Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin, Elisabete Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Severo, Rita Cristine Basso Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127977
Resumo: Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.
id UFRGS-2_c528bc97a643140eb113fe864b484337
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garbin, Elisabete MariaSevero, Rita Cristine Basso Soares2015-10-23T02:37:35Z20131517-1949http://hdl.handle.net/10183/127977000973219Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.In this article derived from researches in the field of cultural studies and studies on contemporary youth we aim to visualize and discuss youth practices that tension and move contemporary school spaces and times. The research sets up in ethnographic study and the main tool for the construction of data is the field diary that includes photographic records, interviews and conversations. The observed subjects circulate in school spaces of two public schools in Porto Alegre / RS. This study dialogues with authors such as Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, among others. It highlights the focus on how contemporary school articulates with these tensions because school spaces gain new languages and sensibilities creating other outlines for interpersonal relationships in school. Thus, it is inferred that the school with all the solidity built in modernity, in the contemporary context, controversially search through some pedagogical doings reconfigure itself.application/pdfporEccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82Estudos culturaisContemporaneidadeJuventudeCultural studiesSchool spaces and timesYouthsJuventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973219.pdf000973219.pdfTexto completoapplication/pdf328016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/1/000973219.pdfa23e1ce889326430a0eeba7cf0c24224MD51TEXT000973219.pdf.txt000973219.pdf.txtExtracted Texttext/plain40300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/2/000973219.pdf.txtc3aaa382170021405a9a3f3cf3695677MD52THUMBNAIL000973219.pdf.jpg000973219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/3/000973219.pdf.jpg09a47d6126786d1e8cbfe4df6b0ae5d1MD5310183/1279772021-09-19 04:36:31.791968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
title Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
spellingShingle Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
Garbin, Elisabete Maria
Estudos culturais
Contemporaneidade
Juventude
Cultural studies
School spaces and times
Youths
title_short Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
title_full Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
title_fullStr Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
title_full_unstemmed Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
title_sort Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
author Garbin, Elisabete Maria
author_facet Garbin, Elisabete Maria
Severo, Rita Cristine Basso Soares
author_role author
author2 Severo, Rita Cristine Basso Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbin, Elisabete Maria
Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Contemporaneidade
Juventude
topic Estudos culturais
Contemporaneidade
Juventude
Cultural studies
School spaces and times
Youths
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies
School spaces and times
Youths
description Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-23T02:37:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127977
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973219
identifier_str_mv 1517-1949
000973219
url http://hdl.handle.net/10183/127977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/1/000973219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/2/000973219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/3/000973219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a23e1ce889326430a0eeba7cf0c24224
c3aaa382170021405a9a3f3cf3695677
09a47d6126786d1e8cbfe4df6b0ae5d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224887584423936