O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tresoldi, Marilei dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201734
Resumo: A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação.
id UFRGS-2_c50e1d960250de122ac864229501a3f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tresoldi, Marilei dos SantosGarcia, Rosangela Silveira2019-11-14T03:54:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/201734001106500A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação.This research aims to investigate the use of educational digital games in reading and writing practices on public school with students on the process of literacy. The theoretical discussion was based on the concepts of literacy, digital literacy and educational digital games. The methodology was a qualitative approach based on a case study in a class of literacy; for the realization of research were chosen the games available in the computer lab of the school developed the study. The data to be analyzed are related to productions of the students registered in an individual portfolio; in support of analysis was used the field Journal of researcher. The portfolio was used to make a diagnosis of the students writing levels, in order to assess the progress in your acquisition process and appropriation of writing and reading. The analysis showed there was progress in the process of acquisition and appropriation of writing and reading. The game served as half of the students overcome their difficulties, facilitating the concentration and interaction of them.application/pdfporJogosAlfabetizaçãoLetramentoEscritaLeituraGamesLiteracyWritingReadingO uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106500.pdf.txt001106500.pdf.txtExtracted Texttext/plain63952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/2/001106500.pdf.txt98c0f092c5abce864fb23d17d5d12ed6MD52ORIGINAL001106500.pdfTexto completoapplication/pdf1290090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/1/001106500.pdf5350c013d9509492a7709f62a60bb3d9MD5110183/2017342019-11-15 04:51:30.637224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201734Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-15T06:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
title O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
spellingShingle O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
Tresoldi, Marilei dos Santos
Jogos
Alfabetização
Letramento
Escrita
Leitura
Games
Literacy
Writing
Reading
title_short O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
title_full O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
title_fullStr O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
title_full_unstemmed O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
title_sort O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem
author Tresoldi, Marilei dos Santos
author_facet Tresoldi, Marilei dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tresoldi, Marilei dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
contributor_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Alfabetização
Letramento
Escrita
Leitura
topic Jogos
Alfabetização
Letramento
Escrita
Leitura
Games
Literacy
Writing
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Literacy
Writing
Reading
description A presente pesquisa tem a meta de investigar o uso de jogos educativos digitais em práticas de leitura e escrita com alunos de uma escola pública, que estão em fase de alfabetização. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital, jogo educativo digital, dentre outros. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso em uma classe em fase de alfabetização; para a realização da investigação foram escolhidos os jogos disponíveis no laboratório de informática da escola onde se desenvolveu o estudo.Os dados a serem analisados estão relacionados às produções dos alunos registradas em portfólio individual; como suporte de análise foi usado o diário de campo da pesquisadora. O portfólio foi usado para fazer um diagnóstico dos níveis de escrita dos alunos, com o intuito de analisar se houve avanço ou não em seu processo aquisição e apropriação da escrita e da leitura. A análise dos dados evidenciou que houve progresso no processo de aquisição e apropriação da escrita e da leitura, sendo que o jogo atuou como meio dos alunos superarem suas dificuldades, facilitando a concentração e interação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:54:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201734
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106500
url http://hdl.handle.net/10183/201734
identifier_str_mv 001106500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/2/001106500.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201734/1/001106500.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98c0f092c5abce864fb23d17d5d12ed6
5350c013d9509492a7709f62a60bb3d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724676898553856