Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jelinek, Karin Ritter
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210408
Resumo: O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios.
id UFRGS-2_c54ad41fd6b178d83122422210241018
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210408
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jelinek, Karin RitterLópez Bello, Samuel Edmundo2020-06-19T03:36:24Z20142238-0345http://hdl.handle.net/10183/210408000934821O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios.This paper presents part of a post-structuralist research that aimed to analyze language games in forms of life of children regarded as high ability learners, thus evidencing the games that have been valued in school processes of selection and education enhancement. The work here presented was developed with the use of ethnographyinspired techniques involving three students from the Municipal Education Network of Porto Alegre (Brazil), their regular teachers and their SIR/AH teacher. Through the approximation between Wittgenstein’s notion of language games and Foucault’s notion of games of truth, it was possible to notice that in the core of these games there are rules of legitimation of discourses forged in power relations established among subjects in historical and social settings. With the approximation of these ideas, the expression power-language game was coined to support the discussions proposed in this study. It was concluded that high ability subjects are an effect of a discursive practice, since the ways of being and acting give them existence. It was also possible to notice that the identification and selection of these subjects occur mainly through comparative and classificatory processes.application/pdfengRIPEM: The International Journal for Research in Mathematics Education. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 2, (2014), 139-154SubjetividadeJogoMatemáticaHigh abilitiesPower-language gamesSchool practicesSubjectivityConductsHighly able mathematics learners from a pragmatic perspective of languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000934821.pdf.txt000934821.pdf.txtExtracted Texttext/plain49695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/2/000934821.pdf.txtf23b1f4bf28f63e62fe0bcdcdce6b306MD52ORIGINAL000934821.pdfTexto completo (inglês)application/pdf327983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/1/000934821.pdf797383cf938e268171d029980dcad98aMD5110183/2104082021-09-18 04:37:20.468933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210408Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:37:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
title Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
spellingShingle Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
Jelinek, Karin Ritter
Subjetividade
Jogo
Matemática
High abilities
Power-language games
School practices
Subjectivity
Conducts
title_short Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
title_full Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
title_fullStr Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
title_full_unstemmed Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
title_sort Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
author Jelinek, Karin Ritter
author_facet Jelinek, Karin Ritter
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jelinek, Karin Ritter
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Jogo
Matemática
topic Subjetividade
Jogo
Matemática
High abilities
Power-language games
School practices
Subjectivity
Conducts
dc.subject.eng.fl_str_mv High abilities
Power-language games
School practices
Subjectivity
Conducts
description O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210408
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0345
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000934821
identifier_str_mv 2238-0345
000934821
url http://hdl.handle.net/10183/210408
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RIPEM: The International Journal for Research in Mathematics Education. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 2, (2014), 139-154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/2/000934821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/1/000934821.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f23b1f4bf28f63e62fe0bcdcdce6b306
797383cf938e268171d029980dcad98a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447713834074112