Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127977 |
Resumo: | Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar. |
id |
UFRGS-2_c528bc97a643140eb113fe864b484337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127977 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garbin, Elisabete MariaSevero, Rita Cristine Basso Soares2015-10-23T02:37:35Z20131517-1949http://hdl.handle.net/10183/127977000973219Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.In this article derived from researches in the field of cultural studies and studies on contemporary youth we aim to visualize and discuss youth practices that tension and move contemporary school spaces and times. The research sets up in ethnographic study and the main tool for the construction of data is the field diary that includes photographic records, interviews and conversations. The observed subjects circulate in school spaces of two public schools in Porto Alegre / RS. This study dialogues with authors such as Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, among others. It highlights the focus on how contemporary school articulates with these tensions because school spaces gain new languages and sensibilities creating other outlines for interpersonal relationships in school. Thus, it is inferred that the school with all the solidity built in modernity, in the contemporary context, controversially search through some pedagogical doings reconfigure itself.application/pdfporEccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82Estudos culturaisContemporaneidadeJuventudeCultural studiesSchool spaces and timesYouthsJuventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973219.pdf000973219.pdfTexto completoapplication/pdf328016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/1/000973219.pdfa23e1ce889326430a0eeba7cf0c24224MD51TEXT000973219.pdf.txt000973219.pdf.txtExtracted Texttext/plain40300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/2/000973219.pdf.txtc3aaa382170021405a9a3f3cf3695677MD52THUMBNAIL000973219.pdf.jpg000973219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/3/000973219.pdf.jpg09a47d6126786d1e8cbfe4df6b0ae5d1MD5310183/1279772021-09-19 04:36:31.791968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
title |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
spellingShingle |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade Garbin, Elisabete Maria Estudos culturais Contemporaneidade Juventude Cultural studies School spaces and times Youths |
title_short |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
title_full |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
title_fullStr |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
title_sort |
Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade |
author |
Garbin, Elisabete Maria |
author_facet |
Garbin, Elisabete Maria Severo, Rita Cristine Basso Soares |
author_role |
author |
author2 |
Severo, Rita Cristine Basso Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garbin, Elisabete Maria Severo, Rita Cristine Basso Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Contemporaneidade Juventude |
topic |
Estudos culturais Contemporaneidade Juventude Cultural studies School spaces and times Youths |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural studies School spaces and times Youths |
description |
Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-23T02:37:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127977 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-1949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000973219 |
identifier_str_mv |
1517-1949 000973219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Eccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/1/000973219.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/2/000973219.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127977/3/000973219.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a23e1ce889326430a0eeba7cf0c24224 c3aaa382170021405a9a3f3cf3695677 09a47d6126786d1e8cbfe4df6b0ae5d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447599679799296 |