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Rosangela Silveira |
contributor_str_mv |
Garcia, Rosangela Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Alfabetização Letramento Escrita Leitura |
topic |
Jogos Alfabetização Letramento Escrita Leitura Games Literacy Writing Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Literacy Writing Reading |
description |
A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:54:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201734 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106500 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201734 |
identifier_str_mv |
001106500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/2/001106500.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/1/001106500.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98c0f092c5abce864fb23d17d5d12ed6 5350c013d9509492a7709f62a60bb3d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724676898553856 |