Matemática na finanças : uma experiência com o excel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31594 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social. |
id |
UFRGS-2_c5440beb622ebdd8e1acb552674e2b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31594 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Janaína Xavier deBisognin, Cleber2011-09-02T06:02:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/31594000782791Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social.application/pdfporExcelMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino médioEducação MatemáticaMatemática na finanças : uma experiência com o excelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782791.pdf000782791.pdfTexto completoapplication/pdf733062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/1/000782791.pdf47defa8e67a44a622a1bb1e3901d0f08MD51TEXT000782791.pdf.txt000782791.pdf.txtExtracted Texttext/plain49285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/2/000782791.pdf.txtacd1cd8b5e018289fae33d3ec9228cffMD52THUMBNAIL000782791.pdf.jpg000782791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/3/000782791.pdf.jpgd141a32aba32496b5cd59af1208d1ee1MD5310183/315942018-10-22 09:15:12.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
title |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
spellingShingle |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel Almeida, Janaína Xavier de Excel Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
title_short |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
title_full |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
title_fullStr |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
title_full_unstemmed |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
title_sort |
Matemática na finanças : uma experiência com o excel |
author |
Almeida, Janaína Xavier de |
author_facet |
Almeida, Janaína Xavier de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Janaína Xavier de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excel Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
topic |
Excel Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31594 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782791 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31594 |
identifier_str_mv |
000782791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/1/000782791.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/2/000782791.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/3/000782791.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47defa8e67a44a622a1bb1e3901d0f08 acd1cd8b5e018289fae33d3ec9228cff d141a32aba32496b5cd59af1208d1ee1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413064986624 |