Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Maria Margarete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102706
Resumo: Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente.
id UFRGS-2_c552805e55219054fee1729abe7c15a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102706
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canabarro, Maria MargareteBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-10T02:11:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102706000917738Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente.application/pdfporRedes sociaisSala de aulaProfessorOs professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917738.pdf000917738.pdfTexto completoapplication/pdf474632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/1/000917738.pdfa4eef3ae3e102473b0f0ae1e1b41bfc6MD51TEXT000917738.pdf.txt000917738.pdf.txtExtracted Texttext/plain51203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/2/000917738.pdf.txt17bd81bd9dc237e6da1e562c25a1b239MD52THUMBNAIL000917738.pdf.jpg000917738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/3/000917738.pdf.jpgd8f81b243b0eb2beba81d967309f3b93MD5310183/1027062018-10-23 09:13:53.509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102706Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
title Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
spellingShingle Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
Canabarro, Maria Margarete
Redes sociais
Sala de aula
Professor
title_short Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
title_full Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
title_fullStr Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
title_full_unstemmed Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
title_sort Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
author Canabarro, Maria Margarete
author_facet Canabarro, Maria Margarete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Maria Margarete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
contributor_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Sala de aula
Professor
topic Redes sociais
Sala de aula
Professor
description Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917738
url http://hdl.handle.net/10183/102706
identifier_str_mv 000917738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/1/000917738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/2/000917738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/3/000917738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4eef3ae3e102473b0f0ae1e1b41bfc6
17bd81bd9dc237e6da1e562c25a1b239
d8f81b243b0eb2beba81d967309f3b93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471239983104