Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210408 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios. |
id |
UFRGS-2_c54ad41fd6b178d83122422210241018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210408 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jelinek, Karin RitterLópez Bello, Samuel Edmundo2020-06-19T03:36:24Z20142238-0345http://hdl.handle.net/10183/210408000934821O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios.This paper presents part of a post-structuralist research that aimed to analyze language games in forms of life of children regarded as high ability learners, thus evidencing the games that have been valued in school processes of selection and education enhancement. The work here presented was developed with the use of ethnographyinspired techniques involving three students from the Municipal Education Network of Porto Alegre (Brazil), their regular teachers and their SIR/AH teacher. Through the approximation between Wittgenstein’s notion of language games and Foucault’s notion of games of truth, it was possible to notice that in the core of these games there are rules of legitimation of discourses forged in power relations established among subjects in historical and social settings. With the approximation of these ideas, the expression power-language game was coined to support the discussions proposed in this study. It was concluded that high ability subjects are an effect of a discursive practice, since the ways of being and acting give them existence. It was also possible to notice that the identification and selection of these subjects occur mainly through comparative and classificatory processes.application/pdfengRIPEM: The International Journal for Research in Mathematics Education. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 2, (2014), 139-154SubjetividadeJogoMatemáticaHigh abilitiesPower-language gamesSchool practicesSubjectivityConductsHighly able mathematics learners from a pragmatic perspective of languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000934821.pdf.txt000934821.pdf.txtExtracted Texttext/plain49695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/2/000934821.pdf.txtf23b1f4bf28f63e62fe0bcdcdce6b306MD52ORIGINAL000934821.pdfTexto completo (inglês)application/pdf327983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/1/000934821.pdf797383cf938e268171d029980dcad98aMD5110183/2104082021-09-18 04:37:20.468933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210408Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:37:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
title |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
spellingShingle |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language Jelinek, Karin Ritter Subjetividade Jogo Matemática High abilities Power-language games School practices Subjectivity Conducts |
title_short |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
title_full |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
title_fullStr |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
title_full_unstemmed |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
title_sort |
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language |
author |
Jelinek, Karin Ritter |
author_facet |
Jelinek, Karin Ritter López Bello, Samuel Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
López Bello, Samuel Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jelinek, Karin Ritter López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade Jogo Matemática |
topic |
Subjetividade Jogo Matemática High abilities Power-language games School practices Subjectivity Conducts |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High abilities Power-language games School practices Subjectivity Conducts |
description |
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho pós-estruturalista que teve por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento educativo. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido a partir de técnicas de inspiração etnográficas, envolvendo três alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Brasil), suas professoras do ensino regular, bem como, a professora da SIR/AH. Aproximando a noção de jogos de linguagem de Wittgenstein, da noção de jogos de verdade de Foucault, foi possível perceber que no âmago desses jogos encontram-se regras de legitimação de discursos forjados nas relações de poder mantidas entre os sujeitos no espaço histórico e social. No exercício de aproximação dessas ideias cunhou-se a expressão jogos de poder-linguagem, a qual passa a sustentar as discussões propostas neste estudo. Conclui-se que o sujeito das altas habilidades é efeito de uma prática discursiva, uma vez que são os modos de ser e de agir que lhe outorgam existência. Também foi possível perceber que a identificação e seleção desses sujeitos dão-se, acima de tudo, por processos comparativos e classificatórios. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T03:36:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210408 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-0345 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000934821 |
identifier_str_mv |
2238-0345 000934821 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RIPEM: The International Journal for Research in Mathematics Education. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 2, (2014), 139-154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/2/000934821.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210408/1/000934821.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f23b1f4bf28f63e62fe0bcdcdce6b306 797383cf938e268171d029980dcad98a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447713834074112 |