Estética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25592 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema as estratégias estéticas e de posicionamento das quatro maiores marcas da telefonia móvel brasileira – Claro, Oi, Tim e Vivo – a partir do cenário delineado no período de 2008 a 2010. O objetivo é comparar como cada uma delas se diferencia em sua comunicação publicitária e apresenta a liberdade advinda com as novas regras de portabilidade numérica e do desbloqueio gratuito dos aparelhos celulares. O estudo fundamenta-se em autores dos campos da comunicação e do marketing, faz levantamento histórico-documental das marcas e do mercado brasileiro onde estão inseridas. A metodologia segue a vertente exploratória, é qualitativa e analisa o conteúdo de quatro comerciais veiculados por tais empresas. |
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Lorenzini, Giana CarliMachado, Maria Berenice da Costa2010-09-09T04:19:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/25592000754169Esta monografia tem como tema as estratégias estéticas e de posicionamento das quatro maiores marcas da telefonia móvel brasileira – Claro, Oi, Tim e Vivo – a partir do cenário delineado no período de 2008 a 2010. O objetivo é comparar como cada uma delas se diferencia em sua comunicação publicitária e apresenta a liberdade advinda com as novas regras de portabilidade numérica e do desbloqueio gratuito dos aparelhos celulares. O estudo fundamenta-se em autores dos campos da comunicação e do marketing, faz levantamento histórico-documental das marcas e do mercado brasileiro onde estão inseridas. A metodologia segue a vertente exploratória, é qualitativa e analisa o conteúdo de quatro comerciais veiculados por tais empresas.This paper analyzes the aesthetic strategies and positioning of four major brands of mobile telephony in Brazil - Claro, Oi, Tim and Vivo - from the scenario outlined in the period 2008 to 2010. The objective is to compare how each differs in its advertising communication and presents freedom conception with the new rules for portability and free unlock for mobile phones. The study makes historical and documentary survey of these brands in the brazilina market, based on authors from the fields of communication and marketing. The methodology is exploratory, qualitative and analyzes the content of four commercials, one of each company.application/pdfporMarcaTelefonia móvelAdvertisingBrandAestheticPositioningMobile telephonyEstética de marca na telefonia móvel brasileira no biênio 2008-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754169.pdf000754169.pdfTexto completoapplication/pdf7728103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/1/000754169.pdfc767843787e18451adf6029718177ae9MD51TEXT000754169.pdf.txt000754169.pdf.txtExtracted Texttext/plain218904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/2/000754169.pdf.txtda7952203c9a3367797e760771dbb3e3MD52THUMBNAIL000754169.pdf.jpg000754169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25592/3/000754169.pdf.jpg1e27882fae655fab0500b6eca324a55bMD5310183/255922018-10-18 07:35:34.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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