Matemática na finanças : uma experiência com o excel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Janaína Xavier de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31594
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social.
id UFRGS-2_c5440beb622ebdd8e1acb552674e2b8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31594
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Janaína Xavier deBisognin, Cleber2011-09-02T06:02:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/31594000782791Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social.application/pdfporExcelMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino médioEducação MatemáticaMatemática na finanças : uma experiência com o excelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782791.pdf000782791.pdfTexto completoapplication/pdf733062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/1/000782791.pdf47defa8e67a44a622a1bb1e3901d0f08MD51TEXT000782791.pdf.txt000782791.pdf.txtExtracted Texttext/plain49285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/2/000782791.pdf.txtacd1cd8b5e018289fae33d3ec9228cffMD52THUMBNAIL000782791.pdf.jpg000782791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/3/000782791.pdf.jpgd141a32aba32496b5cd59af1208d1ee1MD5310183/315942018-10-22 09:15:12.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática na finanças : uma experiência com o excel
title Matemática na finanças : uma experiência com o excel
spellingShingle Matemática na finanças : uma experiência com o excel
Almeida, Janaína Xavier de
Excel
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
title_short Matemática na finanças : uma experiência com o excel
title_full Matemática na finanças : uma experiência com o excel
title_fullStr Matemática na finanças : uma experiência com o excel
title_full_unstemmed Matemática na finanças : uma experiência com o excel
title_sort Matemática na finanças : uma experiência com o excel
author Almeida, Janaína Xavier de
author_facet Almeida, Janaína Xavier de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Janaína Xavier de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Cleber
contributor_str_mv Bisognin, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv Excel
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
topic Excel
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
description Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias, em especial a utilização do Excel no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Nesta investigação observou-se que as tecnologias servem como ferramenta de apoio para a aprendizagem facilitando a construção do conhecimento e o aprendizado no ensino de Matemática. Permitem aos alunos uma melhor compreensão das inúmeras relações matemáticas que ocorrem no seu dia-a-dia. Auxiliam os mesmos a lidarem com ferramentas virtuais em ambientes de aprendizagem distintos, de maneira que eles possam utilizar de forma adequada as tecnologias disponíveis. Os resultados dessa pesquisa revelaram ainda, que essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Matemática. Visto que uma atividade orientada e estruturada, desenvolvida por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e a prática, de trabalhos em grupos pode propiciar a aprendizagem e a ratificação significativa de conceitos. Assim sendo ao utilizarmos a tecnologia na aprendizagem matemática podemos favorecer aos estudantes novas descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos abordados em sala de aula numa correlação direta com o seu cotidiano. Essa atividade possibilitou que os alunos selecionassem e utilizassem os instrumentos de cálculo, representassem dados, fizessem estimativas, elaborassem hipóteses e interpretassem resultados de maneira a compreenderem o conhecimento tecnológico como resultado da construção humana, inserido em um processo histórico e social.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31594
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782791
url http://hdl.handle.net/10183/31594
identifier_str_mv 000782791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/1/000782791.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/2/000782791.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31594/3/000782791.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47defa8e67a44a622a1bb1e3901d0f08
acd1cd8b5e018289fae33d3ec9228cff
d141a32aba32496b5cd59af1208d1ee1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413064986624