Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102706 |
Resumo: | Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente. |
id |
UFRGS-2_c552805e55219054fee1729abe7c15a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102706 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canabarro, Maria MargareteBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-10T02:11:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102706000917738Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente.application/pdfporRedes sociaisSala de aulaProfessorOs professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917738.pdf000917738.pdfTexto completoapplication/pdf474632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/1/000917738.pdfa4eef3ae3e102473b0f0ae1e1b41bfc6MD51TEXT000917738.pdf.txt000917738.pdf.txtExtracted Texttext/plain51203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/2/000917738.pdf.txt17bd81bd9dc237e6da1e562c25a1b239MD52THUMBNAIL000917738.pdf.jpg000917738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/3/000917738.pdf.jpgd8f81b243b0eb2beba81d967309f3b93MD5310183/1027062018-10-23 09:13:53.509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102706Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
title |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
spellingShingle |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? Canabarro, Maria Margarete Redes sociais Sala de aula Professor |
title_short |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
title_full |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
title_fullStr |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
title_full_unstemmed |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
title_sort |
Os professores e as redes sociais: é possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? |
author |
Canabarro, Maria Margarete |
author_facet |
Canabarro, Maria Margarete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canabarro, Maria Margarete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
contributor_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Sala de aula Professor |
topic |
Redes sociais Sala de aula Professor |
description |
Com a popularização da internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem se democratizou rompendo barreiras geográficas e sociais, a velocidade em que as informações são atualizadas nos dias de hoje possibilita uma interação maior entre pessoas que antigamente sequer manteriam contato. A escola como principal espaço de ensino e aprendizagem vem sendo influenciada por todas essas transformações, professores e alunos estão buscando e encontrando formas alternativas de incorporar essas tecnologias que já fazem parte do cotidiano da vida pessoal nos espaços escolares. As redes sociais na internet constituem espaços de aprendizagem onde laços são construídos entre pessoas que possuem interesses em comum. Tendo como ponto de partida esses questionamentos, o presente estudo busca analisar o comportamento de um grupo de professores na rede social Facebook e também a possibilidade de utilizar-se dela para partilhar projetos pedagógicos. Para responder a estas dúvidas um questionário contendo questões abertas e fechadas foi enviado a um grupo de 300 professores via Facebook, sendo que 113 destes responderam. A partir das respostas recebidas pode-se afirmar que existem projetos pedagógicos sendo compartilhados através do Facebook, contudo esta interação entre professores e alunos está acontecendo lentamente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917738 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102706 |
identifier_str_mv |
000917738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/1/000917738.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/2/000917738.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102706/3/000917738.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4eef3ae3e102473b0f0ae1e1b41bfc6 17bd81bd9dc237e6da1e562c25a1b239 d8f81b243b0eb2beba81d967309f3b93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471239983104 |