Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzini, Giana Carli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25592
Resumo: Esta monografia tem como tema as estratégias estéticas e de posicionamento das quatro maiores marcas da telefonia móvel brasileira – Claro, Oi, Tim e Vivo – a partir do cenário delineado no período de 2008 a 2010. O objetivo é comparar como cada uma delas se diferencia em sua comunicação publicitária e apresenta a liberdade advinda com as novas regras de portabilidade numérica e do desbloqueio gratuito dos aparelhos celulares. O estudo fundamenta-se em autores dos campos da comunicação e do marketing, faz levantamento histórico-documental das marcas e do mercado brasileiro onde estão inseridas. A metodologia segue a vertente exploratória, é qualitativa e analisa o conteúdo de quatro comerciais veiculados por tais empresas.
id UFRGS-2_c52e15f6b46b2b2d507cbae49d8a15bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25592
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorenzini, Giana CarliMachado, Maria Berenice da Costa2010-09-09T04:19:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/25592000754169Esta monografia tem como tema as estratégias estéticas e de posicionamento das quatro maiores marcas da telefonia móvel brasileira – Claro, Oi, Tim e Vivo – a partir do cenário delineado no período de 2008 a 2010. O objetivo é comparar como cada uma delas se diferencia em sua comunicação publicitária e apresenta a liberdade advinda com as novas regras de portabilidade numérica e do desbloqueio gratuito dos aparelhos celulares. O estudo fundamenta-se em autores dos campos da comunicação e do marketing, faz levantamento histórico-documental das marcas e do mercado brasileiro onde estão inseridas. A metodologia segue a vertente exploratória, é qualitativa e analisa o conteúdo de quatro comerciais veiculados por tais empresas.This paper analyzes the aesthetic strategies and positioning of four major brands of mobile telephony in Brazil - Claro, Oi, Tim and Vivo - from the scenario outlined in the period 2008 to 2010. The objective is to compare how each differs in its advertising communication and presents freedom conception with the new rules for portability and free unlock for mobile phones. The study makes historical and documentary survey of these brands in the brazilina market, based on authors from the fields of communication and marketing. The methodology is exploratory, qualitative and analyzes the content of four commercials, one of each company.application/pdfporMarcaTelefonia móvelAdvertisingBrandAestheticPositioningMobile telephonyEstética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754169.pdf000754169.pdfTexto completoapplication/pdf7728103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/1/000754169.pdfc767843787e18451adf6029718177ae9MD51TEXT000754169.pdf.txt000754169.pdf.txtExtracted Texttext/plain218904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/2/000754169.pdf.txtda7952203c9a3367797e760771dbb3e3MD52THUMBNAIL000754169.pdf.jpg000754169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/3/000754169.pdf.jpg1e27882fae655fab0500b6eca324a55bMD5310183/255922018-10-18 07:35:34.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
title Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
spellingShingle Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
Lorenzini, Giana Carli
Marca
Telefonia móvel
Advertising
Brand
Aesthetic
Positioning
Mobile telephony
title_short Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
title_full Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
title_fullStr Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
title_full_unstemmed Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
title_sort Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
author Lorenzini, Giana Carli
author_facet Lorenzini, Giana Carli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzini, Giana Carli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Telefonia móvel
topic Marca
Telefonia móvel
Advertising
Brand
Aesthetic
Positioning
Mobile telephony
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Brand
Aesthetic
Positioning
Mobile telephony
description Esta monografia tem como tema as estratégias estéticas e de posicionamento das quatro maiores marcas da telefonia móvel brasileira – Claro, Oi, Tim e Vivo – a partir do cenário delineado no período de 2008 a 2010. O objetivo é comparar como cada uma delas se diferencia em sua comunicação publicitária e apresenta a liberdade advinda com as novas regras de portabilidade numérica e do desbloqueio gratuito dos aparelhos celulares. O estudo fundamenta-se em autores dos campos da comunicação e do marketing, faz levantamento histórico-documental das marcas e do mercado brasileiro onde estão inseridas. A metodologia segue a vertente exploratória, é qualitativa e analisa o conteúdo de quatro comerciais veiculados por tais empresas.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754169
url http://hdl.handle.net/10183/25592
identifier_str_mv 000754169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/1/000754169.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/2/000754169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/3/000754169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c767843787e18451adf6029718177ae9
da7952203c9a3367797e760771dbb3e3
1e27882fae655fab0500b6eca324a55b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447046463684608